TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTAO DE QUALIDADE

Artigos Científicos: ATPS GESTAO DE QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  2.067 Palavras (9 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera- UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso: Administração

Disciplina: Gestão da Qualidade

Creusa Guedes RA N° 2330300343

Jeneilma da Silva Moura RA N° 4303787076

Vanessa Mara S. Matias RA N° 5567138613

Tutora:Vanessa Pereira Mendonça Freires

São José dos Campos

2014

Etapa 01

Passo 02

O1) O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo ?

A gestão da qualidade total consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.

02) O que é gestão da Qualidade e como foi sua evolução ?

A gestão da qualidade total (em língua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.

A preocupação com a qualidade, no sentido mais amplo da palavra, começou com W.A. Shewhart, estatístico norte-americano que, já na década de 20, tinha um grande questionamento com a qualidade e com a variabilidade encontrada na produção de bens e serviços. Shewhart desenvolveu um sistema de mensuração dessas variabilidades que ficou conhecido como Controle Estatístico de Processo (CEP). Criou também o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Action), método essencial da gestão da qualidade, que ficou conhecido como Ciclo Deming da Qualidade.

Logo após a Segunda Guerra Mundial, o Japão se apresenta ao mundo literalmente destruído e precisando iniciar seu processo de reconstrução. W.E. Deming foi convidado pela Japanese Union of Scientists and Engineers ( JUSE ) para proferir palestras e treinar empresários e industriais sobre controle estatístico de processo e sobre gestão da qualidade. O Japão inicia, então, sua revolução gerencial silenciosa, que se contrapõe, em estilo, mas ocorre paralelamente, à revolução tecnológica “barulhenta” do Ocidente e chega a se confundir com uma revolução cultural. Essa mudança silenciosa de postura gerencial proporcionou ao Japão o sucesso de que desfruta até hoje como potência mundial.

03) Quais foram os principais “gurus” da qualidade ?

Walter ShewhartFoi um físico, engenheiro e estatístico estadunidense, conhecido como o "pai do controle estatístico de qualidade".

Foi consultor de várias organizações entre elas o departamento de guerra americano, as nações unidas e o governo indiano.

Ele também lecionou nas universidades de Harvard, Rutgers e Princeton. A contribuição mais importante de Shewhart tanto para a Estatística quanto para a indústria foi o desenvolvimento do Controle Estatístico de Qualidade. A idéia era incorporar o uso de vários aleatórias independentes e identicamente distribuídas.

O princípio geral por trás da idéia é que quando um processo está em estado de controle e seguindo uma distribuição particular com certos parâmetros o propósito é determinar quando o processo se afasta deste estado e as ações corretivas que devem ser tomadas.

Armand Feigenbaum

Armand FeigenbaumEm 1951, concluiu o doutorado em Ciências no Instituto Tecnológico de Massachusetts. Em 1958 foi nomeado diretor mundial de produção da GE e vice-presidente da American Society for Quality Control (ASQC). Em 1961 foi eleito presidente da ASQC. Em 1968 escreveu seu primeiro livro, que se tornou um best-seller e lhe conferiu notoriedade mundial, “Controle Total de Qualidade” . Neste mesmo ano fundou a General Systems , da qual é presidente.

Feigenbaum é considerado o “pai” da qualidade e afirma que esta é um trabalho de todos na organização, e que não é possível fabricar produtos de alta qualidade se o departamento de manufatura trabalha isolado. Segundo ele diferentes departamentos devem intervir nas parcelas do processo que resultam no produto, esta colaboração varia desde o projeto do produto ao controle pós-venda, para que assim não ocorram erros que prejudiquem a cadeia produtiva, causando finalmente problemas ao consumidor.

Feigenbaum é considerado o “pai” da qualidade e afirma que esta é um trabalho de todos na organização, e que não é possível fabricar produtos de alta qualidade se o departamento de manufatura trabalha isolado.

Segundo ele diferentes departamentos devem intervir nas parcelas do processo que resultam no produto, esta colaboração varia desde o projeto do produto ao controle pós-venda, para que assim não ocorram erros que prejudiquem a cadeia produtiva, causando finalmente problemas ao consumidor.

04) Quais são os oito princípios da Gestão da Qualidade?

Os oito princípios individualmente podem ser descritos como:

1) Foco no Cliente: uma organização depende de seus clientes e, portanto, precisa compreender as suas necessidades atuais e futuras. Não deve somente se estabelecer em atender aos requisitos do cliente, mas se esforçar em exceder as suas expectativas. Exceder expectativas significa ir além do desejo declarado do cliente e atender aquilo que ele ainda nem pensou em desejar, mas se torna seu desejo quando ele se depara com aquele atributo do produto ou serviço.

2) Liderança: Os líderes da empresa determinam, comunicam o propósito e direção da organização bem como moldam e fazem acontecer um ambiente interno de organização no qual o pessoal pode tornar-se totalmente envolvido em atingir aos objetivos da organização. E esse propósito é identificado pelo o pessoal da organização nas ações dos seus líderes, e isso é perene, evolui. As ações de uma empresa que pratica a liderança vão de encontro com o propósito da empresa e a impulsiona para atingir este propósito porque seu pessoal percebe e segue a liderança naquilo que pratica e que determina.

3) Envolvimento das Pessoas: As organizações são dependentes de seu pessoal e envolvimento completo possibilita que suas habilidades sejam utilizadas para o benefício da organização. O que significa que ações de gestão devem envolver não apenas os líderes, mas todo o pessoal, as pessoais devem estar envolvidas nos resultados e nos atendimento as metas. Envolver as pessoas significa que será necessário treinamento, participação do pessoal na resolução dos problemas.

4) Abordagem por Processo: Atividades e recursos gerenciados como um processo na busca de um resultado. As organizações atingem seus objetivos mais eficientes e eficazmente quando atividades são adequadamente municiadas de recursos e gerenciadas como um processo. Um processo exige uma entrada, aplicação de recursos e métodos para gerar uma saída, a saída é o produto do processo. Abordar as atividades da empresa divididas por processos, contribui para a rápida identificação das causas dos desvios e os estabelecimento de metas.

5) Abordagem sistêmica da gestão: uma organização irá aumentar sua eficiência e eficácia pela identificação, compreensão e gestão de processos inter-relacionados de um sistema que são projetados para atender a determinados objetivos. Identificar, entender e gerenciar os processos inter-relacionados como um sistema traduz a abordagem sistêmica da gestão. Um processo sempre fornece um serviço ou produto para outro processo, mesmo que seja um processo que acontece no cliente. Dentro de uma mesma empresa temos vários processos, então teremos também vários clientes e fornecedores para cada processo. Entender que esses processos devem estar inter-relacionados para que aconteça uma boa gestão é ter a abordagem sistêmica da gestão.

6) Melhoria Contínua: Objetivo permanente da organização. Melhoria contínua do seu desempenho. Um objetivo primário da organização é melhorar continuamente na busca da satisfação do cliente. A organização deve buscar ser hoje melhor que “ontem” e “amanhã” melhor que “hoje”.

7) Abordagem factual para tomada de decisões: decisões eficazes são baseadas em análise lógica e intuitiva de dados e informações. A organização que pratica este principio toma decisões eficazes, pois está baseada na análise de dados e informações. A direção da empresa não age impulsivamente, e sim de forma segura porque o faz baseado em dados e informações.

8) Relações mutuamente benéficas com fornecedores: A habilidade da organização em satisfazer as necessidades e expectativas de clientes é aumentada pelo relacionamento com seus fornecedores que são também beneficiados. Relação de benefícios mútuos aumenta a capacidade de ambos em agregar valor. A relação com o fornecedor deve ser de parceria, a chamada relação “ganha-ganha”, a empresa deve proporcionar ao fornecedor esta relação para que seja sustentável para o fornecedor fornecer seus produtos ou serviços para a empresa, para que o fornecedor permanece no mercado.

Etapa 02

Passo 02

Quadro 1 – Ciclo PDCA

CICLO PDCA

Elementos O que Significa? Qual a Finalidade?

Plan Planejar Analise do Processo

Do Executar Executar

Check Verificar Verificação do Processo

Act Agir Planejar, Ação

Passo 03

O que é TQM e como o Ciclo PDCA contribui para uma melhor gestão em TQM?

Total Quality Management" ou simplesmente "TQM" consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.

É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.

Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança. Um desenvolvimento posterior do conceito é o Seis Sigma.

O conceito do TQM foi sendo desenvolvido por numerosos consultores empresariais norte-americanos tais como W. Edwards Deming, Joseph M. Juran e Armand V. Feigenbaum . Em 1961, Feigenbaum definia o TQC como um sistema eficaz que integra o desenvolvimento da qualidade, a manutenção da qualidade e os esforços de melhoria da qualidade entre os diferentes setores da empresa, com o objetivo de criar produtos/serviços com o máximo de economia e a plena satisfação dos consumidores . Mas foi no Japão (onde Deming e Juran trabalharam após a Segunda Guerra Mundial) que a Qualidade Total tomou o formato que influenciou os empresários do mundo todo. Shigeru Mizuno publicou o livro Company-Wide Total Quality Control, publicado pela Asian Productivity Organization em 1988, que teve milhares de edições vendidas no mundo todo .

Etapa 03

Passo 02

Quadro 2 – Ferramentas de Planejamento da Qualidade

Ferramentas de Planejamento da Qualidade Principais Função

Diagrama de Afinidades Organização de Dados

Diagrama de Relações Apontar relações entre elementos

Diagrama de Arvore Identificar macro objetos e meios necessários

Diagrama de Matriz Estabelecer Prioridades

Diagrama Matriz de Priorização Observar a relação entre vários fatores

Diagrama Processo Decisório Identificar Problemas Potenciais no Processo

Diagrama de Atividades Planejar e acompanhar projetos com relação a prazos.

Passo 03

Entre as Ferramentas da Qualidade, quais as mais importantes identificadas pela equipe?

Para a nossa equipe todas as ferramentas são importantes mas o Diagrama de Setas é um dos mais Importante.

Etapa 04

Passo 03

A busca incessante por maior produtividade, melhoria da qualidade e redução de custos leva as organizações a reverem os seus processos constantemente sendo necessário utilizar práticas com melhores métodos ou inovar.

Para o LeanManufacture a metodologia que se emprega para alcançar melhorias no processo é o Kaizen – melhoramento contínuo onde a mudança ocorre de forma gradual e constante exigindo o envolvimento de todos e a orientação de esforços está voltada para as pessoas. Já a inovação requer pequenos ou grandes saltos com grande investimento por parte da organização e a orientação está voltada para a tecnologia.Essa afirmativa se confirma com a Equipe Griffo (1994, p.23) quando menciona que “existem dois tipos de aprimoramento:Kaizen – pequenos melhoramentos em esforços contínuos;Inovação – melhoramentos drásticos, com grandes investimentos e tecnologia e/ou equipamentos”.

Kaizen é:

MURI: eliminar a sobrecarga de trabalho;

MUDA: eliminar o desperdício de tempo, produtor, materiais, etc.

MURA: eliminar a irregularidade nas ações, atividades etc.

As principais características do Kaizen se resumem da seguinte maneira:

a) Foco nas pessoas;

b) Estímulo e incentivo às pessoas para buscarem melhores maneiras de desempenhar suas atividades;

c) Perspectiva a longo prazo;

d) Mudança comportamental;

e) Recompensas por disciplina, participação, administração do tempo, moral e comunicação.

Mondem (apud Santos;Mascaranha; Silva, 2008, p.38) descreve o Kaizencomo sendo o esforço para eliminar as perdas em quatro níveis de causa e efeito, a saber:

a) Perda primária: ocorre pelo excesso de elementos de capacidade de produção;

b) Perda secundária: ocorre pela superprodução quantitativa ou por antecipação;

Compreende-se que o Kaizen é orientado para as pessoas e que pessoas geram e transmitem conhecimentos. Há que se ater para a importância da gestão do conhecimento para a melhoria contínua de forma que as soluções surgidas com o Kaizen, sugeridas e implementadas por pessoas asseguraram o sucesso do processo produtivo.

Bibliografia

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado

http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/54930/os-8-principios-da-qualidade-isso-9001#ixzz3CwoSLMtt acessado 13 de setembro de 2014 11:30

http://www.qualidadebrasil.com.br/artigo/qualidade/kaizen_um_processo_de_melhoria_continua_nas_empresas acessado 13 de setembro de 2014 – 12:30

http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1340 acessado 13 de setembro de 2014

...

Baixar como  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »