TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  1.881 Palavras (8 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Comportamento Organizacional

Comportamento organizacional

Professor Ead: Prof. Ma. Yaeko Ozaki

Tutor a distância: Profª. Jaqueline Laurino Joris

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Recife, 17 de abril de 2013

Introdução

O presente trabalho trata de maneira breve algumas definições relativas aos temas e propostos pela disciplina Comportamento Organizacional, e está dividido, em quatro capítulos, assim distribuídos:

• Capitulo 1: aborda a temática do Comportamento 0rganizacional, enfatizando qual o seu conceito, para embasar essa discussão foram escolhidos dois autores e apresentadas as duas definições de Comportamento Organizacional, este assunto é de fundamental importância para a organização, pois irá auxiliar a empresa a ter maior conhecimento sobre o seu capital humano, conhecendo melhor quais as necessidades tanto pessoais quanto profissionais de seus colaboradores, a empresa poderá buscar um meio para resolver questões que estejam afetando o seu desempenho e que sejam relacionadas a essas questões em particular.

• Capitulo 2: apresenta um quadro sobre sistemas fechados e abertos, e quais as diferenças entre eles.

• Capitulo 3: trata sobre a questão da liderança e dos planos de mudança dentro da organização e o porquê da falta de sucesso na implementação desses planos.

• Capitulo 4: apresenta uma pesquisa sobre o conceito de inovação.

Capítulo 1: comportamento organizacional: conceitos

Segundo Robbins (2000) Uma organização é composta por três elementos que a caracterizam, e quem vem a ser: 1 - propósito distintos (metas ou conjuntos de metas); 2- estrutura sistemática (definição de papeis formais e limites do comportamento de seus membros) e 3 - pessoas. Tendo pessoas como um de seus elementos formadores é fundamental para a organização ter conhecimento sobre o comportamento organizacional, haja vista a importância do assunto dentro da organização. Mas qual a definição para o que vem a ser Comportamento Organizacional?

Chiavenato (2004) e Robbins (2000) compartilham da mesma opinião, ao afirmarem que o comportamento organizacional é o estudo de como as pessoas se comportam dentro das organizações. Ainda de acordo com estes autores, o comportamento organizacional é uma ciência interdisciplinar, isto porque busca e recebe influências de várias areas do conhecimento, como por exemplo, à psicologia, à sociologia, à antropologia e outras ciências sócias utilizando suas descobertas para a explicação e previsão de fatores de desempenho e comportamento dos colaboradores nas organizações.

Para Quadros e Trevisan (20--?) o comportamento organizacional está associado ao :

Comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho e de modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

Assim, temos que a relação estabelecida entre a organização e seus colaboradores e destes com a organização, ou seja, como a empresa irá tratar o seu colaborador e como esse colaborador irá retribuir o tratamento recebido da empresa, bem como também este irá tratar a sua organização, desempenhando as suas funções ou atividades, e ainda o relacionamento dos colaboradores uns com os outros, será o cerne da questão do comportamento organizacional, sendo que todo esse contexto implica em impactos dentro do ambiente da organização.

Capitulo 2: Comportamento organizacional: sistemas fechados x sistemas abertos

De acordo com a Teoria Geral de Sistemas, os sistemas são definidos em relação a sua natureza como fechados ou abertos. Por sistema fechado entende-se aquele que não apresenta ou possui relação de troca com o meio ambiente que o circunda, não existindo a intercambio entre o sistema e o meio. O sistema aberto mostra-se o inverso do sistema fechado, pois entre ele e o meio ambiente externo existe intercambio, através de entradas e saídas, que podem se apresentar como, por exemplo, através de energia, matéria, informações e outros, sendo continuas essas trocas.

Do ponto de vista do comportamento organizacional podemos considerá-lo como sendo um sistema fechado, quando não existe um relacionamento de troca o meio a sua volta, não demonstrando interesse ou preocupação com o que acontece em seu entorno.

O comportamento como sistema aberto quando realiza trocas com o meio ambiente a sua volta, ou seja, ele influencia e é influenciado, ele oferece e recebe subsídios de seu meio ambiente externo.

No cenário atual as organizações precisam ter consciência de que, para sobreviver às constantes mudanças, faz-se necessário que elas estejam dispostas a manter uma postura de intercambio com o meio ambiente que a circunda, influenciando e sendo influenciada positivamente nessa relação de troca. E isso também se dá no ambiente interno da organização, pois quanto maior for a disponibilização de troca entre os colaboradores e a empresa e o meio ambiente externo, maior será também o retorno para a empresa.

Capitulo 3: por que fracassam os planos de mudança?

O cenário em que as organizações estão inseridas exige que as empresas estejam sempre atentas e alertas para as mudanças que acontecem a cada dia e cada vez em velocidade maior. Havendo mudanças externas, haverá quase que simultaneamente mudança no contexto interno das organizações. A adaptação em relação a essas mudanças é fator primordial para a sobrevivência da organização no mercado.

As mudanças que acontecem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com