TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional ETAPAS 1 E 2

Artigos Científicos: ATPS Comportamento Organizacional ETAPAS 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  972 Visualizações

Página 1 de 7

PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO

Personalidade é o conjunto das características que interferem no comportamento das pessoas. Alguns fatores podem influenciar a personalidade, como a hereditariedade e o ambiente. A personalidade sempre está mudando, as nossas emoções, atitudes e expectativas influenciam no nosso comportamento.

Carl Jung usa o Termo Extroversão e Introversão para exemplificar o comportamento. A pessoa extrovertida tem bastante amigos e gosta de variedades, já a pessoa introvertida, apesar de ter um número considerável de amigos, prefere ficar em um local tranquilo, onde possa refletir. Émuito importante fazer um bom planejamento e sabermos o que desejamos para nós, tendo consciência de nossas habilidades e do nosso jeito de ser, pois nascemos com características diferentes onde poderemos ter mais facilidade para atuar em áreas específicas.

PERCEPÇÃO CONCEPÇÃO E COMPORTAMENTO INDIVIDUAL

Percepção é a forma de como compreendemos o mundo e as interpretações que temos dele, está relacionadas às nossas experiências vividas, pois elas tem o poder de influenciar a nossa percepção. Essas percepções nós podemos mudar sempre que acharmos interessante, caso contrário, dificilmente iremos mudar.

Cada pessoa possui um modo diferente de perceber as coisas, pois cada indivíduo reage de forma diferente para situações semelhantes. Nas

empresas também é assim, o comportamento de cada funcionário vai depender da forma que ele está interpretando os acontecimentos.

Segundo Raths, “as pessoas têm experiências, nascem e aprendem e essas experiências vai formar a maneira da pessoa se comportar”.

Se não estivermos satisfeitos com o comportamento de alguém, precisamos trabalhar em suas percepções e concepções, pois elas podem interferir no comportamento. É necessário agir para que os indivíduos sejam transformados e entendam a importância que trará essas mudanças para sua vida pessoal e profissional.

MOTIVAÇÃO

Motivar não é uma tarefa fácil, para fazer com que os funcionários trabalhem de maneira satisfatória, alcançando os resultados almejados é necessário analisar alguns aspectos. Cada indivíduo possuiu necessidades diferentes e para cada necessidade satisfeita, surgem outras, sendo assim, verificamos que satisfazendo a necessidade de uma pessoa, não irá motivar o comportamento da maneira esperada. Algumas empresas acreditam que o bom salário é a única forma de motivar seus funcionários, mas isso não deve se levar em conta, pois esse pensamento poderá trazer problemas.

Abraham Maslow desenvolveu a teoria das necessidades humanas, que segundo ele, o homem é um animal motivado por necessidades organizadas. Sua teoria possui cinco níveis: Necessidades Fisiológicas, Necessidades de Segurança, Necessidades Sociais, Necessidades do Ego e Necessidades de Auto-Realização. Mas como cada pessoa precisa e viveu coisa diferente, as

necessidades não serão iguais, o valor que um indivíduo dará a algo, o outro talvez não se atentará, pois teve outras condições de vida.

Frederick Herzberg criou a teoria dos dois fatores, que diz que o que satisfaz os funcionários são as coisas que estão relacionadas com o próprio trabalho, ou seja, do que ele faz (Fatores Motivadores) E o que os deixam insatisfeitos são o ambiente, ou seja, as condições de trabalho a que são submetidos ( Fatores Higiênicos).

Douglas McGregor tem a teoria do X, onde os funcionários evitam o trabalho e a Teoria Y, onde existe a preocupação do bom relacionamento entre as pessoas. Em sua teoria existe duas categorias de incentivo: os extrínsecos, que é tudo que está relacionado ao ambiente, como, salários e benefícios. E os Intrínsecos, que está relacionado às tarefas, como autonomia e a capacidade de resolver adversidades.

Para manter os funcionários de uma organização satisfeitos é preciso que o ambiente de trabalho seja agradável, onde eles possam se sentir realizados e que sejam reconhecidos, e evitar que os fatores que os deixam insatisfeitos aconteçam, como um ambiente de trabalho ruim, pois o comportamento do homem no trabalho, depende das condições a que estão sujeitos.

STRESS GERENCIAL

O Stress tem sido a causa de muitas mortes, o que preocupa bastante, pois alcança a todos, é uma doença que vem crescendo a cada dia, trazendo consequências graves. Seus sintomas podem ser dores de cabeça, pressão arterial alta, ataques cardíacos, úlceras, enxaquecas, insônia, alergias. Ela pode ser causada por conflitos, transtornos, mudanças e pressões no trabalho que quando são maiores do que a pessoa possa suportar, desencadeia o chamado Stress.

As mudanças tem grande poder de causar o stress, pois altera o nosso equilíbrio seja ele físico ou psicológico.

Dentro das organizações é fácil identificar esse fatores que causam o stress, e os gerentes estão sujeitos a isso, pois lidam frequentemente com pessoas, e isso não é nada fácil, suas responsabilidades são grandes e poderá interferir nas pessoas negativamente, como consequência os baixos desempenhos, prejudicando toda uma organização. É preciso estar atentos, e procurar melhorar o ambiente de trabalho para que os funcionários tenham um desempenho melhor, pois será atravéz deles que os resultados serão obtidos.

O Stress é muito perigoso, por isso devemos controlá-los para não chegar a um grau muito elevado que poderá trazer consequências graves e muitas vezes até irreversível.

Os gerentes do Pet Glamour, já estão em um patamar em que o stress já está bem avançado, e já está prejudicando também a organização como um todo.

Antes de chegarem em um estado em que não tenha mais volta, já deveriam procurar um especialista, e iniciar o tratamento adequado, analisando qual é o nível de stress de cada um. É uma forma também de não deixar que o pet glamour vá à falência.

Vale ressaltar também que existe o stress positivo, e que se for para ter algum tipo de stress que seja esse, que nos leve a impulsionar pensamentos positivos sobre a vida.

Tabela de Comportamentos Individuais

Personagens Traços da Personalidade Percepção

Rui Sem estabilidade emocional Sempre reclama por perder o controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com