TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Comportamento Organizacional

Dissertações: ATPS - Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  4.489 Palavras (18 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 18

O conceito da visão sistêmica.

Podemos afirmar que visão sistêmica é a capacidade de identificar as particularidades de um sistema como um todo, entender seu conceito, suas principais características e os impactos causados pelas ações realizadas. Na prática, devemos avaliar cada etapa do sistema e analisar o impacto de cada ação e, a partir desse principio, adquirir conhecimento e ter uma visão da empresa como um todo.

A visão sistêmica é de extrema importância para o administrador, já que, adquirindo tal conhecimento, o mesmo passa a ter melhor performance em sua atuação, tendo mais segurança e agilidade na tomada decisão, satisfazendo todas as áreas envolvidas.

Essa visão vai além de analisar possíveis melhorias nos métodos de trabalho das empresas. A visão sistêmica propõe uma reflexão e uma auto análise do profissional e, através delas, um desenvolvimento das áreas da empresa através de oportunidades de melhoria, ou até mesmo a mudança da empresa como um todo, em relação ao mercado. O profissional que tem uma visão sistêmica, passa a ser mais flexível e, conseqüentemente, a empresa adquire mais sucesso em situações de mudança.

Um exemplo muito claro de visão sistêmica é o conto dos sete sábios cegos e o elefante, onde cada sábio decide tocar uma parte do animal jamais visto por eles, tendo cada um uma visão distorcida de como seria um elefante, e sendo dadas opiniões diferentes sobre o animal, os mesmos discutem por horas; por fim, com a chegada do sétimo sábio acompanhado de um menino que desenha o animal no chão e o conduz a tocar a gravura decifrando o tal animal, o sétimo sábio descobre que todos estavam certos e errados e que se tivessem se permitido tocar o animal por inteiro, o desvendariam com mais facilidade e agilidade.

O líder na Gestão de Mudanças.

Por mais que se escreva, fale e teorize sobre o tema há quem ainda não consiga lidar de forma positiva com as mudanças. O fato é que no mundo dos negócios, mais do que nunca, é necessário possuir um grande poder de adaptação às mudanças.

Se a mudança é inevitável e já faz parte da história humana, porque, ainda assim, há quem tenha tanto medo?

No nosso grupo levantamos tópicos para debate do tema, onde nos deparamos que nos nossos principais momentos como lideres, foi quando houve necessidade extrema de mudança, parte dai o nosso principio de que sempre quando necessário uma tomada radical de mudança partimos com o nosso melhor momento como lideres.

A mudança é essencial para o desenvolvimento profissional e extratégico.

Texto explicativo passo 1 e 2.

O comportamento organizacional citado por Karla Sampaio, defini-se no estudo do profissional focado em suas ações e atitudes no ambiente de trabalho, e com base nessa análise, desenvolver ações para melhorar os indicadores da empresa (absenteísmo, turn over, postura inadequada, etc.), promovendo responsabilidade social e sinergia entre os funcionários, independente de sua área de atuação.

Geralmente, esse trabalho é focado em uma área específica da administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos causam na empresa e suas características. Uma ferramenta interessante utilizada para esse processo é o MBTI (Myers-Briggs Type Indicator), que mapeia o profissional, auxiliando-o a encontrar sua melhor área de atuação dentro da empresa.

Em relação à visão sistêmica podemos dizer que, tendo uma visão macro da empresa, permite-se entender conceitos e características do sistema como um todo, facilitando o desenvolvimento do profissional e sua adequação à possíveis mudanças.

No geral, podemos dizer que, adquirindo uma visão sistêmica, podemos entender melhor a organização e a análise do comportamento organizacional junto a essa visão, permite ao administrador ter seus profissionais trabalhando nos lugares certos, ou seja, facilita que o administrador dimensione seu profissional para a área em que terá melhor desempenho.

Questões para reflexão do grupo.

1. No que consiste o conceito de inovação?

Inovação consiste em explorar novas idéias ou melhorar as que já são aplicadas. No mercado atual, e é muito importante para as empresas inovar, pois a partir do momento que inserirmos mudanças positivas em produtos, departamentos, ferramentas corporativas e métodos de trabalho, podemos ter uma série de melhorias, como aumento no faturamento, conquista de novos clientes, expansão da empresa, entre outros benefícios. Inovar é parte essencial para as empresas se manterem no mercado.

2. Como a personalidade pode interferir no processo de implantação de novos conceitos?

A personalidade pode interferir diretamente, pois nem todas as pessoas envolvidas podem estar de acordo com a mudança, sendo assim, traços de sua personalidade podem intervir no processo, criando-se resistência à implantação, falta de vontade do funcionário ou até mesmo baixo desempenho dos mesmos.

3. A motivação esta atrelada aos traços de personalidade?

Sim. A motivação está no profissional e não na empresa. Cada profissional tem algo que o motiva, uma inspiração, objetivo, realização. O que o motiva a ter um bom relacionamento e desempenho dentro da empresa, pode não motivar outro profissional, seja ele de uma mesma área ou função, pois ele terá uma personalidade diferente.

Entrevista realizada na empresa Atento Brasil SA, com 20 funcionários de diversas áreas e cargos, com base nas questões do passo 1:

Respostas:

1º Entrevistado: Jorge Marques – Supervisor de Vendas.

1. Consiste em ser diferente, inovar, sair da mesmice, não ter medo de criar possibilidades de solucionar problemas.

2. Pode influencia de forma positiva ou negativa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com