TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Exames: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  2.052 Palavras (9 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento dos grupos e indivíduos dentro de uma organização, estuda as atitudes e o desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que diz respeito à eficiência, eficácia e efetividade.

É uma área de conhecimentos integrante das ciências sociais que analisa o comportamento. Trata-se de um campo interdisciplinar que compartilha conceitos provenientes de várias outras ciências sociais, como a Psicologia, a Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política.

Baseia-se no método científico, que prevê observação, predição e mensuração. O método científico nos auxilia a explicar e, até certo ponto, predizer o comportamento das pessoas na organização, permite certa previsibilidade e a habilidade de generalizar de uma situação parar outra. Permite também que os praticantes de Comportamento Organizacional estudem de forma sistemática, os problemas com que se deparam na organização e não tenham de confiar única e exclusivamente na intuição.

Etapa 1: Comportamento Organizacional

Comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano, que tem como foco as atitudes e ações dos funcionários no ambiente das organizações, com o intuito de alcançar a produtividade, reduzir a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

As finalidades do comportamento organizacional são identificar as causas que impulsionaram determinados acontecimentos, prever eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados, e controlar um objetivo controverso, o controle é a contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.

O comportamento organizacional engloba conceitos de psicologia, sociologia e administração, entre outras disciplinas, tem abordagem interativa, combina o desenvolvimento técnico/conceitual com um aprendizado natural.

É voltada para quatro tipos de comportamentos: produtividade, absenteísmo, rotatividade e cidadania organizacional. Preocupa-se com a satisfação no trabalho atrelada a eficiência e a eficácia.

Existem variáveis no comportamento organizacional, são elas: estrutura, clima, cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento e habilidades interpessoais.

O uso do comportamento organizacional também tem como objetivo aumentar a produtividade e a qualidades dos produtos de uma empresa, melhoria nas habilidades humanas, motivação, liderança, treinamento, satisfação com o trabalho, avaliação de desempenho, comunicação eficiente, etc. Administrando a diversidade da força de trabalho, fortalecendo as pessoas, lidando com a “temporariedade”, ajudando os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, motivar os funcionários e manter a competitividade global das organizações.

Consideramos o comportamento organizacional importante para o gestor geral e para o gestor do Recurso Humanos, sendo assim comportamento organizacional a evolução do mundo mais a evolução dinâmica e gradativa das organizações.

Etapa 2: Inovação

A inovação tem um conceito bem simples, ela é uma iniciativa modesta, que vai surgindo como uma novidade para as organizações e para o mercado. Ela traz resultados econômicos para a empresa: a inovação pode estar em um produto, nas técnicas de marketing, nos serviços prestados aos clientes, num fabricante de automóveis, num diferente tecido para roupas. Acontecendo em qualquer lugar, o consumidor é o centro da inovação, precisamos atender as suas necessidades para que possa ter valor. Tendo como propósito a diferenciação no mercado para que possa conquistar uma riqueza contínua.

Inovação nada mais é que um processo estratégico empregado pelas organizações na criação de novos elementos, novos valores, novas capacidades de recursos, as técnicas organizacionais, ao modelo de negocio ou a qualquer outro componente para conseguir os objetivos das organizações.

Apesar de o Brasil ter demorado a entrar no setor de inovação tecnológica, nos últimos anos houve um grande avanço, colocando o país no comércio internacional. O Brasil tem sido receptor de investimentos direto externo de longa data e muitas empresas multinacionais aqui estabelecidas vieram acumulando um significativo conjunto de competências tecnológicas. É o caso do setor automobilístico as principais montadoras do país percorreram claramente uma trajetória técnica evolutiva, desse modo, levando em consideração a grande participação das multinacionais na economia brasileira e seus avanços tecnológicos em alguns setores, elas podem e devem contribuir bem mais do que já fazem para mudar a situação de baixa produtividade tecnológica no Brasil.

Se o Brasil não sofresse de tanta burocracia ficaria bem mais fácil que as inovações chegassem até o país mais cedo. Não adianta copiar os modelos dos países desenvolvidos, temos que cultivar a cultura dos nossos empreendedores, pois o sucesso está ligado a iniciativa pessoal.

Portanto, fica um alerta para a política do governo: a de juntar as políticas voltadas para o desenvolvimento tecnológico do país, de modo a incorporar com mais vigor a empresa no sistema de inovação.

Etapa 3: Motivação e Liderança

No texto “Trabalho em equipe uma Vantagem Competitiva”, diz que a ideia de se trabalhar em equipe surgiu no momento que o homem percebeu que a soma dos conhecimentos e habilidades individuais facilitariam o atingir dos objetivos. As necessidades de um maior conhecimento motivaram cada vez mais essa forma de trabalho, ou seja, fazer com que um grupo, formado por pessoas diferentes, tenha objetivos comuns. O conhecimento é importante porque, isso faz com que as pessoas se motivem a trabalhar em equipe.

Ainda segundo o texto, nem todas as empresas conseguem isso: transformar grupos de trabalho em equipes vencedoras, já que muitas vezes uns trabalham e outros ficam só olhando como mostrado na figura 1.

Também segundo o texto toda equipe necessita de um líder (como se vê na figura 1), que seja capaz de orientar, mostrar caminhos e gerar grandes resultados. Ele deverá ser dotado de características, não somente técnicas, mas também comportamentais, como, por exemplo, ter carisma, humildade, sinceridade ser preocupado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com