TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTAO DA QUALIDADE

Monografias: ATPS GESTAO DA QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  2.084 Palavras (9 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DEFINIÇÕES DA QUALIDADE 4

3. O QUE É QUALIDADE? COMO SEU CONCEITO SE ALTEROU AO...................... LONGO DO TEMPO............................................... 4

4 O QUE É GESTÃO DA QUALIDADE E COMO FOI SUA......................................... EVOLUÇÃO.................................... 5

5. QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS “GURUS” DA QUALIDADE.............................. 5

6. OITOS PRINCIPIOS DA GESTAO DA QUALIDADE................................... .6

7. PDCA E SUA IMPORTANCIA................................... 7

8. O QUE É TQM E COMO O CICLO PDCA CONTRIBUI PARA UMA...................... MELHOR GESTÃO EM TQM.................................... 8

9. FERRAMENTAS DA QUALIDADE.................................... 9

10. ENTRE AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE, QUAIS AS MAIS......................... IMPORTANTE PELA EQUIPE.................................... 10

11. PROCESSO DE MELHORIA CONTINUA.................................... 10

12. CONCLUSÃO.................................... 11

13. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.................................... 12

1. INTRODUÇÃO

O trabalho em questão procura trazer para os alunos importância da utilização dos instrumentos facilitadores da gestão de qualidade e de seus indicadores e ferramentas da qualidade na resolução dos diversos problemas organizacionais. O desenvolvimento e implantação de sistemas contendo instrumentos de planejamento, execução, avaliação e controle são indispensáveis. Ao longo de nossa experiência, pudemos constatar, por exemplo, que Sistemas da Qualidade só conseguem atingir plenamente os resultados almejados quando sua implantação é acompanhada de medidas que incrementem a capacidade gerencial das empresas. Qualidade não é o objetivo e sim o resultado de um trabalho gerencial competente, participativo e pró-ativo.

2 – DEFINIÇÕES DA QUALIDADE

O desenvolvimento de técnicas e teorias da qualidade teve seu reconhecimento consolidado na década de 50, no período pós-guerra, com a disseminação das tabelas que formulam os planos de amostragem para a avaliação da qualidade por atributos e variáveis e os planos de amostragem para a produção contínua, através de autores conhecidos mundialmente como os "Gurus ou Notáveis da qualidade".

3 – O QUE É QUALIDADE? COMO SEU CONCEITO SE ALTEROU AO LONGO DO TEMPO?

A origem da gestão da qualidade se deu na Antiguidade, na época dos artesãos. Os artesãos acompanhavam o processo de confecção de seus artigos desde a aquisição e inspeção da matéria-prima até o pós - venda do produto acabado. Segundo entrevista do Professor Fernando Martinelli, o artesão era o principal responsável pelo controle, pela garantia e pelos processos de melhoria para o desenvolvimento de seu produto. Nos dias atuais, as empresas continuam fazendo o acompanhamento da qualidade de seus produtos/serviços, porém, através de ferramentas e metodologias desenvolvidas para esse fim.

O processo de produção nas empresas é planejado e sistematizado, diferente da época dos artesãos, onde o foco era o produto e não os processos. Os próprios artesãos inspecionavam os produtos acabados fabricados por eles mesmos sem qualquer intermediação, o que variava muito de acordo com as habilidades de cada artesão.

Já as empresas possuem métodos mais similares umas das outras para garantir a qualidade do que é produzido, para que o produto atinja um padrão que esteja dentro dos requisitos mínimos exigidos pelo mercado para o que foi desenvolvido. Hoje, diferentemente da era dos artesãos, com a abertura de mercado, existe uma grande oferta de produtos e serviços, tanto por parte de empresas nacionais quanto por produtos estrangeiros.

O mercado tornou-se mais exigente e gerou competitividade entre as empresas, que passaram a ser mais cobradas pelo consumidor em função da relação qualidade-preço.

4 – O QUE É GESTÃO DA QUALIDADE E COMO FOI SUA EVOLUÇÃO?

Com a Revolução Industrial, os produtos deixaram de ser customizados e passaram a ser fabricados em larga escala, através do uso de tecnologias desenvolvidas para essa finalidade. Os produtos passaram a atender a um padrão e surgiu a função de inspetor, encarregado de auferir a qualidade do produto.

5- QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS “GURUS” DA QUALIDADE?

Este são uns dos personagens que através de suas metodologias conseguiram transformar a Qualidade em algo mais objetivo, garantindo assim a sua definição clara.

- Walter Shewhart era um Físico, Engenheiro e Estatístico, Conhecido como o "pai do controle estatístico de qualidade". Foi consultor de várias organizações entre elas o departamento de guerra americano, as nações unidas e o governo indiano.

- Armand Feigenbaum graduado em Ciências pela faculdade Massachusetts, foi Diretor Mundial da GE, presidente da American Society for Quality Control (ASQC).Feigenbaum é considerado o “pai” da qualidade e afirma que esta é um trabalho de todos na organização, e que não é possível fabricar produtos de alta qualidade se o departamento de manufatura trabalha isolado. Segundo ele diferentes departamentos devem intervir nas parcelas do processo que resultam no produto, esta colaboração varia desde o projeto do produto ao controle pós-venda.

- William Edwards Deming graduado em estatistica Deming é amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão. Lá, a partir de 1950, ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com