TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Exames: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 3

Trabalho em equipe é fundamental, principalmente nos dias atuais onde a quantidade de informações e a necessidade constante de especialização em determinados assuntos se faz cada vez maior.

Visto por esse ponto, trabalho em equipe é como um grande “quebra-cabeça” onde cada membro da equipe é uma peça diferente e o lider é aquele que monta esse quebra-cabeça, de acordo com a necessidade de cada peça num determinado local.

É fundamental que esse lider tenha certas habilidades pessoais como capacidade de influncia, carisma, etc, bem como capacidade de analise do perfil e habilidades de cada um dos membros de sua equipe. Nesse contexto saber identificar quem pode fazer, por exemplo, o estudo de um trabalho, a execução, a tabulação, a finalização das informações não é um trabalho facil e, se o lider dessa equipe não conseguir motiva-los e direcionar o caminho, mesmo tendo os melhores colaboradores ele poderá acabar como a figura em analise, onde todos os trabalhadores fizeram seu trabalho, porém com falha no direcionamento.

Conclusão

Liderança é um assunto complexo, que pode render livros a respeito do assunto, inclusive se falarmos no que leva o fracasso na liderança.

Uma das habilidades do lider é a “capacidade de identificar o perfil e habilidades” e a falta dessa pode levar sozinho à um grande problema, como a dar a liderança de um determinado setor ou trabalho a alguem que ainda não está preparado para exerce-la. Um lider que não sabe identificar essa habilidade pode cometer erros graves ao solicitar para alguem de sua equipe que faça um trabalho X sendo que outro poderia faze-lo melhor e mais rápido, e esse funcionário que foi solicitado poderia ajudar de uma outra maneira mais efetiva de outra maneira.

Outro motivo que frequentemente gera conflitos em assuntos de liderança é a capacidade do lider em saber administrar o emocional de seus funcionários. Visto que nossos sentimentos são a “nossa interpretação da realidade e não a realidade em si”, cabe ao lider muitas vezes ter um olhar mais abrangente (visão Macro) e mostrar ao seu funcionário os outros lado da situação, ajudando-o a aliviar o stress, dando alternativas, dando suporte.

Ainda poderiamos citar muitos outros exemplos, mas acredito que todos esses exemplos podem se resumir no fato de que se o lider sabe onde deve ir, o que tem para chegar até la, o que pode conseguir nesse caminho, e as habilidades que tem nas mãos (suas e de seus colaboradores) bem como utiliza-las adequadamente, esse lider com certeza tem ou terá uma quipe de alta performance.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com