TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Orgaanizacional

Exames: ATPS Comportamento Orgaanizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

Como os funcionários se agrupam em grupo dentro da empresa?

Um grupo é formado por um ou mais indivíduos que se integram e reúnem para chegarem a um objetivo, pois se reunindo em grupo fica mais fácil de chegar a um acordo. Podem ser formados através da estrutura da empresa ou através de alianças não estruturadas. As Principais razões pelas quais as pessoas se reúnem em grupos: Segurança, status, autoestima, associação, poder e alcance de metas.

Como são os agrupamentos formais (aqueles formados pelo próprio trabalho) e os informais (aqueles que se formam pela afinidade entre as pessoas)?

Grupos formais são aqueles definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Um exemplo de grupo formal: a reunião na diretoria de uma empresa.

Grupos informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. Estes grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta a necessidade de contato social. Exemplo: três funcionários de departamentos diferentes almoçando juntos.

Quais são os conflitos mais comuns? Mencionar os nomes de cada funcionário em cada grupo.

Os conflitos mais comuns é que Alba culpa João pela queda de faturamento do Pet. E João culpa Alba pela falta de comprometimento, e por não ajudar na administração. Rui o gerente culpa os donos pela falta de motivação. Já os funcionários no banho e tosa usam muitos produtos além do devido sem que rui fique sabendo. As vendedoras se atrasam e apresentam muitos atestados.

Tabela de Grupos Formais

Grupos Formais Componentes Conflitos detectados Resultado EDE

Administração João e Rui Queda de faturamento da empresa, devido à falta de comprometimento, e falta de controle do gerente.

Grau de confiança reciproca: 6 Comunicações: 5 Grau de apoio reciproco: 2 Objetivos da equipe: 3 Tratamento dos conflitos dentro da equipe: 2 Utilização das habilidades dos membros: 5 Método de controle: 7 Ambiente organizacional: 4

Banho e Tosa Alba, Éder, Anita e Léa. Rui (gerente) reclama de perder a gerencia devido o fato dos funcionários utilizam os produtos sem nenhum aviso ou registro.

Grau de confiança reciproca: 6 Comunicações: Grau de apoio reciproco: 3 Objetivos da equipe: 1 Tratamento dos conflitos dentro da equipe: 1 Utilização das habilidades dos membros: 6 Método de controle: 7 Ambiente organizacional: 4

Venda Leila e Elaine Apresenta muitos atestados médicos, e frequentemente chegam atrasadas.

Grau de confiança reciproca: 6 Comunicações: 5 Grau de apoio reciproco: 2 Objetivos da equipe: 3 Tratamento dos conflitos dentro da equipe: 2 Utilização das habilidades dos membros: 5 Método de controle: 7 Ambiente organizacional: 4

Relatório Final

Os grupos presentes dentro do Pet Glamour não são eficazes, pois apesar de serem grupos não se comportam como tal, ou seja, são apenas grupos formais, isso porque estão definidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com