TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Casos: ATPS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  4.166 Palavras (17 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

Comportamento Organizacional (CO) é o estudo do comportamento humano visando às atitudes não só do individuo, mas também a maneira como o mesmo age em grupo. Este estudo é importantíssimo, pois através dele conseguimos identificar características pessoais e assim colocar pessoas que tenham características similares no mesmo grupo, sempre visando um melhor desenvolvimento e relacionamento tanto profissional quanto pessoal. Lembrando que para a empresa é interessante que não haja conflitos, uma vez que os mesmo podem prejudicar o andamento do serviço e produção. Sabemos também que as organizações se preocupam com resultado, portanto, devemos lembrar que para se ter bons resultados precisamos entender muito bem as definições de Eficiência e Eficácia, que apesar de muitos considerarem iguais, não são. Lembrando que Eficiência é a capacidade de realizar os trabalhos solicitados no menor tempo possível, estando relacionado aos meios de atingir os objetivos com bons produtos. Já Eficácia é a capacidade de atingir os objetivos da melhor maneira possível, não importa como é feito o que importa é o resultado. Portanto para uma empresa conseguir atingir seus objetivos não se deve apenas ser eficiente ou eficaz e sim ser Eficiente e Eficaz Também devemos lembrar que pessoas que trabalham em grupo e estão felizes com o relacionamento que tem com seu colegas de trabalho realizam seu trabalho de maneira eficiente e eficaz.

Capítulo I

A importância das organizações no mundo moderno é que as pessoas se adaptam ao ambiente e aos demais que formam e influenciam o grupo ou a organização.

O conceito de comportamento organizacional é o estudo sistemático que foca as atividades e as ações da pessoa, determinando seus pontos negativos e positivos, visando à melhoria na produção ou rotina da empresa.

A finalidade refere-se á explicação, previsão e controle do comportamento humano, identificar as causas ou razoes que levaram a determinada atitude, prevendo possíveis ocorrências, estabelecendo ações especificas e contribuindo para um trabalho eficaz.

As características identificadas são elementos importantes na formação do administrador como processos, pessoas, grupos e interações. Englobam vários conceitos de psicossociais e administrativos, abordagem interativa uma combinação técnica e conceitual. Envolve os 4 tipos de comportamento que são a produtividade, absenteísmo, rotatividade e cidadania, visando à eficiência e eficácia.

As variáveis são situações que podem modificar o comportamento organizacional, planejamento, habilidades interpessoais, ambiente de trabalho.

As principais oportunidades e desafios no uso do comportamento organizacional são o aumento da produtividade e qualidade do produto ou serviço e satisfação do cliente. Melhoria das habilidades humana como motivação, liderança, treinamento, satisfação com o trabalho, avaliação de desempenho e comunicação eficiente. Administrar a diversidade da força de trabalho respeitando raça, sexo, etnia, cultura. A pessoa sendo executivo ou funcionário aprende a conviver com a flexibilidade, espontaneidade e a imprevisibilidade, superando os obstáculos e criando uma cultura organizacional para ela e ajuda o executivo ou funcionário a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Estimular a inovação e a mudança, criar um ambiente de trabalho saudável para que haja produtividade.

Segundo Geraldo Caravantes Comportamento Organizacional é a área que estuda o comportamento do empregado, tanto individualmente quanto em grupo.

Visando as atitudes, desempenho, percepções dos empregados com relação ao ambiente de trabalho.

Não se esquecendo de estudar também o ambiente interno e externo, os recursos e objetivos da empresa, sempre visando alcançar a eficiência, eficácia e efetividade.

Já Stephen P Robbins define Comportamento Organizacional como um estudo que investiga o impacto que o individuo, grupo e estrutura têm dentro da organização, visando assim atingir a eficácia na empresa.

Lembrando que para ele uma unidade social consciente é formada por duas ou mais pessoas e funciona de maneira continua, visando atingir seus objetivos.

O Sistema Aberto em uma empresa deve apresentar ações transparentes com relação aos negócios que exerce, em suas ações cotidianas de entrada e saída, em seus processos e relacionamentos.

Para isso é necessário envolver todos os membros da empresa.

O mundo vem passando por constantes mudanças que aumentam o conceito de qualidade das pessoas, fazendo com que as empresas tenham que se adaptar a essas mudanças com planejamento, flexibilidade e dinamismo.

Já no Sistema Fechado a empresa é indiferente ao que acontece no ambiente externo, não sendo influenciada e não influenciando o mesmo, há troca de informações, porém, ela não muda para se adaptar as alterações do ambiente.

Quadro Comparativo

SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

Inter relacionamento com o meio externo

Interdependência e responsabilidade compartilhada

Participação do grupo

Solução de conflitos por meio de negociação Inter relacionamento com o meio interno

Movimentos pré determinados

Comunicação e integração de informações dentro dos limites estabelecido

Capítulo II

Foi realizada uma pesquisa sobre Conceito de Inovação com um grupo de 20 funcionários da empresa Inventa, segue abaixo o relato das mesmas:

Para Douglas Junior de 41 anos, Diretor de IT, inovação é a única coisa que importa realmente para uma empresa, é o maior valor que a empresa pode ter. E inovação só vem de gente. Portanto a melhor aposta empresarial é investir em pessoas que tem a capacidade de inovar. Não adianta nada uma empresa com patrimônio enorme se não existir inovação naquilo que ela vende, tanto que as empresas aéreas estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com