TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  3.714 Palavras (15 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 15

Indaiatuba-SP

INTRODUÇÃO

Compreender o comportamento organizacional é um desafio diário. O ser humano é a essencial para o sucesso ou fracasso de uma organização.

Aprender a lidar com pessoas e suas características são um passo muito importante para o administrador ou gestor.

Uma empresa não se constrói apenas de números, produção, balanços e patrimônio, que são dados tangíveis, mais do que isso, uma organização se forma a partir dos líderes que a conduzem, e das pessoas que lá trabalham.

É essencial que as empresas incentivem os seus colaboradores a apresentar seus pontos de vista e a buscar sintonia com as estratégias das Organizações através do diálogo e da exposição de seus valores pessoais.

Aprender a entender os valores dos colaboradores dentro da organização e como se comunicar com eles para tomar decisões eficientes e eficazes será o nosso foco.

Cap. I

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento organizacional é um estudo sobre o sistema do comportamento humano. Cada indivíduo tem ações e atitudes diferentes em determinadas situações, E apesar de ser difícil monitorar o comportamento humano, com o estudo do CO conseguimos nos antecipar as reações.

Existem algumas finalidades no CO:

√ Produtividade: A organização é produtiva quando consegue atingir seu objetivo obtendo resultados usando a eficiência e eficácia dos indivíduos. Pra que isso aconteça precisamos descobrir o que influencia o grupo organizacional como um todo.

√ Absenteísmo: Significa o não comparecimento do funcionário ao trabalho. È difícil para uma organização atingir seus objetivos se o colaborador não comparece ao trabalho. Isso influencia negativamente nos resultados finais.

√ Rotatividade: É quando existe a permanente saída e entrada das pessoas na organização. Isso gera custo de recrutamento e atrapalha a produtividade, pois se perde tempo ao integrar o novo colaborador na sua função.

O CO estuda o indivíduo, o grupo e a estrutura, para saber o que as pessoas fazem na organização e como esse comportamento afeta o desempenho da organização. Essa compreensão é importante, pois foca nas melhorias para que o indivíduo tenha um ambiente de trabalho favorável e consiga desenvolver seu trabalho, proporcionando para a organização a produtividade para atingir metas e objetivos.

Existem algumas variáveis que se não bem organizadas atrapalham no CO.

√ Estrutura: Essa estrutura está na divisão de trabalhos; com processos e procedimentos, direcionando assim o colaborador a fazer realmente o que lhe é proposto.

√ Clima e cultura organizacional: Estabelecer regras e divisão de trabalho respeitando a cultura local.

√ Ambiente de trabalho: Ter um ambiente que seja estimulante, descontraído e alegre.

√ Planejamento: O planejamento é fundamental para que se conseguir produtividade do indivíduo sem sobrecarregá-lo.

√ Habilidades Interpessoais: Saber trabalhar em grupo ou com indivíduos é fundamental para resolver situações difíceis com flexibilidade e se adaptando diante de problemas da organização e colaborador.

Conseguimos identificar que o CO traz a melhoria da eficácia organizacional, porque revela fatores que contribuem para o desempenho eficaz e melhora o desempenho das pessoas dentro da organização.

Sistemas Abertos O sistema aberto “pode ser compreendido como um conjunto de partes em constante interação e interdependência, constituindo um todo sinérgico, orientado para determinados propósitos e em permanente relação de interdependência com o ambiente". (Chiavenato, 2000)

Sistemas Fechados ”Sistemas fechados: são os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circundam, pois são herméticos a qualquer influencia ambiental. Sendo assim, os sistemas fechados não recebem nenhuma influencia do ambiente e, por outro lado, também não influenciam o ambiente. A rigor, não existem sistemas fechados, na acepção do termo. Os autores tem dado o nome de sistemas fechados àqueles sistemas cujo comportamento é totalmente determinístico e programado e que operam com muito pequeno intercâmbio de matéria e energia com o meio ambiente. Também o termo é utilizado para os sistemas totalmente estruturados, onde os elementos e relações combinam-se de uma maneira peculiar e rígida produzindo uma saída invariável. São os chamados sistemas mecânicos como as máquinas”. (Chiavenato, 1987)

Fonte http://www.eps.ufsc.br/disserta98/bezerra/cap4.htm

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAdzgAL/teoria-sistemica

CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

De acordo com Eduardo Soto, devido ao fato de que as pessoas são diferentes, observa-se comportamento organizacional em uma perspectiva de contingência, utilizando variáveis situacionais para moderar as relações de causa e efeito. Operam no terreno global e devem enfrentar os desafios da competitividade global e a incidência destes nas mudanças da conduta do comportamento.

Assim pelo ponto de vista de Eduardo entendemos que o CO, nos ajuda a viver em grupo para alcançarmos um objetivo ou meta.

Segundo Chiavenato, o comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas. È uma ciência interdisciplinar. Por ser sistema cooperativo racional, a organização somente pode alcançar seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente seria impossível.

Na visão de Chiavenato, conseguimos compreender que o estudo do CO nos leva a unir os grupos para alcançarmos o objetivo ou meta.

Referência: Eduardo Soto em Comportamento Organizacional – O impacto das emoções.

Referencia: Idalberto Chiavenato- Administração Geral e Pública.

Cap. II

INOVAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com