TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Comportamento Organizacional

Monografias: ATPS De Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais compreender o comportamento de uma organização é um desafio necessário. Uma empresa não se constrói apenas de números, produção, balanços e patrimônio, mas do que uma organização se forma a partir dos líderes que a conduzem. O sucesso ou fracasso organizacional é o ser Humano, e estes não se comportam apenas como eles mesmos, mas também como membros dos grupos que estão inseridos. Por isso ao se investigar o impacto do comportamento dos indivíduos pode se compreender e intervir na dinâmica organizacional. Obtendo disto informações adequadas e em momento exato para tomarem decisões com eficácia e eficiência na qual levará o sucesso de uma empresa.

CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Acredita-se que comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano dentro das mais diversas organizações. Também se sabe que o comportamento organizacional pode ser variável dependendo do ambiente que o individuo se encontre. Um grande exemplo disso é que, o ser humano se comporta de uma maneira no seu local de trabalho, e dentro de sua casa tenho outro comportamento, comportando-se ainda de outra maneira totalmente diferente em uma festa ou em outro encontro com a sociedade. E assim é o ser humano que esta constantemente sofrendo influencia dos filtros condicionantes.

Segundo (Sampaio, Karla 2012) o comportamento organizacional tem o intuito de alcançar, produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e ao mesmo tempo promover a cidadania organizacional.

Para a autora comportamento organizacional nos exige que tenhamos propósitos como, explicação, previsão e controle:

*Explicação: identificamos o que levou a determinadas situações ou fatos.

*Previsão: estamos preparadas para ocasiões futuras e para os resultados finais que serão frutos de nossas ações passadas.

*Controle: apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento humano o qual é um integrante fundamental nas organizações.

Enfim vale lembrar que o comportamento organizacional está diretamente ligado a satisfação no trabalho e assim nos direcionando a eficiência e eficácia.

Quadro Comparativo

.

Autores Sistemas abertos Sistemas fechados

VASCONCELLOS Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Ex: chama. Sem input de matéria, mas com input de energia. Ex: termostato.

BERTALANFFY

Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.

O sistema fechado seria fechado aos inputs de matéria, mas seria aberto a inputs de energia, como no caso da biosfera ou de um ovo. E os sistemas abertos seriam abertos tanto a um quanto a outro tipo de input, como nos casos de uma chama ou de um organismo vivo (VASCONCELLOS, 2009, p.208).

Ainda a respeito dos sistemas abertos e fechados, Bertalanffy aborda o assunto, esclarecendo que sistemas fechados são aqueles considerados isolados do seu ambiente, como por exemplo, o movimento de um sistema planetário cujas posições dos planetas são determinadas por suas condições de tempo; e sistema abertos são aqueles que possuem, continuamente, fluxos de entrada e de saída e que se conservam “mediante a construção e a decomposição de componentes” (2008, p.64-65).

TOTAL DE ENTREVISTADOS 20 PESSOAS

Pessoas que trabalham com Inovação 70%

Pessoas que não trabalham com Inovação 25%

Não sabem o que significa 5%

Através da Pesquisa podemos observar que felizmente a maioria das pessoas, que foram entrevistadas trabalha com Inovação, pois, tudo o que é relacionado ao público em geram é bem aceito conforme o tipo de Inovação.

O Conceito de Inovação é bastante variado, dependendo muito de sua aplicação, de como ela pode ser explorada no dia a dia, com o sucesso de novas idéias.

A competitividade acirrada e as mudanças constantes em praticamente todos os setores são elementos presentes em todos os nichos de mercado na atualidade. Para enfrentar este ambiente desafiador, a inovação se faz necessária, já que por meio dela é possível reinventar seu negócio de modo a torná-lo mais competitivo e atraente para os clientes.

Porém, de que se trata efetivamente este tão falado conceito de inovação? Há muitas definições para o termo. Uma das mais marcantes veio de Ron Johnson, vice-presidente de varejo da Apple: “Inovação é a fantástica intersecção entre a imaginação de alguém a realidade”.

Ou seja, inovar vai além da criatividade, de pensar em coisas novas. Inovar é fazer coisas novas. Numa outra definição, inovação consiste na transformação de uma idéia em produto, serviço ou processo novo ou melhorado.

Atualmente é necessário a cada dia buscarmos meios pelos quais possamos nos adequar as mudanças e transformações e saber lidar com essas mudanças, é algo que precisa ter rapidez, percepção, e atitude porque lidar com situações imprevisíveis exige além de rapidez técnica e para isso é necessário fazer planos.

Os planos de mudança são atitudes, ações emergenciais, com o sentido de solucionar problemas, criar estratégias e atingir objetivos e metas para toda a organização.

Os líderes são os principais responsáveis por alcançar essas metas e objetivos porque lideram todo um grupo. E, portanto tem poder para influenciar pessoas e, suas atividades, ele têm o dever de criar caminhos para obter bons resultados.

Mas os líderes que são os responsáveis por gerar estes bons resultados, têm se mostrado a cada dia mais desmotivados e sem ação.

Segundo Juan Carlos Lara Cañizares (29-05-2006) o líder precisa incorporar comportamentos que fazem com que ele seja legitimado pelas pessoas como o guia da busca dos bons resultados.

Os erros mais freqüentes são a incapacidade do líder em influenciar pessoas, a incapacidade para negociar e a incapacidade pró-ativa em antecipar ameaças na mudança, a falta de uma liderança que se preocupa com a necessidade das pessoas, o bom

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com