TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Casos: ATPS PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 7

ANHANGUERA EDUCACIONAL

POLO SANTO ANASTÁCIO

ATPS – PSICOLOGIA DA EDUCACIONAL

SANTO ANASTACIO

SET/2013

Sumário

1 INTRODUÇÃO 2-3

2 FREUD E A EDUCAÇÃO 2-4

2.1 ASPECTOS RELEVANTES DA TEORIA DE FREUD 2-5

3 JEAND PIAGET 3-7

3.1 ASPECTOS RELEVANTES DA TEORIA DE PIAGET 3-8

4 HENRY WALLON 4-9

4.1 ASPECTOS RELEVANTES DA TEORIA DE WALLON 4-10

5 LEV VIGOTSKY 5-12

5.1 ASPECTOS RELEVANTES DA TEORIA DE LEV VIGOTSKY 5-13

6 RELATÓRIO FINAL 6-15

1 INTRODUÇÃO

De acordo com o estudo dos temas abordados, o grupo chegou as seguintes conclusões:

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano, as interações dos organismos com o seu ambiente. Dependendo do enfoque e conhecimento que está sendo utilizado, a psicologia pode ter vários conceitos, dentre eles: ciência que estuda os seres humanos e seus processos psíquicos.

Na pesquisa feita podemos relatar as contribuições de alguns teóricos clássicos da Psicologia da Educação.

Sendo estes Sigmund Freud, Jean Piaget,Henri Wallon e Lev S. Vigotski.

2 FREUD E A EDUCAÇÃO

Freud modificou a técnica catarse hipnótica pelo método psicanalítico que lhe mostrava tudo sobre o inconsciente do paciente.

Psicanálise usa como ferramenta para ajudar no tratamento para do paciente a transferência do paciente para o analista as pulsões negativas e positivas que fazem uma reestruturação da educação tida na infância dando um fim as experiências traumáticas.

Para Freud sem as emoções o ser humano não raciocina, através destas emoções pedem determinar nossos pensamentos e ações.

Todos os nossos desejos são armazenados no nosso inconsciente, e no consciente é aonde desenvolvemos uma função reguladora que define o que podemos ou não fazer diante das regras impostas pela sociedade.

Existem períodos de desenvolvimento do individuo que são muito importantes serem seguidos.

Primeiro é o período inicial ligado a fase oral, anal e fálica, o segundo período é ligado ao complexo de Édipo do qual a energia vital (libido) da criança fixa a atenção somente no genitor do sexo oposto no caso mãe e pai. Ultimo período é de latência desenvolvida na puberdade, direciona-se à definição da sexualidade.

Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida do ser humano, ou seja, acreditava que o interesse sexual se desenvolvia ainda na infância.

2.1 ASPECTOS RELEVANTES DA TEORIA DE FREUD

Freud largou a faculdade de direito, e foi cursar a medicina, pois nesta área mostrou interesse nas pesquisas sobre sistema nervoso, histórias, manifestações de desequilíbrio psicológico.

Freud, através do convívio com seus pacientes, elaborou sua teoria de psicanálise, fato interessante e importante pois nos revela em que ambiente a psicanálise surgiu, e o destino original de suas formações: A cura de pessoas que sofrem alterações de distúrbios psíquicas. Sigmund Freud, se dedicou a analisar a escola e o trabalho do professor, embora tenha abordado questões educacionais em alguns de seus escritos.

Em sua teoria sobre a estrutura da personalidade, Freud ajudou professores a conhecerem melhor seus alunos, com base na personalidade de cada criança.

Com relação à psicanálise, mostra que os fenômenos da sala de aula são mais humanos do que técnicos. Mostra como o professor deve abriu um caminho diferente e frutífero com seus alunos, o caminho da vivência “humanizadora”, da compreensão do outro, da busca de boas relações do indivíduo consigo mesmo e com os que o cercam.

“A sede do conhecimento parece ser inseparável da curiosidade sexual.”

Sigmund Freud

3 JEAN PIAGET

Para Piaget a construção de um novo conhecimento acontece quando o individuo age física ou mentalmente, provocando assim o desequilíbrio do conhecimento já adquirido. esse desequilíbrio é solucionado através de um processo de assimilação e acomodação do novo conhecimento. Assim que o equilíbrio está restabelecido, ele sofre outro desequilíbrio.

Segundo Piaget a ASSIMILAÇÃO é todo o processo de conhecimento e interação do individuo com o objeto,e a ACOMODAÇÃO é o domínio do indivíduo com o objeto.

Embora sua teoria propicie respostas pedagógicas, Piaget nunca se preocupava com o ensinar, e com o fazer.Para ele, o ideal da educação não é aprender ao máximo, o ideal para ele é aprender a desenvolver-se , e continuar a se desenvolver depois da escola.

Piaget também se pesquisou como o conhecimento era formado na mente de um indivíduo. Ele observou a forma que um recém-nascido passava do estado de não reconhecimento de seja individualidade frente o mundo que o cerca indo até a idade de adolescente de sua individualidade frente o mundo que o cerca indo até a idade de adolescentes, onde já temos o início de operação de raciocínio mais complexas.

3.1 ASPECTOS RELEVANTES DA TEORIA DE PIAGET

Criou o modelo “Piagetiano”, que trouxe contribuições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com