TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE TECNOLOGIA E GESTÃO

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.809 Palavras (16 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

UNIDADE DE SÃO LUÍS/MA-INSTITUTO ÍCARO (7207)

CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 2013/3

TECNOLOGIA EM GESTÃO

Amanda Oliveira, RA: 399215

Ana Lucia Diniz Silva, RA: 401367

Anderson Caíres, RA: 392127

Claudia Maria A. Silva, RA: 398177

Washington Luís P. de Araújo, RA: 389892

Tecnologia em Gestão

O desafio apresentado para avaliação na disciplina de Tecnologia em Gestão, do curso de Ciências Contábeis, modalidade EAD, da Universidade Anhanguera UNIDERP para obtenção de nota.

Profº Dr. Oderson Dias de Melo

SÃO LUÍS

22/06/2013

INTRODUÇÃO

Observa-se que a sobrevivência, crescimento e ordem de toda e qualquer empresa esta associada e depende altamente de um gerenciamento tecnológico bem estruturado. Se bem administradas, as tecnologias podem se tornar muito mais eficientes e eficazes em todos os processos e recursos utilizados além de aumentar sua visão para o futuro podendo prever possíveis inovações e assim estar à frente de seus concorrentes.

O fato de a gestão tecnológica estar diretamente ligada à produção diária de toda empresa faz com que muitas vezes não se observe nitidamente a importância da mesma no processo de inovação dentro da empresa. Sendo que, e através do gerenciamento da tecnologia nos diversos processos produtivos da empresa que se podem observar os desvios, involuntários ou provoca dos através de praticas diárias que conduzem ao processo na empresa, tecnologia é hoje um diferencial importantíssimo para o sucesso das empresas, visto ser esta, como o próprio nome diz representa algo novo e acima de tudo, que gera a necessidade de consumo do publico alvo ou daqueles envolvidos no processo. A empresa é detentora e introdutora de inovações, seja em produtos ou em tudo que envolva o processo, porem, o desenvolvimento tecnológico  não estão restritos as empresas, mas são produtos da coletividade.

Como as tecnologias são a geração de idéias e a implementação das mesmas, o processo de gerenciar essas idéias e essencial para o sucesso das mesmas. Gerenciamento tecnológico pode-se dizer que e a forma de administrar inovações tecnológicas dentro de qualquer empresa. Desta forma, Tecnologia e Inovação estão intimamente ligadas. Talvez por isso, atualmente não se desvincule o termo gestão tecnológica da inovação, utilizando-se na maior parte dos trabalhos a Gestão da inovação tecnológica. Para administrar as mesmas, existem varias praticas, técnicas ou ferramentas propostas, algumas descritas no levantamento teórico, com o objetivo de organizar e sistematizar o processo de Gestão Tecnológica (GT).

ETAPA 1        

A equipe escolheu o Grupo FC Oliveira por ser uma empresa Maranhense e por está passando pelo processo constante de mudanças organizacional ou de quebra de paradigmas.

O Grupo FC Oliveira, onde foi realizado este estudo de caso atua no ramo de produtos de limpeza é uma das maiores indústrias do estado do Maranhão, com 30 anos de mercado, tem cerca de 1.600 colaboradores e deve investir R$ 20 milhões em 2013, em sua linha de produção. Com o objetivo de fortalecer a economia local, o grupo já tem projetos para criação de fábricas, que consequentemente aumenta a geração de emprego. É essencial no desenvolvimento, e crescimento da sociedade, principalmente para o município de Codó, onde se encontra localizada.

Definir o que se entende por mudança organizacional e quebras de paradigmas. Explicar como uma empresa deve preparar-se para mudar sempre que necessário.

A mudança organizacional é um processo de modificar a ordem existente, com o intuito de melhorar a eficiência da empresa e o nível de seus objetivos. Com o surgimento de novas tecnologias, praticamente todas as empresas estão de alguma forma sempre mudando.

Em um processo de mudança dentro de uma organização é fundamental que, o agente designado para liderar essa mudança o gerente ou colaborador tenha conhecimento das ferramentas adequadas para determinar como essa mudança deve ser realizada, e ter habilidades para resolver problemas que vierem a surgir com essa mudança alem de saber influenciar as pessoas durante o processo mudança.
Os paradigmas são em essência as teorias dominantes num certo período, têm função normativa, pois postulam o que é ou não possível e estabelecem noções a respeito de como o mundo é constituído e do seu funcionamento. Convém lembrar que uma mudança, em geral, implica reajustar crença, incorporando novas perspectivas com base em um novo conhecimento adquirido e não, necessariamente, uma transformação radical.

É preciso que o administrador desenvolva competência paradigmática, permitindo que o mesmo veja os problemas por diferentes ângulos e que obtenha soluções criativas para eles. E fundamental que profissional possa apoiar em vez de dirigir e controlar sua equipe, estimulando e apoiando seus liderados.
E virtude dos últimos acontecimentos com avanço cada vez maior da tecnologia exige-se cada vez mais flexibilidade e agilidade por parte das organizações, esperam-se cada vez menores custos, e que a satisfação do cliente e lucratividade seja maior. A preparação de uma empresa para tais mudanças vem se apresentado como um grande desafio para os gestores, e preciso que ele confie cada vez mais no poder de delegar e liderar de seus colaboradores.

Características do Gestor Organizacional

O gestor organizacional deve desenvolver habilidades para compreender as mais diversas situações, tanto as que envolvem o ambiente interno quanto às do ambiente externo, para lidar com os paradoxos da economia em escala global, mesmo que suas ações estejam concentradas apenas e tão-somente no mercado nacional.

O dinamismo e os conhecimentos técnicos e conceituais também são características desejáveis, pois o gestor organizacional é responsável por criar e operacionalizar empresas e produtos sensíveis ao consumidor, bem como a cadeia de valor que envolve desde a entrada, transformação e saída, cuidando para que os fornecedores (insumos) sejam de qualidade e que os clientes fiquem satisfeitos com o produto e ou serviço final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (231.9 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com