TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Dissertações: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  2.246 Palavras (9 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução ...............................................................................................................................04

Capítulo 01 – Definições de Comportamento Organizacional............................................05

Capítulo 01.1 – Sistema Aberto e Fechado do Comportamento Organizacional..............06

Capítulo 02 – Pesquisa sobre Inovação Organizacional......................................................07

Capítulo 02.1 – Inovação Organizacional.............................................................................07

Capítulo 03 – A vantagem Competitiva ...............................................................................08

Capítulo 03.1 – A Liderança no ambiente de trabalho: Por que fracassamos os Planos de mudanças?...............................................................................................................................08

Capítulo 04 – Leis da Percepção ...........................................................................................09

Capítulo 04.1 – Comunicação na Organização....................................................................10

Capítulo 04.2 – Elementos da Comunicação .......................................................................10

Conclusão ................................................................................................................................11

Referencias Bibliograficas......................................................................................................12

Introdução

Comportamento Organizacional.

Comportamento Organizacional, baseia-se em pessoas que atuam dentro dos conceitos de uma organização. São importantes os conhecimentos em outras áreas de uma empresa, porém a CO compartilha uma função que é extremamente favorável na performance das empresas.

Neste trabalho, apresentamos algumas definições do que é o Comportamento Organizacional, sua aplicação e sua finalidade, mostrando que ela, estuda o comportamento do empregado, para melhorar o seu desempenho e também melhorar os resultados da empresa.

Comportamento Organizacional (CO) é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. A partir desse contexto, encontram-se três considerações importantes: o comportamento organizacional enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho; utilizar equipamentos ou preparar um relatório; o comportamento organizacional estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores; o comportamento organizacional também analisa o "comportamento" dessas unidades sociais maiores — grupos e organizações — pôr si.

Capítulo 01

Definições de Comportamento Organizacional.

O estudo do comportamento organizacional é complexo, pois o ser humano tem comportamentos e atitudes muitas vezes imprevisíveis dentro de uma organização, chegando a sair do lado formal e adentrar no lado informal por motivos diversos num curto ou rápido espaço de tempo.

Podemos definir comportamento organizacional como sendo: Modo como uma pessoa ou organização administra suas atitudes e reflexos gerados em situações formais e informais, dentro de um aspecto analítico estrutural ou comportamental.

Com o avanço e mudanças nas organizações, ora provocado pela constante mudança do mercado atualmente cada vez mais tecnológico, ora pela influencia da globalização nas organizações e até mesmo pelo atual panorama do mercado de trabalho que tem a cada dia exigido mais qualificação e preparo do trabalhador, tendemos a acreditar que somente o método cientifico permite certa previsibilidade e habilidade de generalizar e gerenciar situações diversas confrontadas no dia-a-dia pelas organizações.

De uma forma genérica, Derek Pugn, definiu o comportamento organizacional como: “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.

Já John Ivancevich, com complementos de Szilagyi e Andrew, de forma ampla e conceituada, definiu comportamento organizacional como sendo: “O estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito os trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade”.

O conceito de John Ivancevich é mais completo e reflete a sociedade do mundo atual, que ficou mais complexa e detalhista no que tange as variáveis dos grupos e organizações.

O Comportamento Organizacional baseia-se no método cientifico que prevê: observação, predição e mensuração; com essas ferramentas podemos explicar e na medida do possível até predizer o comportamento das pessoas na organização.

Capítulo 1.1

Sistema Aberto e Fechado do Comportamento Organizacional.

Sistema Aberto: Sistema que interage com o ambiente e com outros sistemas com o objetivo que gerar um equilíbrio, foca na análise infra-organizacional e inter-organizacional, utilizando uma abordagem foram e informal, baseando-se na Teoria Clássica das Relações Humanas.

Sistema Fechado: Sistema que analisa somente a organização internamente, não visando o ambiente em que esta se encontra. Concentra-se em metas e objetivos concretos baseados na área da produção com o puro objetivo de dar lucro; não consegue fazer uma abordagem completa na organização devido à ênfase exagerada na estrutura, tarefas e capacidade produtiva, outro fator negativo deste sistema é que ele não analisa os problemas humanos comuns numa organização.

SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS FECHADOS

SISTEMAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com