TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Artigo: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2014  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Sempre que há um trabalho a ser realizado, um planejamento é necessário. Redução de tempo de execução, otimização dos recursos, captação de idéias, enfim, a eficiência e eficácia do trabalho dependem dos que estão envolvidos no processo, com seus papéis definidos, comunicação clara, motivação e habilidades.

1. Diferença entre equipe de trabalho e grupo

Em um grupo, os componentes podem ter o mesmo objetivo ou não. Um não conhece o pensamento do outro, porque eles não se comunicam sobre o objetivo, é um mero agregado de pessoas unidas pela circunstância, sendo cada um por si e ninguém toma a iniciativa de ajudar o outro.

Na equipe ou grupo psicológico, o trabalho é cooperativo, onde há uma união entre todos os membros e todos sabem que cada um é importante. Todos trabalham em busca de um mesmo objetivo, uns ajudando os outros, cada um com a sua função definida, juntos conseguem criar o que cada um individualmente não conseguiria.

2. Trabalho em equipe

Uma equipe existe quando pessoas com características diferentes trabalham em busca de um mesmo objetivo. Geralmente, deve haver um líder que tenha humildade, que seja companheiro, compreensivo, oriente e motive o grupo no caminho a ser seguido. Na equipe há a necessidade de união e respeito entre todos para conseguir o sucesso, com cooperação mútua, evitando ao máximo pensamentos de êxito individual, mas pensar que a vitória de um é a vitória de todos. Toda a equipe se esforça ao máximo para que cada componente cresça, procurando sempre manter a comunicação que permita atualização constante de todo o grupo, ou seja, o resultado geral é o resultado do esforço de cada um.

Um trabalho realizado em equipe, com boa liderança e comunicação eficiente, produz redução de tempo e custos, mantendo a qualidade, gera novos conhecimentos por associação de idéias de várias fontes, promove constante inovação, facilita monitoramento, coordenação e direção, além de maximizar a capacidade de lidar com volumes grande de informação.

3. Liderança e mudanças

A liderança é uma capacidade que pode ser desenvolvida pelas pessoas, sendo suscetível de ser institucionalizada como uma filosofia de trabalho. Nas diversas abordagens da liderança (comportamentos, contingências e contemporâneas), observa- ser que o líder precisa incorporar em seu comportamento qualidades que fazem com que ele seja legitimado pelas pessoas como o guia da busca dos bons resultados.

A falta de uma liderança focada nas necessidades das pessoas é um dos erros, freqüentemente, cometidos, pois a base das relações interpessoais encontra-se na capacidade de atingir os objetivos traçados, preservando os interesses dos outros.

Outro erro freqüente no âmbito da liderança é o mau planejamento da mudança, isso demonstra um líder sem capacidade de influenciar as pessoas, sem habilidade nas negociações e sem capacidade de antecipar possíveis ameaças.

Também é comum o erro de perceber a mudança como uma situação inoportuna e reagir na base da conduta racional, desconhecendo as vantagens de retratar a realidade em múltiplas alternativas de soluções.

Um dos motivos do fracasso nas mudanças refere-se à falta de capacidade do líder em antecipar situações ameaçadoras, pois um erro, freqüentemente, cometido é a não exploração da situação atual da organização, não questionando, por exemplo, sobre o que aconteceria no caso de se aplicar uma determinada política ou de deixar de fazer ou não inovar uma prática empresarial mantida ao longo dos anos.

Freqüentemente, observamos em organizações nas quais a falta de conhecimento do processo de liderança e a incipiente comunicação são pontos fracos, a minimização das possibilidades de sucesso na implementação da mudança. Uma idéia com ação e uma boa orientação faz toda a diferença entre o êxito na implementação de mudanças ou o fracasso da busca da eficiência organizacional.

4. Analise da equipe de trabalho

Nossa equipe é composta por quatro mulheres e por seis homens, onde o destaque é o trabalho em equipe, muito bem separado e organizado, pois cada membro tem sua tarefa. É muito motivado, procurando sempre fazer o melhor e, assim, conseguir terminar o curso de graduação em administração.

Percebemos a importância crucial deste trabalho para favorecer a aprendizagem, prover competência e para fazer a aplicação da teoria de conceitos para a solução de problemas relativos ao que se encontra em empresas que poderemos futuramente trabalhar. Assim há aproveitamento desta oportunidade para estudar e aprender com os desafios da vida profissional.

5. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com