TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTAO DA QUALIDADES

Artigo: ATPS GESTAO DA QUALIDADES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  2.652 Palavras (11 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera Uniderp Piracicaba

Administração – EAD

7º Semestre

ATPS

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS MO TRABALHO

Profª E.A.D: Prof. Me. Luís Fernando Crespo

Tutora a Distância: Vanessa Pereira Mendonça Freires

Alunas: Ariane Luiza Chiaranda – RA: 2330409266

Adriana Cristina G. Vendimiatti – RA: 2331064930

Celso Aparecido de Almeida – RA: 2333321447

Dayane Priscilla Carvalho – RA: 2348459592

Luciana Helena de Siqueira – RA: 2348459836

Piracicaba – 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

3. ANÁLISE DO FILME “AMOR SEM ESCALAS”. 8

4. SINOPSE 9

5. CONCLUSÃO 10

6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 11

1. INTRODUÇÃO

O discurso exposto pelo realismo aristotélico considerava o universo como ordenado por leis constantes e imutáveis. Essa ordem rege não só fenômenos naturais, mas também os de ordem política, moral ou estética. Alegando existir uma ciência “primeira” a metafísica, que estuda o ser e procura enunciar que essa ordem torna inteligíveis todos os fenômenos. Os homens tornam-se arquitetos construindo e tocadores de lira tangendo seus instrumentos. Da mesma forma, tornamo-nos justos praticando atos justos.

A ética, segundo Aristóteles, serve como condução do ser humano à felicidade, no sentido mais amplo da palavra. E em toda interação, na dinâmica do convívio social, que se possibilita transparecer os valores éticos e morais humanos, assim como o desenvolvimento destes.

Aristóteles acreditava que o exagero é motivador para a criação de conflitos com outros indivíduos ou com a sociedade, e enquanto tal pode afetar o nosso caráter, com isso os excessos prejudicam a imagem do homem social. E é na observação e reflexão de tais fatos que ira originar-se a doutrina do justo meio, onde a virtude intermédia pontos extremos, os vícios ou defeito de caráter. O comedimento, moderação, o afastamento do excedente vem para amparar a conduta virtuosa.

A virtude é uma disposição adquirida voluntariamente, consistindo, em relação a anos, em uma medida, pela razão conforme a conduta de um homem que age refletidamente. Ela consiste na medida justa entre dois extremos, um pelo excesso, outro pela falta.

A sociedade brasileira, nas ultimas décadas, vem sofrendo grandes alterações, principalmente se considerarmos o comportamento dos cidadãos, as crenças e os valores culturais. Modificações estas, que vêem deixando perplexo um número cada vez maior de seus indivíduos; no entanto, seria aceitável, ou melhor, seria consciente esta perplexidade, uma vez que esta transformação se não foi por ela motivada, não deixou de por ela ser aceita? Portanto, vive-se hoje em nosso país em uma imensa e profunda crise moral e ética.

O que falar a respeito dos sucessivos escândalos na política, que alcançam da mais baixa e da mais alta esfera dos cargos públicos? Da utilização de verbas publicas para interesses particulares e enriquecimentos ilícitos? O que dizer do cidadão que se diz indignado com a corrupção dos políticos, e, no entanto, em suas ações particulares age dentro da mesma lógica, por exemplo, furar fila em banco? Ou pagar propina para receber a carteira de motorista sem fazer qualquer teste? Comprar voto dos eleitores “inconscientes” ou”indecentes” por meio de programas assistencialistas? Assim como, vender a sua cidadania e perder a sua dignidade em prol de quantia irrisória e ou a obtenção de uma subsistência pelo menor esforço? Como exemplo dessa inversão temos: hoje interpretar a criminalidade como principal causa da exclusão social e da heterogeneidade na concentração de renda é entender apenas parte da dimensão desta realidade, devido a estas não serem causas e sim, conseqüências.

De forma ampla a ética é definida como explicitação teórica do fundamento ultimo do agir humano na busca do bem comum e da realização individual.

O exercício da profissão de administrador implica em compromisso moral com o individuo, cliente, empregador, organização e com a sociedade, impondo deveres e responsabilidades indelegáveis.

O código de ética profissional do administrador (CEPA) é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado em um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estimulo e parâmetro para que o administrador amplie sua capacidade de pensar,visualize seu papel e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. Definição de Ética Profissional.

Ética profissional é o cumprimento de todas as atividades da profissão em questão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo grupo com quem se trabalha, ela possui um conjunto de normas, formando as consciências profissionais, contribuindo para o bom relacionamento de trabalho entre os funcionários.

2.2. Ética Profissional.

Muito se fala de Ética, mas o que vem a ser Ética? Uma boa resposta que temos segundo o dicionário Aurélio é que: Ética é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto.

Já Aristóteles preferiu definir Ética como a ciência das condutas humanas, possibilitando ao homem a garantia da felicidade através de uma vida regida por virtudes morais e éticas. Então, ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com