TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Ensaios: ATPS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  5.294 Palavras (22 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 22

== Desafio de Comportamento Organizacional ==

- Primeiro desafio -

Etapa 1

Passo 1- A equipe.

Aluno: Ana Paula R. S. Andrade RA: 2304303914

Aluno: Alessandra da Silva Carlos RA: 2330422364

Aluno: Adelson Luiz Meurer RA: 2337454158

Aluno: Luciangelo Rossi Peloggia RA: 2322392439

Aluno: Diélen Souza RA: 2306325190

Aluno: Mayara Jéssica de Souza RA: 2322399321

Aluno: Fabio Magalhães de Souza RA: 2321390420

Passo 2- “Comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

Passo 3- Stephen P Robbin ele aborda temas como a globalização diversidade, modelo de eficácia, liderança e trata também sobre tópicos novos como personalidade proativa, organizações interconectadas, teoria dos eventos efetivos, fala também do fundamento do comportamento individual, valores, satisfação, atitudes com o trabalho, motivação.

O autor John Wagner lll aborda também a maioria dos temas do comportamento organizacional abordado por Stephen Robbin, mas a diferença maior é que ele fala do comportamento organizacional como sendo uma forma das organizações ganharem e sustentarem vantagem competitiva.

Fonte de consulta: autor: Stephen P Robbin, obra: Comportamento Organizacional.

Autor: John Wagner lll, obra: criando vantagem competitiva.

Passo 4-

Sistema Fechado Sistema Aberto

Não troca energia nem matéria com o ambiente Troca matéria e energia com o ambiente

Definido pelo conteúdo Definido pela forma

Objetos físicos Seres vivos, sociedades, empresas

Conserva matéria, energia Conserva ordem, informação, memória

Resistência passiva às mudanças Resistência ativa às mudanças

Entropia sempre aumenta Complexidade aumenta

Passo 5- Feita a leitura do site.

Passo 6- Estrutura definida pelo grupo.

Etapa 2

Passo 1- Equipe mantida.

Passo 2-

Resposta do entrevistado 1 - 50 anos.

É uma idéia nova, é uma tecnologia nova, é uma renovação.

Resposta do entrevistado 2 - 27anos.

Inovar vai alem da criatividade de criar, pensar e melhorar uma idéia.

Passo 3- Desde 1970, o tema da inovação tem atraído o interesse de pesquisadores, acadêmicos e empresários. Na última década, a inovação passou a ser reconhecida como um fator essencial para a competitividade das organizações e foi incluída em suas agendas estratégicas.

Vários estudos mostram uma forte correlação entre a inovação, capacidade empreendedora e o desenvolvimento econômico, produtividade e desempenho organizacional. Assim, torna-se imperativo que as organizações no século XXI, estejam preparadas para renovar seus produtos, serviços e processos, competências e desenhos organizacionais de forma contínua, a fim de garantir sua adaptabilidade e conseqüente sobrevivência no mercado por meio do desenvolvimento de uma competência – chave: o empreendedorismo corporativo inovador.

Neste início de século, as inovações organizacionais tornaram-se fatores qualificadores para competição, o que não significa menor atenção às questões de organização da produção e do trabalho. Hoje as questões que constituem a agenda estratégica das organizações passam pela consideração de decisões de terceirização, formação de parcerias e alianças estratégicas, reconcepção das cadeias de fornecimento e de atendimento. Nessas decisões estão presentes questões que envolvem redução de custos, aumento da flexibilidade e da capacidade de inovação. A redução de custos operacionais sempre foi prioridade, porém a necessidade de tomar decisões acertadas no que se refere

À flexibilidade e inovação tende a ser uma questão crítica para as organizações que vivem em ambientes de competição mais forte.

O tradicional dilema “comprar ou fazer” nunca foi mais atual, atingindo as atividades de manufatura e as de serviços. As empresas recorrem hoje tanto à terceirização de processos produtivos, como à externalização de processos administrativos e de geração de conhecimento, criando redes ou cadeias de organizações. Assim, muito da discussão atual focaliza o impacto que processos de terceirização e as diversas formas de constituição de redes podem ter sobre a manutenção da capacidade de inovação das empresas. Isso está ligado à gestão de conhecimentos, que é competência de indivíduos e de grupos, alocados numa ou mais organizações. A organização pode apoiar os indivíduos criativos ou proporcionar-lhes contextos para a criação do conhecimento.

Apesar de a inovação indicar um caminho seguro para obter vantagem competitiva sustentável e defender posições estratégicas no mercado, o seu sucesso não é garantido, e é imperativo que os gestores conheçam e compreendam a dinâmica dos processos da gestão da inovação dentro de suas organizações e realidades específicas.

As organizações estão inseridas em ambientes dinâmicos, de forma que a contínua inovação, sendo uma mudança benéfica para a organização, é fundamental para toda a manutenção do seu sucesso ao longo do tempo.

Não é por acaso que as mais conceituadas empresas e nível mundial (Nokia, Apple, Microsoft, Sony, Google) têm uma forte característica em comum: a inovação.

Existem vários tipos de inovação em empresas:

Inovação do produto é a introdução de um bem ou serviço novo, francamente

melhorado em relação à suas características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com