TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Dissertações: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Capítulo 1

1.1 – Definição de Comportamento Organizacional.

O conceito do comportamento organizacional consiste em um estudo do comportamento humano, onde o foco é analisar e entender o comportamento perante as organizações, aumentando a produtividade, reduzindo o absenteísmo e rotatividade, promovendo lealdade e satisfação perante a organização.

Este estudo destaca propósitos importantes e nos dá um direcionamento em C.O., citaremos três pontos característicos analisados:

• Explicação: causas ou razões.

• Previsão: resultados futuros ou alcançados.

• Controle: representa a dificuldade em monitorar o comportamento humano.

Dentre estes propósitos existem características identificadas que destacam a importância crescente do administrador em relação ao estudo de pessoas, ciência aplicada, conceitos de psicologia, sociologia e administração, entre outras, onde se encaixam as diversidades de pensamento. Abordagem integrativa, combinação entre a tecnologia aplicada e habilidades naturais. E por fim, tipos de comportamentos onde se engloba produtividade, absenteísmo, rotatividade, e cidadania organizacional.

Interpreta-se e desenvolve-se seguindo as variáveis: estrutura, clima, cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.

Esse conjunto de fatores e análises tem como objetivo aumentar a produtividade e a qualidade de produtos, incentivando o funcionário, trabalhando a motivação, aumentando a satisfação com o trabalho, trabalhando líderes, treinando, avaliando desempenhos, destacando-os, trabalhando uma comunicação mais eficaz e precisa. Administrando a diversidade entre raças, etnias, sexo, culturas diferentes. Globalizando, se socializando em qualquer situação, compreendendo e gerenciando essa nova convivência. Trabalha- se o estimulo, encoraja- se a inovação abre janelas para ideias novas e aceitação, estimula- se a criatividade cria- se uma máquina de ideias novas, onde todos tem espaço para interagir e agir.

Executivos e funcionários precisam aprender a lidar com a temporariedade, ser flexível e ter melhor aceitação de um mundo inovador. Este tipo de comportamento é capaz de ajudar funcionários a alcançar o equilíbrio pessoal e profissional, tornando-os mais centrados em seus objetivos, alcançando um resultado positivo e satisfatório, valorizando a fidelização. Trabalhando o comportamento ético, de modo geral necessário, tornando o ambiente de trabalho agradável e saudável, onde as pessoas se possam se sentir bem associadas e seguras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com