TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  2.090 Palavras (9 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdade Anhanguera Educacional - Unidade II Pólo Macaé

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

ATPS - Comportamento Organizacional

Tutora presencial: Cris Dias

Tutora a distância: Yaeko Osaki

Aline Acaui Corbelli RA 434929

Camila da Conceição Freire RA 438913

Giliane Silveira RA 434899

Luciana Medeiros Domingos RA 413631

Priscila Oliveira Silva Ferreira RA434912

Macaé , abril 2013

Sumário

Introdução _______________________________________________________Pág.03

Definição de Comportamento Organizacional _________________________ Pág 04

Quadro de Comparação de Sistema Aberto e Sistema Fechado__________________________________________________________Pág.05

Inovação: Conceito e Pesquisa_______________________________________Pág 06

Trabalho em Equipe:Uma vantagem competitiva_______________________ Pág 07

Os fracassos no âmbito da liderança _________________________________ Pág 08

Definir Percepção e Comunicação e relacionar os conceitos à arte de administrar_______________________________________________________Pág.09 à 11

Considerações Finais________________________________________________Pág.12

Referências Bibliográficas___________________________________________Pág.13

Introdução:

O presente trabalho apresentará uma discussão acerca do Comportamento Organizacional, buscando detalhar o tema inicialmente sob o ponto de vista do grupo,.

Compreender e estudar o comportamento organizacional são cada vez mais fundamentais para a sobrevivência das empresas em qualquer ramo de atividade. O individuo nas organizações é feito de sentimentos, motivações, sonhos e necessidades, e esses sentimentos podem trazer o fracasso ou sucesso de uma organização. Na medica em que estudamos o comportamento humano podemos estabelecer certa previsibilidade o que nos ajuda a resolver conflitos, manter os colaboradores motivados, estimular processo criativo.

Dada a competitividade do mercado, hoje é necessário e de suma importância para as empresas serem tanto eficiente como eficazes. Pois precisamos ter soluções cada vez mais rápidas contando com menos recursos.

“ O líder que mostra incoerência naquilo que faz arrasta a sua liderança para o fracasso”

( Helgir Girodo)

Etapa 1

1.1 Definição de comportamento organizacional:

Comportamento Organizacional sob o ponto de vista de Robbins (2002:6) “é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.” Stephen deixa claro que integra-los e lidera-los é uma tarefa bem difícil, de longo prazo, pois os funcionários não se importam com essa integração, sendo assim um processo demorado de integrar primeiramente a idéia desse comportamento, para que todos os funcionários compreendam sua real missão dentro da organização, isso consiste especialmente na necessidade do estudo do comportamento organizacional dentro da organização. Já para Wagner I e Hollenbeck (2003:6): “comportamento organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas [...] Enfoca comportamentos observáveis [...] Busca facilitar o entendimento de processos grupais e organizacionais.”. Ele acredita que a estimulação dos indivíduos deve ser com diálogo e ações imediatas para resolução de problemas ou mesmo para mudanças positivas, para assim o desgaste e stress não ocorrerem, pois irão interferir no desempenho do profissional.

1.2

QUADRO DE COMPARAÇÃO SOBRE SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO

AUTORES SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

BERTALANFFY Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.

VASCONCELLOS Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Ex: chama. Sem input de matéria, mas com input de energia. Ex: termostato.

Bertalanffy foi o primeiro a escrever uma teoria dos sistemas, distinguindo os sistemas abertos dos fechados, sendo estes, os que não intercambiam matéria com o ambiente, quando nenhuma matéria entra ou sai dele. E também, que os organismos não são os únicos sistemas abertos que existem e citou a chama como exemplo de um sistema físico aberto, que também troca matéria com o seu entorno. Finalmente, para Bertalanffy, apenas os sistemas máquinas são sistemas fechados – já que não possuem características essenciais aos seres vivos – sendo, porém, abertos à informação (ESTEVES DE VASCONCELLOS, 2009)

Etapa 2

Conceito de inovação

“Inovação é a exploração com sucesso de novas idéias.”

O que é inovação?

Edgar Cunha – 27anos - Criação de algo que não existia para atender novas necessidades.

Priscila Nunes – 29 –anos - Tem riscos, e podem trazer uma grande revolução.

Ana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com