TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: ATPS - Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  2.227 Palavras (9 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O mundo atual está em diversas e rápidas transformações econômicas, culturais e tecnológicas que exigem novos meios de transmissão e recuperação das informações, Essas transformações fazem com que a vida não seja um caminho linear em que as pessoas percorram livres e desimpedidas.

Para acompanhar este ritmo e não perder espaço de atuação todas as áreas do conhecimento tiveram que se adaptarem as mudanças. Com a utilização de novas tecnologias.

De acordo com a visão sistêmica é possível identificar as ligações de fatos particulares do sistema como um todo através de explicações exigidas pela ciência.

Sendo assim, decidiu-se pela pesquisa identificar as dificuldades em decorrência do comportamento organizacional, que está relacionado à motivação, liderança, administração de conflitos, comunicação, percepção, equipes, planejamento e estresse em ambiente de trabalho.

No geral Comportamento Organizacional estimula seus colaboradores a buscar inovação, melhoria na interação com os colegas de trabalho e mudança para o planejamento em ambientes profissionais. Para tanto, este trabalho ajudará o leitor a desenvolver sua função com qualidade, gerando assim, maiores possibilidades de ocorrerem promoções no cargo, relacionamentos interpessoais entre outros.

E gera melhoria na vida pessoal e profissional do individuo, tornando menos tenso e muito prazeiroso.

Capitulo 1

Comportamento Organizacional

Atualmente partes das empresas utilizam o comportamento organizacional para melhor estruturar suas equipes, buscam aperfeiçoamento, produtividade, bem como ter uma visão da empresa por processo, com isso muitos se destacam, pois nessas empresas o nível de especialização é bastante elevado. Nos dias atuais tem se destacado quem não tem problemas com flexibilidade de horários, de adequação profissional e se ajustar a estrutura atual da empresa.

No mundo competitivo e globalizado ganha quem adotar uma postura mais presente e “adequada” a nova realidade, ou seja, quem possuir um algo mais para oferecer.

Com o comportamento organizacional, as empresas buscam:

Produtividade;

Melhor Qualidade da sua Produção;

Adequação as Constantes Mudanças;

Satisfação no Trabalho (Funcionários);

Organização;

Comunicação Eficiente;

Com isso acabam oferecendo:

Treinamentos;

Oportunidades;

Avaliação de Desempenho;

Evitar Conflitos;

Superar a Pressão Social;

Definições de Comportamento Organizacional

“Comportamento Organizacional” – “Criando Vantagem Competitiva”

Wagner III & Hollenbeck

Define Comportamento Organizacional como um campo de estudos, com condições de modificar o comportamento humano no contexto das empresas e trata algumas considerações importantes:

Conversas com colegas de trabalho;

Utilizar Equipamentos;

Preparar um Relatório;

Comportamento das pessoas tanto como indivíduos como membros maiores da sociedade;

Organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa;

Processos grupais ou organizacionais;

Comportamento Micro organizacional

Comportamento Meso organizacional

Comportamento Macro organizacional

Tratando a importância em lidar com o ambiente circundante.

Tratar de forma diversificada questões como a mão-de-obra, trabalhos em equipes, reengenharia de qualidade e globalização dos negócios, considerados muito importantes.

“Comportamento Organizacional e Comunicação”

Geraldo R. Caravantes

Claudia Born. Caravantes

Monica C. Kloeckner

Derek Pugh – O estudo estrutura do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas.

Peter Drucker – O comportamento organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; O efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; O efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; E o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que se tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.

As Organizações são ficções legais e, portanto, são os indivíduos que atuam em tais organizações que efetivamente fazem com que elas sejam eficientes, eficazes e efetivas.

Quadro comparativo entre Sistemas Abertos e Fechados

Sistema Fechado é caracterizado pela pouca ou nenhuma abertura nos processos das mesmas, possuem entradas e saidas bem conhecidas e com uma relação entre si de causa e efeito. Sempre há as mesmas saidas/soluções para as entradas/causas, muito conhecido como sistema mecanico. Exemplos classicos são motores, maquinas e quase toda a tecnologia inventada pelo homem. Já sistemas abertos tem uma grande variedade de entradas e saidas em relação ao ambiente externo, muitas vezes os efeitos são indeterminados, por essa razão é conhecido como sistema organico. Como exemplos sito são as organizações em geral e as empresas em particular, todos os sistemas vivos e principalmente o homem.

Capítulo 2

Pesquisa sobre o conceito de Inovação

Em sua opinião o que é inovação?

Na opinião geral conceito inovação é muito variado, dependendo de cada um na sua aplicação, a inovação é considerada renovação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com