TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Ensaios: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

1. CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1.1 Nossa definição de comportamento organizacional

Definimos o comportamento organizacional como sendo a captação das ações de indivíduos, grupos e estrutura da organização, para estudo do impacto delas no ambiente. O conhecimento obtido com esse estudo é utilizado para promoção da eficácia organizacional, o que possibilita o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções para retenção de talentos, redução da rotatividade e absenteísmo, aumento da produtividade e desempenho humano.

1.2 A conceituação de CO na visão de Schermerhorn e Robbins

Definição de comportamento organizacional por SCHERMERHORN:

_ “é o estudo de indivíduos e grupos em organizações. É um corpo de conhecimento que se aplica a todos os tipos de ambiente de trabalho – pequenos e grandes, empresas lucrativas ou sem fins lucrativos”.

Definição de comportamento organizacional segundo ROBBINS:

_ “é o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional”.

Para estes autores, o aprendizado do comportamento organizacional auxilia na obtenção de maior compreensão do trabalho, de si mesmo e de outras pessoas. Também pode expandir o potencial de sucesso da sua carreira em diferentes cenários. Schermerhorn e Robbins relatam também que o estudo do comportamento organizacional é feito com base em três determinantes: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.

1.3 Sistemas abertos e fechados de CO

Até meados dos anos 50, a teoria administrativa clássica pouco considerava o ambiente externo das organizações. Não eram consideradas tanto questões de flexibilidade das organizações quanto as mudanças do ambiente extra-empresa. As organizações eram definidas com sistemas bastante fechados, sendo que a eficiência operacional era tida como o único meio para a empresa obter êxito e de se tornar eficaz.

Atualmente, porém, as mudanças do ambiente externo à empresa além de freqüentes, ocorrem rapidamente. Por isso elas têm um impacto de longo alcance nas organizações. Os acontecimentos do meio externo podem facilmente afetar a empresa e vice-versa, ao ponto que as organizações não podem mais ser consideradas como sistemas fechados, mas como sistemas abertos.

Um sistema fechado é aquele que não realiza intercâmbio com o seu meio externo, tendendo necessariamente para um progressivo caos interno, desintegração e morte. Nas teorias anteriores da Administração, a organização era considerada suficientemente independente para que seus problemas fossem analisados em torno de estrutura, tarefas e relações internas formais, sem referência alguma ao ambiente externo, pois as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com