TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade Internacional

Trabalho Universitário: ATPS Contabilidade Internacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 4

A história da contabilidade é muito antiga, está ligada as primeiras manifestações humanas de necessidade de posse, a origem da contabilidade está ligada a necessidade de registros de comércio. À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava - lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar suas posses.

Houve quatro períodos na história da contabilidade que geraram a necessidade de uma harmonização das normas contábeis. Contabilidade do Mundo Antigo, Contabilidade do Mundo Medieval, Contabilidade do Mundo Moderno, Contabilidade do Mundo Cientifico.

Contabilidade do Mundo antigo - período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã. No período Antigo a contabilidade praticada pelo homem, já tinha como objeto o Patrimônio, representado pelos rebanhos e bens nos aspectos quantitativos.

Contabilidade do Mundo Medieval - período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494. Quando apareceu Frei Luca Pecíolo. Frei Luca era matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões e é considerado o pai da Contabilidade. Publicou em 1494 que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, prática que se usa até hoje.

Contabilidade do Mundo Moderno – O período moderno foi a fase da pré – ciência, ocorreram três eventos importantes neste período em 1493, os turcos tomam Constantinopla, o que fez com que grandes sábios bizantinos emigrassem, principalmente para Itália; em 1492, é descoberta a América e, em 1500, o Brasil, o que representava um enorme potencial de riquezas para alguns países europeus; em 1517, ocorreu a reforma religiosa; os protestantes, perseguidos na Europa, emigram para as Américas, onde se radicaram e iniciaram nova vida.

O aparecimento da obra de Frei Luca Pacioli, contemporâneo de Leonardo da Vinci, que viveu na Toscana, no século XV, marca o início da fase moderna da Contabilidade. Sobre o Método das Partidas Dobradas, Frei Luca Pacioli expôs a terminologia adoptada:

"Per”, mediante o qual se reconhece o devedor;

"A” “A”, pelo qual se reconhece o credor.

Acrescentou que, primeiro deve vir o devedor, e depois o credor, prática que se usa até hoje.

Contabilidade do Mundo Cientifico - período que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje.

O Período Científico apresenta, nos seus primórdios, dois grandes autores consagrados: Francesco Villa, escritor milanês, contabilista público, que, com sua obra "La Contabilità Applicatta alle administrazioni Private e Plubbliche" inicia a nova fase e Fabio Besta, escritor veneziano. Nessa época, na Itália, a Contabilidade já chegara à universidade. A Contabilidade começou a ser lecionada em 1809.

No Brasil, a vinda da Família Real Portuguesa incrementou a atividade colonial, exigindo devido ao aumento dos gastos públicos e também da renda nos Estados – um melhor aparato fiscal. Para tanto, constituiu-se o Tesouro Nacional e Público, juntamente com o Banco do Brasil (1808).

O Brasil até a pouco tempo adotava os padrões de contabilidade financeira pelo FASB, aceitos nos Estados Unidos, tais princípios tidos como seguros mostraram-se frágeis, frente à quebra de inúmeras empresas naquele país, em especial a ENRON. O mundo vislumbrou a vulnerabilidade dessas normas, ficou estampado em todas as mídias, a facilidade que muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com