TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  3.203 Palavras (13 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 13

Sumario:

1 – INTRODUÇÃO 02

2 – ETAPA 1 03

3 – TABELA DE COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS 04

4 – RELATÓRIO ETAPA 1 05

5 – TABELA DE MOTIVAÇÃO DOS GESTORES 06

6 – QUESTIONÁRIO TESTREESS 07

7 – RELATÓRIO ETAPA 2 08

8 – ETAPA 3 09

9 – RELATÓRIO ETAPA 3 10

10 – ETAPA 4 11

11- CONCLUSÃO 12

1 – INTRODUÇÃO

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar.

As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.

A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional.

De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

Os gerentes têm, nos estudos proporcionados pelo Comportamento Organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em v•rios segmentos da sociedade.

O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa.

Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, È preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as varáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.

Esta perspectiva permite considerar os estudos como o resultado da convergência de diversas escolas de pensamento, valendo-se sobretudo da Psicologia, Sociologia, Economia, Antropologia e Ciências Políticas. Tanto quanto as pessoas são complexas, as teorias que refletem o que elas estudam também são complexas em explicar suas ações.

Pode-se dizer, então, que Comportamento Organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações.

2. ETAPA 1

Éder Seles:

Traço de personalidade: (Agradabilidade). Implicação negativa: Arrogância. Não tem vergonha de expor a sua opinião e nem se importa com a reação dos outros. Dificulta o trabalho em equipe, que exige uma postura mais amigável. Por falar demais, torna- se pouco confiável. Gera mal estar com quem tem que conviver com seu jeito. Seus exageros e seu excesso de confiança dificultam o desenvolvimento do setor.

Elaine Verner e Leila Xavier:

Traço de personalidade: (Introversão). Implicação negativa: Falta de comprometimento. É individualista. Não é muito comunicativa. Não é muito confiável em virtude, atrasos, atestados.

Anita Túlio Jordão e Léa Júlio Jordão:

Traço de personalidade: (Estabilidade emocional). Implicação negativa: Desmotivação. São responsáveis pelo banho dos animais, em suas funções usam produtos e não registram o que se usou, e quando o gerente as questiona elas se prevalecem do contato direto com a dona e desrespeitam sua autoridade.

Iara Santos:

Traço de personalidade: (Agradabilidade). Implicação negativa: Extroversão. Responsável por recepcionar os clientes, fornecedores e funcionários do pet shop. Querendo ser prestativa o tempo todo acaba tomando responsabilidades que não fazem parte do seu trabalho tumultuando assim sua própria rotina.

3. Tabela de Comportamentos Individuais:

Nome Cargo Perfil Positivo Perfil Negativo

Alba Lourenzão Sócio Agradabilidade Extroversão

João Maria Lourenzão Sócio Consciência Sobrecarregado

Rui Leme Gerente Estabilidade Emocional Falta de Autoridade

Iara Santos Recepcionista Agradabilidade Extroversão

Elaine Vérner Vendedores Introversão Falta de Comprometimento

Leila Xavier Vendedores Introversão Falta de Comprometimento

Anita Tulio Jordão Banho Estabilidade Emocional Desmotivado

Leia Júlio Jordão Banho Estabilidade Emocional Desmotivado

Eder Seles Tosa Agradabilidade Arrogante

4. RELATÓRIO ETAPA 1

Aulas-temas: Personalidade e comportamento. Percepção/Concepção e comportamento individual.

Nesta primeira etapa da ATPS “personalidade e comportamento. Percepção/Concepção e Comportamento Individual”, conseguimos visualizar as dificuldades enfrentadas por cada pessoa que compõe a empresa Pet Shop Glamour. Ficou evidente as diferenças de personalidade e características de cada um e a dificuldade de relacionamento de toda a equipe, gerando assim muitos conflitos.

Podemos constatar que os conflitos ocorrem em todos os setores da empresa, desde os sócios da empresa, passando pela gerencia e chegando até os funcionários. Destacando o comportamento individual de cada um, traços de personalidade, dificuldades de percepção de cada personagem por meio analise e leitura do dossiê.

5. Tabela de Motivação dos Gestores:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com