TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Comportamento Organizacional Etapa 3e 4

Ensaios: Atps Comportamento Organizacional Etapa 3e 4. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 7

Liderança, percepção, efeitos das ações e comunicação.

Liderança é o poder de gerenciar um grupo de pessoas, fazendo com que esse grupo tenha resultados e se transforme em uma equipe permitindo que alcance os objetivos desejados pela organização.

No caso da imagem, que nos foi dada para analisar, houve falha de comunicação dos lideres, eles não tiveram a percepção do que aconteceria ao final do serviço, não menos se comunicaram devidamente entre eles e seus subordinados antes de iniciar a construção da ferrovia. Entretanto, se tivessem tomado devidos cuidados, chegariam aos resultados desejados e estariam felizes com o resultado.

De acordo com CARAVANTES (2005, P.140) o conceito de liderança pode variar de autores e dentro das organizações podem ter alguns significados diferentes, mas todos buscam “desenvolver idéias e uma visão, viver de acordo com valores que dêem suporte a tais idéias e visão, influenciando terceiros a incorporarem-nas em seus próprios comportamentos, bem como tomar decisões difíceis sobre pessoas e demais recursos.”

Um bom líder deve observar o comportamento pessoal e profissional de seus empregados, identificar os pontos fortes e os pontos fracos de cada indivíduo e direcionar para a busca de melhorias, tanto no aspecto técnico quanto no comportamental. Precisa também, incentivar e realizar mudanças, buscando superar todos os obstáculos de cada dia. Um líder vai muito mais longe que um administrador, líder tem em suas características prioridades e percepção das melhores soluções para os problemas, sejam eles pessoais ou profissionais.

Portanto, a liderança é indispensável em todos os tipos de organização humana, principalmente na empresas, ela é um dos condutores para alcançar a excelência e superação, tanto que hoje em dia é vital ter lideres eficaz dentro de uma empresa. O grande desempenho das Organizações vem do resultado da liderança e seus resultados sobre os liderados, o trabalho em equipe traz bons frutos e garante a sobrevivência de uma empresa, promovendo o crescimento contínuo dela e cada integrante, tanto no ambiente interno, quanto no externo, de maneira a permitir a participação dos colaboradores na tomada de decisões atuando como educador, negociador, incentivador e coordenador.

etapa 4

Comportamento Organizacional baseia-se no estudo sistemático do comportamento humano centrando em ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações.

O desenvolvimento de novas culturas de trabalho e da tecnologia passou a ter mais importância, pois as empresas tornaram se mais complexas, desenvolvidas na área tecnológica e cresceram, dando uma abertura a grandes oportunidades na área de Administração Pessoal. Surgiu daí grandes áreas de Recursos Humanos dividido por área de atuação ,que assumiram responsabilidade pela administração dos funcionários,ou seja, contrata, promovem , demite , treina, desenvolve, etc. A especialização funcionou até certo ponto, daí vieram os novos desafios e a grande mudança no modo como administrar as empresas do mundo de hoje, pois os novos desafios apontavam para uma forma menos rígida de gestão e o aumento constante da produtividade e flexibilidade das pessoas.

A pequena pesquisa que fizemos em uma determinada empresa B, nos fez entender que devemos estimular a inovação e a mudança, organizações bem sucedidas, devem abrir a porta e encorajar a inovação e dominar a arte da mudança para expressar a produtividade. Os empregados de uma empresa muitas vezes podem ser a mola propulsora da inovação e da mudança ou podem também ser uma barreira forte contra elas, no caso da nossa pesquisa, os empregados não se deram conta da revolução que podem fazer na empresa e em suas vidas. O desafio enfrentado pelos empresários são estimular à criatividade e a tolerância a mudança, grande parte dos entrevistados não souberam interpretar nossas perguntas e confessaram que se sentem perdidos diante da globalização, o estudo do comportamento organizacional oferece muitas idéias e técnicas para ajudar na realização desse objetivo.

O comprometimento organizacional é um dos universos empresarias mais diversificado no campo de comportamento organizacional. Vem sendo marcado pela multiplicidade de perspectivas teóricas sobre o tema, o que faz do comportamento organizacional cheio de abordagens, de estudos que variam em decorrer dos fatores das necessidades que envolvem a empresa e seu âmbito de ações, diferentes pesquisas tem sido conduzida com o objetivo de criar medidas capazes de representar o conjunto de definições operacionais desenvolvidas dentro de cada abordagem da área.

As relações humanas no campo organizacional enfatizaram a importância da satisfação humana para a produtividade,

Questões como sentimentos, atitudes e relações pessoais passaram a ser enfocadas, por que a partir daí trazem resultados satisfatórios dentro da empresa atingindo seus objetivos, na empresa B, notamos a falta de interesse do líder em relação aos funcionários dando mais ênfase aos seus clientes, por enquanto ele não fez nada pra mudar seu perfil com os funcionários, pois seus funcionários não se derão conta do valor que tem diante dos seus direitos no mundo de hoje, mas isso se refletira no futuro bem próximo, pois o homem passou a ser visto como um ser social, orientado pelas regras e valores do grupo informal.

Os empresários e os funcionários de hoje precisam aprender a lidar com o fluxo da vida das organizações, bem como a conviver com a flexibilidade, a espontaneidade e a imprevisibilidade, é bem isso que abrange o estudo do comportamento organizacional, ele fornece dicas importantes para o entendimento de um mundo profissional que vive em mudança continua para a superação da resistência à inovação e para criação de uma cultura organizacional voltada para ela.

A visão sistêmica entra nesse âmbito da organização como forma de ajudar os funcionários a almejar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Abranda a confusão entre a vida profissional e a pessoal,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com