TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  3.051 Palavras (13 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Comportamento Organizacional

Profª. EaD Yaeko Ozaki

Tutora a distância Profª. Esp. Michele Braz Simões

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

SANTO ANDRÉ / SP

21/04/2013

INTRODUÇÃO

A sociedade humana é formada de organizações com a finalidade de atender as necessidades das pessoas e a organização é um conjunto de pessoas que unem esforços para alcançar um objetivo comum.

As organizações, em sua evolução, vêm desenvolvendo formas de adaptar-se às exigências para sua sobrevivência no mundo moderno, tornando-se cada vez mais evidente a importância do Comportamento Organizacional e sua compreensão para definir sua real importância.

O presente relatório trata dos conceitos de diferentes autores, com a preocupação de expor de forma objetiva e de fácil assimilação sobre a importância do Comportamento Organizacional no mundo atual.

As pesquisas foram feitas obedecendo aos critérios de autores com projetos aplicados a diferentes áreas de atuação, evitando termos de difícil compreensão ou comparações de modelos desatualizados de administração.

O comportamento organizacional é tema corrente nas empresas, passando a ser o principal foco de investimento para a obtenção de eficiência, eficácia e efetividade da atualidade.

Nunca se ouviu tanto sobre um estudo dentro de empresas e em meios relacionados aos incrementos à produtividade, tornando-se tema obrigatório em discussões sobre a produção e a globalização de serviços.

Esse trabalho tem a finalidade de apresentar o conceito de Comportamento Organizacional, enfatizando as dimensões que interferem nas relações dentro das organizações. Assim, você compreenderá e ampliará seu conhecimento sobre as dimensões de Comportamento Organizacional sob o ponto de vista de diversos autores.

CAPÍTULO 1

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O Comportamento Organizacional é uma área dentro de Administração que trata da avaliação sobre o impacto que os indivíduos possuem e sua importância para uma empresa e essa avaliação, segundo Caravantes (Geraldo), Caravantes (Cláudia) e Kloeckner, é obtida através do estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional, do efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores, do efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos e do efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade, sendo a definição mais completa e esclarecedora a obtida através de modificações do conceito apresentado por Derek Pugh, conhecido autor inglês, o qual define Comportamento Organizacional como: “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.

A definição de Pugh compreende tanto o campo macro organizacional quanto o micro organizacional, sendo que grande parte dos autores procuram interpretá-la com um sentido mais abrangente e, entre eles, Sorge e Warner definem dando importância ao método científico e às ciências comportamentais dependentes de um corpo interdisciplinar para explicar como as organizações formais, o comportamento das pessoas dentro das organizações e os pontos mais evidentes do contexto e ambiente são formados e a razão de pela qual, como e porque tudo isso acontece, servindo-se de pesquisas e a interdisciplinaridade, já que o Comportamento Organizacional não deve ser interpretado como uma disciplina, mas sim uma área de conhecimento onde múltiplas disciplinas das Ciências Comportamentais contribuem.

Em uma definição resumida, podemos dizer que o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como isso afeta o desempenho das empresas na obtenção de eficiência, eficácia e efetividade. Para melhor compreensão, definimos abaixo os três “Es”:

Eficiência: é produzir mais com menor custo, diminuindo-se os tempos nas operações, com maior produtividade.

Eficácia: é como os objetivos pretendidos são obtidos, com a busca sistemática de resultados, cumprindo prazos e satisfazendo ao cliente.

Efetividade: é obedecer à ética e á responsabilidade pública durante todo o processo na obtenção dos resultados.

PROPÓSITO E CARACTERÍSTICAS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

As organizações são influenciadas durante sua operação e as principais variáveis do comportamento organizacional são: estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente do trabalho, planejamento e habilidades interpessoais.

Enquanto a organização espera obter melhoria nos resultados referentes à eficiência, eficácia e efetividade, do indivíduo espera-se um maior grau de atualização e de felicidade.

Dentro das contribuições interdisciplinares do Comportamento Organizacional, os principais tópicos são:

Psicologia: Apresenta nível individual de análise voltado à percepção/concepção e comportamento individual, motivação, Stress e seu controle e aprendizagem;

Sociologia: Apresenta nível grupal de análise voltado à formação do grupo e operação do grupo ou da equipe;

Antropologia: Possui nível cultural de análise;

Ciência Política: Possui nível organizacional de análise voltado à liderança, conflito, poder e política e processo decisório.

O Comportamento Organizacional baseia-se no método científico, que prevê observação, predição e mensuração, que nos auxilia a explicar e, até certo ponto, predizer o comportamento das pessoas na organização, permitindo previsibilidade e a habilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com