TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Artigo: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Nesta ATPS vamos abordar o tema sobre Comportamento Organizacional, que se refere ao comportamento humano dentro de uma organização.

É através do conhecimento da personalidade de cada pessoa que se traça um perfil dos valores e individualiza a maneira de ser, de pensar de sentir e de agir do ser humano.

As empresas cada vez mais utilizam testes e dinâmicas que ajudam a identificar habilidades e competências dos indivíduos, para que esses possam ser direcionados para cargos compatíveis, determinando assim, as motivações que serão geradas para que haja satisfação e produtividade dentro das organizações. Para tanto, é necessário que os colabores entendam e também diferenciem a definição sobre eficiência e eficácia, que para muitos tem o mesmo significado, porém são conceitos diferentes.

Traduzindo-se de forma clara e objetiva, pode-se afirmar que: Eficiência consiste em fazer certas coisas e a Eficácia em fazer a coisa certa.

Exemplo: Um indivíduo eficiente é capaz de obter bons produtos, melhor desempenho e alta produtividade, poupando recursos como tempo, material, mão de obra, etc.

O eficaz é aquele que tem capacidade para realizar corretamente o que lhe foi proposto, atingindo a curto prazo, seu objetivos com sucesso e qualidade.

Somente depois de conseguir distinguir tais conceitos é que as organizações poderão definir se estão conseguindo atingir seus objetivos com sucesso ou se realmente precisam rever seus métodos e fazer algumas modificações.

Na área administrativa muitos profissionais lidam, mesmo que indiretamente, com a semântica dessas duas palavras, contudo o processo de lidar é atribuído na prática.

Em uma empresa, o profissional precisa ser todo o tempo eficiente para gerar resultados no seu trabalho e no objetivo primordial de toda companhia.

Por outro lado para ser eficaz o profissional necessita estar sempre agregando a eficiência em suas ações.

Capítulo 1

Ao ler o artigo escrito por Karla Sampaio, podemos definir Comportamento Organizacional, um estudo do comportamento humano dentro de uma empresa, tendo como um de seus objetivos compreender como agem e quais são os resultados das ações dos indivíduos, a fim de aumentar a produtividade e diminuir o absenteísmo e a rotatividade dos funcionários.

Segundo Katz (1974) Comportamento Organizacional pode ser definido como um sistema aberto e dinâmico onde inclui indivíduos, matérias-primas e energia. A organização como sistema significa que ela está eternamente dependente de seu meio ambiente para a colocação de seus produtos e serviços, tendo como esquema: INPUT (entrada): pessoas, recursos, matérias-primas, informações, conhecimento. THROUGHPUT (transformação): processo de trabalho. OUTPUT (saída): produtos e serviços.

Segundo Eduardo Soto (2005), o estudo do Comportamento Organizacional refere-se aos atos e as atitudes das pessoas nas organizações. O campo do Comportamento Organizacional estuda esses atos e atitudes e compreende uma serie de teorias e modelos independentes.

SISTEMAS FECHADOS SISTEMAS ABERTOS

Não interage com o meio ambiente;

Permanece segregado do ambiente externo com foco nas estruturas que podem ser manuseadas. Exemplo: relógio, sistema mecânico, mapas, a física e a química;

Hierarquia rígida;

Ênfase na doutrina tradicional. Exposto ao ambiente externo;

Tudo o que é influenciado pelo calor humano que diferencia a vida da não vida;

Feedback;

Ênfase nos relacionamentos. Exemplo: vida vegetal, reino animal, o ser humano;

Participação e responsabilidade multi-grupal á luz dos conhecimentos dos indivíduos sobre as tarefas da empresa como um todo.

Fontes:

Organização e Métodos (Uma Visão Holística)

Antônio Cury – 2005

Comportamento Organizacional (Impacto das Emoções)

Eduardo Soto – 2005

Capitulo 2

Neste capítulo, conheceremos um pouco mais sobre o conceito de INOVAÇÃO, bem como as diferenças entre as palavras Inovação e Inovar.

A palavra inovar, do latim, significa tornar novo, renovar, enquanto inovação traduz-se pelo ato de inovar.

Estamos vivendo em uma era onde a tecnologia tem sido inovada a cada dia, sendo uma grande ferramenta dentro das organizações, as quais deixam o “velho modelo” de comunicação e passam a beneficiar-se desses recursos.

São varias as possibilidades de inovar. Dentre elas, as inovações de produto ou de processo são chamadas inovações tecnológicas.

Por meio dessas inovações, hoje é possível implantar novidades que aumentam a produção e aperfeiçoam os produtos e serviços oferecidos. Nos comunicamos, informamos e passamos recados com rapidez e eficiência, tendo como bons resultados a integração da equipe a resolução dos problemas através de diferentes formas visando a união e produtividade.

Para as empresas, o sucesso obtido através de inovações, significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios.

Outros exemplos de inovações podem se referir a novos mercados, novos negócio, novos processos e métodos organizacionais, ou até mesmo, novas fontes de fornecimentos.

Inovar faz parte do vocabulário da população, pois através da pesquisa realizada concluiu-se que, para eles os significados de Inovação são: criar algo novo; explorar novas ideias; fazer algo diferente; algo novo que beneficie a todos, entre outros; porém todos com o conceito de que inovar é fazer inovações e introduzir novidades.

Por essa razão é necessário que inovação e tecnologia caminhem juntas para que a equipe não seja “engolida” por seus concorrentes.

Capítulo 3

Neste capítulo, falaremos um pouco sobre a relação do TRABALHO EM EQUIPE, bem como a LIDERANÇA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com