TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Empreendedorismo

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.439 Palavras (10 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 10

Atividades Práticas Supervisionadas de Empreendedorismo

Etapa 1

Passo 1 (Individual)

Pesquisar na Internet e outros materiais disponíveis na biblioteca sobre o tema Identificação de uma oportunidade, realizando o fichamento das ideias centrais de cada material pesquisado. Não esquecer de que o material utilizado no decorrer do trabalho deverá ser devidamente referenciado.

Afinal, o que é uma oportunidade de negócio e como identificá-la? Questões sempre presentes entre os empreendedores e muito importantes para as empresas, a identificação e o aproveitamento de oportunidades são condições para entrada, sobrevivência e permanência no mercado. É no campo do pensamento que surgem muitas ideias e oportunidades, que também podem ser descobertas no mercado.

Há diferenças entre ideia e oportunidade de negócio. Uma ideia, mesmo sendo criativa, nem sempre representa uma oportunidade, por não poder ser realizada ou por não atender a uma necessidade humana.  Já a oportunidade é caracterizada por um conjunto de eventos, situações ou circunstâncias que permitem a geração de mudanças positivas na empresa, entre os clientes ou até na vida.

Para que isso ocorra, é fundamental levantar informações atualizadas e conhecer o mercado, tendências, necessidades e o que realmente faz diferença para o cliente. O domínio desse conhecimento terá como resposta a aceitação e valorização da nova empresa, de uma atividade, de um produto ou serviço. Não basta, portanto, sair por aí tendo ideias, para ter sucesso num novo empreendimento.

As oportunidades estão espalhadas por todos os cantos, camufladas nas imperfeições do mercado, no alto custo operacional, no mau atendimento, na baixa qualidade de produtos ou serviços, nos desejos e necessidades mal ou não satisfeitas, nos estados de humor e espírito dos consumidores, nas mudanças relativas à saúde, alimentação e lazer, nas tendências.

Uma ideia, uma opinião e uma experiência podem não ser, necessariamente, uma oportunidade, mas uma oportunidade depende sempre de uma boa ideia. Quem pretende empreender não pode cair de paraquedas num novo negócio, numa nova atividade ou serviço. Deve estar sempre atento às necessidades de seus clientes e, consequentemente, às verdadeiras oportunidades de empreendimento.

Passo 2

Reunir com o grupo e discutir quais os questionamentos a serem realizados para a identificação de uma oportunidade de negócio quanto ao desafio apresentado, o desenvolvimento de um Plano de Negócios de uma sorveteria.  

Algumas questões essenciais são abordadas por Dornelas (2012) no capítulo 03 do PLT da disciplina, sendo que podem ser utilizadas:

  1. Qual mercado ela atende?

O mercado de sorvetes no Brasil movimenta cerca de 2 bilhões por ano e é representado por 10 mil fabricantes, 90% de micro e pequenas empresas.

O sorvete vem ganhando status de um alimento que pode ser consumido em qualquer momento. Apesar do alto consumo no verão, os números ainda podem crescer muito, o setor de sorvetes no Brasil tem capacidade de atender durante o ano todo da mesma forma que atende no verão.

  1. Qual o retorno econômico que ela proporcionará?

Para saber o retorno econômico que a sorveteria trará é preciso saber qual será o capital investido, existem muitas variáveis para se chegar em um resultado sobre a questão de qual será esse retorno proporcionado com o investimento como: localização, capital a ser investido, impostos sobre os produtos ou até mesmo a franquia se caso nossa sorveteria fosse franqueada.

  1. Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio?

As vantagens competitivas podem ocorrer por meio de um menor custo de produção, de estruturas enxutas e de criatividade no processo de obtenção do produto, que , por fim, levam a um produto ou serviço de menor custo e, consequentemente a um menor preço para o consumidor final.

  1. Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio?

É preciso que seja escolhida uma boa equipe gerencial, uma equipe com formação eclética, multidisciplinar, com certeza vai ser um grande diferencial, pois será composta por colaboradores que possuem habilidades complementares, ou seja, de alguma forma eles sem completam.

  1. Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?

Existe uma série de perguntas que o empreendedor precisa responder para que possa ser identificado o grau de comprometimento que o empreendedor está praticando como:

Você está disposto a largar o emprego atual para encarar um desafio? Você se ve trabalhando nesse ramo de negócio? Essa é a oportunidade de sua vida? Sua família apoia essa iniciativa? Você está disposto a se desfazer de seus bens pessoais para investir nessa ideia?

Através de perguntas como essas saberemos até que ponto o empreendedor está comprometido como negócio.

Passo 3 (Equipe)

Realizar as análises prepostas no passo 02, por meio de pesquisa a sites específicos e informações locais disponíveis em Associações Comerciais e Industriais e Entidades Locais.

Análise de mercado

Existe um roteiro para a análise de mercado, conhecido como 3M’s que serve para auxiliar o empreendedor e analisar o potencial da oportunidade, tendo como referência a atual situação do mercado.

Os 3M’s são definidos como Demanda de Mercado, Tamanho e Estrutura de Mercado e Análise de Margem, dentro desses 3 tópicos existem vários questionamentos que o empreendedor deve responder para que a análise de mercado seja concluída com êxito.

Análise de retorno econômico

Quando se fala em ponto de equilíbrio, fluxo de caixa positivo e prazo de retorno de investimento, para muitos pequenos empresários, está se falando de conceitos muito complicados, mas não deveria ser desta forma.

Muitos pensam que fluxo de caixa é a mesma coisa que falar em lucro, o que está errado.

Existem muitos tipos de investimentos, alguns com retornos em um pequeno tempo que é o caso de uma empresa startup na internet, geralmente começa com investimentos mínimos e podem se tornar um grande sucesso. Por outro lado existem investimentos que demoram algum tempo ou até anos para que começar a render algum dinheiro, que é o caso de grandes franquias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (388 Kb)   docx (194.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com