TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comprotamento Organizacional

Trabalho Universitário: ATPS Comprotamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  4.172 Palavras (17 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 17

Faculdade Anhanguera Educacional S.A

Administração de Empresas

Comportamento Organizacional

Aline dos Santos - RA:7118509769

Cristiane das Graças Santana da Silva - RA: 6951494704

Gracileide Siqueira de Almeida - RA: 7126504461

Márcio Antonio dos Reis - RA : 6505287493

Rafaela Cristina da Silva - RA: 6791443329

Professor EAD: Ma. Yaeko Ozaki

Professora Presencial: Renata

São José dos Campos - SP

26 de Abril de 2013

INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta uma análise sobre o Comportamento Organizacional, abordando também a questão da liderança de equipes, da inovação tecnológica, dos processos comunicacionais dentro das organizações e uma breve descrição sobre a percepção e a comunicação e os conceitos de administrar. Traz também definições sobre eficiência e eficácia, pontos importantes no que diz respeito ao bom desenvolvimento dos trabalhos do administrador.

Definir comportamento organizacional nos dias atuais é um desafio, já que o assunto envolve pessoas. Cada indivíduo possui suas crenças e verdades, cada um busca atingir suas metas e objetivos pessoais, cada um tem sua personalidade, sua maneira de lidar com as mais diferentes situações no dia-a-dia, mas é no conjunto dessas diferenças que vai se formando, se desenhando o comportamento da organização.

Na busca de resultados imediatos, de se alcançar os objetivos nas empresas vemos o empenho de líderes natos ou formados, porém sem o preparo necessário para liderar uma equipe. Equipe que precisa de estímulos, incentivos para que, unida apresente resultados satisfatórios, para que desenvolva um trabalho eficaz e com eficiência.

A eficiência e eficácia não são palavras sinônimas, mas ambas devem ser trabalhadas dentro das equipes, uma pode ser desenvolvida alheiamente a outra, porém, como definiu Paulo Sandroni em 1996 “Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”.

Resumidamente, eficiência é a capacidade de se obter bons produtos utilizando a menor quantidade de recursos ou, mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos. Eficácia é a capacidade de fazer o que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. Eficiência diz respeito a forma que um trabalho é feito e eficácia ao resultado desse trabalho.

Contudo, no desenvolver dos processos organizacionais, é preciso desenvolver também a inovação, que para muitos é criatividade, mas pode se observar que ela é um processo, a ser estudado, planejado, que não requer altos investimentos, mas é a solução que contribui para o aumento da competitividade das organizações.

CAPÍTULO 01

Comportamento Organizacional (CO) é o estudo do impacto do comportamento dos colaboradores (individualmente ou em grupos) dentro da organização; a organização por sua vez utiliza-se desse conhecimento para alcançar, com eficácia, os seus objetivos.

Para compararmos duas definições sobre Comportamento Organizacional, escolhemos os autores Robbins e Chiavenato, que, respectivamente, definem Comportamento Organizacional como “um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização” (ROBBINS 1999, p. 06 apud MAIANGO, 2005, p. 20) e como “o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Por ser sistema cooperativo racional, a organização somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam” (CHIAVENATO, 1999, p. 304 apud SILVA e MARIANI, p. 2).

Comparando a definição apresentada pelos dois autores, concluímos que, para Robbins Comportamento Organizacional está relacionado ao impacto que os indivíduos, grupos e estrutura acarretam na organização, já Chiavenato diz que além do comportamento dos indivíduos, CO também é o estudo da dinâmica das organizações e que se trata de um sistema cooperativo racional, elucidando que um depende do outro para alcançar seus objetivos, organização e colaboradores.

Sobre os sistemas Aberto e Fechado, CHIAVENATO (1987) nos diz que, os sistemas fechados "são os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circundam, pois são herméticos a qualquer influencia ambiental. Sendo assim, os sistemas fechados não recebem nenhuma influencia do ambiente e, por outro lado, também não influenciam o ambiente. A rigor, não existem sistemas fechados, na acepção do termo. Os autores tem dado o nome de sistemas fechados àqueles sistemas cujo comportamento é totalmente determinístico e programado e que operam com muito pequeno intercâmbio de matéria e energia com o meio ambiente. Também o termo é utilizado para os sistemas totalmente estruturados, onde os elementos e relações combinam-se de uma maneira peculiar e rígida produzindo uma saída invariável. São os chamados sistemas mecânicos como as máquinas".

E ao relatar os sistemas abertos nos diz "se o sucesso organizacional é percebido primariamente em função das relações entre a organização (sistema) e o seu ambiente, em função, pois, da capacidade de resposta da primeira ao segundo, então os fatores determinantes dos critérios, estruturas, métodos e comportamentos da organização serão programas - e não princípios - orientados para as necessidades externas - e não internas - programas esses que devem representar uma operacionalização das demandas do ambiente".

Apresentamos abaixo um quadro comparativo sobre os sistemas Aberto e Fechado:

Tabela 1: Quadro Comparativo sobre os sistemas aberto e fechado.

Sistema Aberto Sistema Fechado

- Ênfase nos relacionamentos entre e dentro dos grupos.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com