TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Anhaguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Comportamento Organizacional

Tutor à distância: Ma. Yaeko Ozaki

Tutor Presencial: Adriano Borges

Acadêmicos

Campo Grande- MS - 00/00/2013

INTRODUÇÃO.....(RELER AS ETAPAS ANTERIORES E AS INFORMAÇÕES SOBRE CO.EFICIENCIA.EFICACIA E ESTRUTURAR A INTRODUCAO DO RELATORIO +...fazer um relatório introdutório com os assuntos da ATPS)

CAPITULO 01

O Comportamento Organizacional refere-se aos atos e as atitudes nas organizações. O campo do comportamento organizacional estuda esses atos e atitudes e compreende uma série de teorias e modelos independentes. Para estudar o comportamento organizacional os administradores reúnem dados mediante observação direta, questionários, entrevistas e documentos escritos e realizam experiências de laboratório, estudo de campo ou simulações com a finalidade de avaliar a relação entre diversos fenômenos.

Segundo Chiavenato, o comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Há também uma influencia das pessoas e grupos sobre as organizações ou vice-versa, com uma influencia das organizações sobre as pessoas e os grupos. Já segundo Robbins o "comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estruturas têm sobre o comportamento dentro das organizações. O proposito é de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento e da eficácia de uma organização" (1999:6).

Ambos afirmam que os comportamentos dos indivíduos influenciam no aprimoramento das organizações, tanto individual como em grupo, e que esses comportamentos afetam o desempenho das empresas, gerando um impacto na vida e na qualidade de vida dos indivíduos.

Quadro Comparativo

Sistema Fechado Sistema Aberto

O pensamento mecanicista tratou as organizações como máquinas, ignorando a existência do homem, através da decomposição analítica do trabalho, reduzindo a liberdade de ação dos trabalhadores em favor do controle exercido por suas máquinas e supervisores.

A organização, sob essa ótica, era vista como um sistema fechado e que não interagia com o seu ambiente.

Chiavenato (1987), assim conceitua sistemas fechados: Sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circundam, pois são herméticos a qualquer influencia ambiental. Sendo assim, os sistemas fechados não recebem nenhuma influencia do ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com