TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Psicologia

Monografias: Atps Psicologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1 – PÚBLICO ALVO

Educação Infantil

Turma de 25 alunos, na faixa etária de 4 á 5 anos.

Recursos disponíveis: quadro branco, painel com as letras do alfabeto e numerais, contos infantis.

Sala organizada em U, onde os alunos podem interagir entre si e com o professor.

A escola disponibiliza de biblioteca, munida de jornais, livros e revistas, entre outros materiais informativos, também possui um auditório com recurso audiovisual e possui sala de informática com equipamentos novos.

O tema da aula preparado é Parlenda.

O tema escolhido auxiliará o reconhecimento das letras de uma forma lúdica, onde haverá interação entre os alunos de diversas maneiras, incentivar os alunos a trabalhar em equipe.

A dinâmica da música causa entusiasmo nos alunos motivando o aprendizado.

TEMA DA AULA PARLENDA

O processo de desenvolvimento do ser humano se inicia com a construção do conhecimento, é necessário desenvolver um planejamento que proporcione um ensino dinâmico, promovendo a aprendizagem e avanços na leitura e escrita.

O tema da aula preparado é Parlenda, com a finalidade de entreter a criança, desenvolver a imaginação e criatividade.

O tema escolhido auxiliará o reconhecimento das letras de uma forma lúdica, onde haverá interação entre os alunos de diversas maneiras, inclusive incentivar os alunos a trabalhar em equipe e despertar o interesse para a leitura e escrita.

A parlenda cantada tem um conteúdo atraente com linguagem fácil de caráter infantil e ritmo simples, é constituída com canções tradicionais que possuem rimas e repetições que facilitam a memorização do texto.

ETAPA 2 – OBJETIVO EDUCACIONAL E CONTEÚDOS DE ENSINO

Na Didática Teórica, o planejamento é um recurso indispensável no processo de ensino-aprendizagem, onde se faz uma previsão de quais atividades serão desenvolvidas, analisando os conteúdos e todas as características dos procedimentos de ensino e recursos que será utilizado. Os professores muitas vezes nem participam deste planejamento, que é formulado por coordenadores.

Os professores recebem o planejamento de ensino e muitas vezes não é aquilo que esta de acordo com as necessidades dos alunos, sendo diferente a realidade que se encontra em sala de aula, é preciso que o professor faça uma pré-avaliação dos futuros alunos que vai lecionar, para poder desenvolver seu planejamento.

É oferecido ao professor o conteúdo elaborado pela coordenação, assim entende-se que a Didática Teórica não passa apenas de um conceito e sem significado, e sim mais um documento exigido pelo coordenador.

Na Didática Prática o educador executa o planejamento da coordenação escolar, mas faz também as modificações de acordo com a realidade sociocultural do aluno, que ele tem em sua sala de aula, esse planejamento poderá ser modificado para obter resultados concretos e significativos, oferecendo assim uma aprendizagem de acordo com a realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com