TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Comportamento Organizacional

Ensaios: ATPS - Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA –UNIDERP

Centro de Educação a Distancia (CEAD)

Polo/ Valparaíso – GO

Anderson André Nascimento de Moraes – RA: 6944451722

Camila Cristina Ricardo de Melo – RA: 6746344406

Juliane Karine – RA: 6790439016

Maiara Pereira da Mota – RA : 6790446560

Susana Thais de Oliveira Ferreira – RA: 6944444812

Comportamento Organizacional

Tutor a distancia: Yaeko Osaki

Professora distancia: Alessandra Ferreira

25 de abril de 2013, Valparaíso- GO

INTRODUÇÃO

Comportamento Organizacional é a área que investiga o comportamento do ser humano em sua organização.

CAPÍTULO 01

Tem com objetivo obter eficácia no negócio fim, através dos estudos sobre o comportamento das pessoas. Os estudos são baseados a partir de experiências no meio organizacional, e que serão utilizados em análises estruturais e tomada de decisão conforme estratégia da empresa.

Cada vez mais as empresas utilizam estes estudos na contratação do funcionário, pois o mesmo auxilia a desenvolver um perfil desejado para determinada atividade.

Ter a pessoa certa e no lugar certo é um dos requisitos essenciais para a sobrevivência das organizações, e que tem se tornado seu principal objetivo na gestão de pessoas. Por outro lado as pessoas também necessitam atingir seus objetibos próprios e estarem realizadas naquilo que fazem.

A adversidade nas organizações e as características individuais são grandes ofensores que podem influenciar negativamente no alcance dos objetivos de uma empresa, por isso esta área que estuda o Comportamento Organizacional é de suma importância na adminstração.

Comparativo de sistemas abertos x sistemas fechados

CO na visão de Geraldo Caravantes: CO na visão de Stephen P. Robbins

É uma área que estuda o comportamento de funcionários dentro de uma empresa, afim de detectar suas ações no ambiente de trabalho.

O autor mostra também que devemos compreender melhor essa definição, quando a Organização formal, ainda que importante, é apenas uma de suas preocupações, incluindo a forma de estudar seus indivíduos, grupos e o ambiente de trabalho. E que a partir de uma visão sistêmica, procura estudar as inter-relações e interdependências. E se quisermos entender de Comportamento Organizacional, necessitamos estudar com mais atenção as chamadas Ciências Comportamentais, como psicologia, sociologia, antropologia e ciência política. É quando a unidade social conscientemente coordenada, comporta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum.

Dentro do Comportamento Organizacional, Stephen P. Robbins fala de todos os participantes de uma empresa de suas funções e objetivos.

Executivos: tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir determinado objetivo.

Funções dos executivos: Planejamento, Organização, Liderança, Controle.

CAPÍTULO 02

Pesquisa sobre o conceito de inovação aplicada para 20 pessoas.

Resumo da pesquisa

Quadro 01 Quadro 02

Os números do quadro 01 mostram que 40% dos entrevistados conhecem sobre o conceito de inovação, ou seja, saberiam que uma possível melhoria num processo ou uma nova ferramenta tecnologica podeira influenciar positivamente na organização, elevando sua performance e produtividade no negócio.

Já no quadro 02 mostra que a maior parte 63% dos que conhecem o conceito estão na faixa etária de 21 a 30 anos (geração Y).

Através desta pesquisa foi possível comprovar a realidade do Brasil em que as pessoas não são estimuladas a serem inovadoras, o maior motivo deste “desinteresse” deve-se a baixa qualidade nos ensinos (base escolar), onde não desenvolvem as pessoas a serem inovadoras ou estarem a procura de novas soluções técnologicas para seu ambiente, seja pessoal ou profissional.

CAPÍTULO 03 (Individual)

CAPÍTULO 04

Comunicação e percepção

Quando uma arvore frondosa tomba na floresta e não há ninguém próximo para ouvir o estrondo, existe algum som?”(Comunicação e Comportamento Organizacional PLT). Não existe som na administração toda comunicação deve ser feita por meios que da qual possam ser ouvido e percebido, ou seja, se não houver um receptor o emissor poderá falar e murmurar, e se não houver alguém que o perceba então não haverá a comunicação. Peter F. Drucker propôs o que ele chamou de os quatro fundamentos da comunicação gerencial:

• Fundamento n° 1: comunicação e percepção

• Fundamento n° 2: comunicação e expectativa

• Fundamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com