TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  2.675 Palavras (11 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 11

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Atividades realizadas, sobre comportamento organizacional e inovação,conteúdo este de grande relevância dentro do curso de tecnologia em logística , e uma prática essencial dentro de uma organização.

PROFESSORA: MARIA CRISTIANE VINHOLI DE BRITO

BELO HORIZONTE

2012

INTRODUÇÃO

O presente trabalho acadêmico da disciplina de Comportamento Organizacional tem o objetivo de conceituar comportamento organizacional, comparar dois autores sobre o assunto e elaborar uma comparação entre sistema aberto e sistema fechado.

Em linhas gerais os autores têm uma linha de pensamento que pouco divergem de opinião.

DESENVOLVIMENTO

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento organizacional é o campo de varias disciplinas que estuda o comportamento das pessoas, bem como suas atitudes, motivações e aprendizagens nas organizações, etambém a estrutura e o comportamento das próprias organizações.

DEFINIÇÕES DE AUTORES A RESPEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Chiavenato (1999, p. 304), define que comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das Organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam.

Analisando Chiavenato, atribuímos comportamento organizacioala grupos de pessoas dentro das organizações e concluímos que o trabalho em equipe é de vital importância, pois significa compartilhar numa direção comum: o sucesso.

Na visão de Robbins (2002:6): “comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. ”Ainda segundo o autor, por ser um campo de estudos, torna–se importante analisar três determinantes: indivíduos, grupos e estrutura e aplicando-se os resultados desse estudo nas organizações, para que elas tenham resultados positivos e pessoas mais eficazes, ou seja, “o comportamento organizacional se preocupa com o estudo que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas”.

Contudo entendemos que a relação entre o indivíduo e sua organização, deve ser desenvolvida para o alcance de um melhor relacionamento organizacional.

Fontes:CHIAVENATO, I. Administração de Recursos Humanos: fundamentos básicos. São Paulo: Atlas, 1999.

STEPHEN P. ROBBINS – Comportamento organizacional. 9.ed.. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS

SISTEMAS ABERTOS SISTEMAS FECHADOS

São os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, por meio de

entradas e saídas.As organizações são por definição sistemas abertos, pois não podem ser adequadamente compreendidas de forma isolada, mas sim pelo inter-relacionamento entre diversas variáveis internas e externas, que afetam seu comportamento.Sofre influência do meio através de entradas e saídas;Troca energia e matéria prima com o meio;É influenciado por agentes externos do sistema;Sujeito a entropia, ou seja, corre o risco de desagregação;É capaz de crescer, mudar e se adaptar ao ambiente;

Exemplos: sociedade; ser humano; reino animal e vegetal; empresa

Não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora.

Ex: A matemática é um sistema fechado, pois não sofrerá nenhuma influência do meio

ambiente, sempre 1+1 será 2.

Não sofre influência das entradas nem saídas do meio em que se encontra;

No sistema fechado não há troca de energia ou matéria prima com esse meio;Está sujeito a homeostase, como no caso dos humanos, uma doença;Está sempre indiferente ao ambiente;Exemplos: mecanismo de um relógio; termostato; centrífuga de roupas; transformador; etc.

INOVAÇÃO

Inovação Organizacional

O acesso as informações está cada vez mais facilitado.As organizações precisam ser cada vez mais competitivas.Como diferenciar-se perante tal contexto?O diferencial está justamente no tratamento ao qual submetemos essas informações .Mudanças radicais estão revolucionando o papel do ser humano na sociedade moderna em resposta a necessidade de que todas contribuíram com sua inteligência,sua criatividade e sua responsabilidade,devemos considerar o todo sendo inovadores e tendo compreensão técnica e humana para a resolução criativa de problemas e a habilidade na coordenação global.

Boa parte dos tomadores de decisões acredita que uma correta análise das informações propiciará o surgimento de novas alternativas,mas na verdade a mente humana está num primeiro momento receptivo para captar aquilo que se encaixa em seus padrões já estabelecidos.O novo causa medo.Para termos novas idéias é essencial que tenhamos a mente aberta e disposta a romper com paradigmas pré-existente,e isso não ocorrerá aplicando as mesmas análises em informações diferentes.Todo e qualquer tomador de decisões deve instigar sua mente,provocar novas idéias e a partir daí verificar as informações relevantes ao seu desenvolvimento.Vale ressaltar que uma idéia bem desenvolvida é muito mais diferencial do que uma análise competente de várias informações.O tempo também é fator muito relevante.Uma nova idéia pode surgir em segundos,enquanto uma análise adequada pode ocupar várias horas.Vale

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com