TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Pesquisas Acadêmicas: ATPS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  4.723 Palavras (19 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 19

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

ATPS Comportamento Organizacional.

Adriele de Almeida Fogaça

Andreia de Almeida Fogaça

Emanuel Ferreira Bonfim

Luciane Cristina Teixeira

Simone da Silva

Vanessa Ribeiro

Echaporã-S.P

15/04/2013

Atividade Práticas Supervisionadas

Comportamento Organizacional

Professora: Gilmara Maria Lopes

Adriele de Almeida Fogaça-RA-420100

Andreia de Almeida Fogaça-RA-437091

Emanuel Ferreira Bonfim-RA-420153

Luciane Cristina Teixeira-RA-420193

Simone da Silva-RA-437121

Vanessa Ribeiro-RA-420259

Echaporã-S.P

15/04/2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 1ª Etapa – Conceitos de comportamento organizacional......................................5

2.2 2ª Etapa – Conceitos de inovação ........................................................................8

2.3 3ª Etapa – As principais características de uma equipe.......................................10

2.4 4ª Etapa – As concepções de eficiência e eficácia...............................................15

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................18 REFERÊNCIAS ...........................................................................................................19

1 INTRODUÇÃO

Sabemos que nos tempos de hoje, além de planejar, coordenar, organizar e controlar, o administrador deve estar atento à concorrência e as exigências de seus clientes, diante disso devemos ter habilidades humanas extremamente qualificadas.

Sabemos que o mercado está extremamente competitivo e exige que as pessoas estejam em constante inovação. Para que isso ocorra devemos estar sempre motivados e o ambiente de trabalho é uma propulsora para isso, pois um bom desempenho de nossas atividades faz com que permanecemos no mercado de trabalho.

Atualmente as empresas estão objetivando desenvolver melhor o ambiente de trabalho, pois foi observada a importância para o desenvolvimento das atividades de seus colaboradores, pois impacta diretamente em seus resultados, além de influenciar na opinião de qual empresa é melhor para se trabalhar e quando o clima organizacional leva o colaborador a um nível de satisfação, este sim nos levará a eficácia.

Porém, para o sucesso da organização, a escolha do líder é fundamental, pois ele que fará o clima organizacional fluir, ele está diretamente ligado aos indivíduos dentro da organização, deve ser influenciador e motivador, caso contrario a empresa irá de mal a pior.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Conceitos comportamento organizacional

1º Etapa

O estudo que investiga o impacto de grupos e indivíduos dentro das organizações é tido como comportamento organizacional, este esclarece o comportamento relacionado a cargo, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e gerenciamento.

“O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”. (PUGH,DEREK 1971)

“O comportamento organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade”. (IVANCEVICH, JOHN)

Comportamento organizacional - Princípios

Comportamento organizacional consiste no estado sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos e grupos nos ambientes das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absentismo e rotatividade e promover a cidadania organizacional.

ABSENTEÍSMO: é o mesmo que absentismo.

ABSENTÍSMO: Processo de exploração agrícola em que há um gerente ou feitor intermediário entre o cultivador e o proprietário ausente. (habito de não comparecer, estar ausente) Ex: absentismo escolar, absentismo laboral.

O fato é que o absenteísmo ou a ausência do colaborador no ambiente de trabalho provoca problemas como desorganização das atividades, queda na qualidade dos serviços prestados, limitação de desempenho e até mesmo obstáculos para os gestores.

Na opinião do escritor, economista e terapeuta comportamental Jamil Albuquerque, a maneira como a combinação de temperamentos dos funcionários influi nos resultados das empresas e no clima organizacional e pelo menos em partes do chefe. “cada gestor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com