TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Comportamento Organizacional

Exames: ATPS - Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2013  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

No cenário atual que vivemos onde as organizações passam por processos constantes de mudanças sente-se a necessidade de entender melhor o comportamento dessas organizações e dos indivíduos que a envolvem.

Percebemos que as habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão. Hoje em dia, em um ambiente de trabalho cada vez mais competitivo as organizações não podem depender apenas de habilidades técnicas, elas precisam também de habilidades interpessoais.

O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho da empresa, este estudo enfatiza o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração, ou seja, é um campo que estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

Existe uma grande evidência que as organizações bem sucedidas colocam as pessoas em primeiro lugar, isto por sua vez significa força de trabalho mais dedicada e comprometida, trazendo para seus colaboradores mais produtividade e satisfação, sendo necessária uma troca de informações constante além da disseminação do conhecimento para se obter uma alta efetividade que é a soma da eficiência e eficácia gerenciais, buscando sempre a melhoria contínua das organizações.

Muitas vezes se confunde estes termos, eficiência x eficácia. Mas é bom lembrar que são termos diferentes. Entendemos normalmente como ser eficiente é fazer bem feito, é se preocupar com o processo do fazer, de como fazer algo, um profissional mais eficiente sabe fazer bem o seu serviço, enquanto que eficácia já é o resultado do objetivo proposto através de métodos e organização preestabelecida.

O presente relatório pretende apresentar o surgimento de um novo contexto sobre o comportamento da organização, momento em que as pessoas passam a ser à base da nova organização. Segundo essa concepção, as pessoas não são mais simples recursos organizacionais para serem abordadas como seres dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, aspirações e percepções singulares. Ainda mais: tornam-se parceiros da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com