TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO ANHANGUERA

Casos: ATPS PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO ANHANGUERA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  2.777 Palavras (12 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA – 2º SEMESTRE

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

PÓLO ARAÇOIABA DA SERRA

23 DE SETEMBRO 2013

Universidade Anhanguera

Centro de Educação a Distância

LEIDEANE FERNANDA RAPOSO PAZ RA. 428732

PATRICIA REGINA GONÇALVES TELLES RA. 428773

SILVANA RIBEIRO FERNANDES RA. 428790

Semestre: 2º

Professora: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

Disciplina: Psicologia da Educação

Tutor Presencial: Regina Aparecida Ragazzi

Curso: Pedagogia

Período Letivo: 2/2013

ARAÇOIABA DA SERRA

23 DE SETEMBRO DE 2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................................04

SIGMUND FREUD..................................................................................................................05

JEAN PIAGET..........................................................................................................................07

HENRI WALLON....................................................................................................................09

LEV VYGOTSKY…………………………………………………………………………....11

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................................13

REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS...........................................................................................14

Introdução

A educação ao longo dos séculos vem evoluindo com bases nos estudos e pesquisas de grandes filósofos. Alguns pensadores e estudiosos da Psicologia, como forma de colaborar com o bem estar humano fundamentaram suas obras e estudos não somente no ramo da Psicologia más também da Pedagogia e na Educação e com isso revolucionaram os métodos e a visão de como transmitir o conhecimento desde então. A Psicologia da Educação estuda como os seres humanos aprendem em ambientes educativos, a eficácia das intervenções educativas, a aplicação da Psicologia no ensino e nas escolas. Nesta ATPS iremos citar alguns dos filósofos que tiveram grande importância nessas mudanças. Sigmund Freud- que desenvolveu a psicanálise, seus estudos eram voltados à mente humana e suas motivações. Jean Piaget- seus estudos eram voltados mais ao desenvolvimento das crianças, passou grande parte de sua vida observando-as. Henri Wallon- afirmava que a criança não utilizava somente o cérebro no aprendizado, mas também suas emoções. Lev Vygotsky- defendia a ideia do desenvolvimento potencial da criança, citou ferramentas que segundo ele, auxiliavam na aprendizagem. Segue abaixo um estudo mais detalhado de cada filósofo citado acima, um pouco da vida e teoria de cada um, e como cada uma contribuiu para melhorar a maneira de se educar.

Sigmund Freud

Sigmund Freud nasceu no ano de 1856 em Frieberg, território da Áustria que atualmente está anexado na Tchecoslováquia. Filho de família judaica, Freud aos 4 anos mudou-se para Viena onde passou parte de sua vida, vindo a falecer em Londres aos 82 anos. Dedicou-se aos estudos neurológicos desde cedo. Considerado o pai da psicanálise; seus estudos foram os primeiros a estudar sobre o inconsciente humano e suas motivações.

Após observar que determinadas doenças não se originavam necessariamente do sistema orgânico do indivíduo, ele considerou a possibilidade delas se originarem psicologicamente. Passou a usar em seus tratamentos um novo método: o de livre associação de ideias, em sequência a psicanálise.

A psicanálise, segundo Sigmund Freud é um método onde o paciente é analisado em vários aspectos como: uma conversa, comentário e até mesmo sinais dados pelo inconsciente.

Freud buscou inspiração na cultura Grega, pois a doutrina platônica com certeza o impressionou em seu curso de Filosofia. As partes da alma de Platão correspondem a divisão da psique em três partes: id (inconsciente), ego (consciente) e o superego (influências).

Id: a busca do prazer individual e é movido por ele. Nele não importa a realidade, há somente o desejo de satisfação.

Ego: não existe sem o id, retira forças do mesmo, é pelo ego que se sabe o que é ou não viável, ou seja, a que desejos do id devem ser satisfeitos.

Superego: valores que nos são ensinados desde criança através de recompensas e punições, que faz desenvolver o autocontrole, nossa consciência, o que nos repreende.

Em sua teoria, ele afirma que a sexualidade está presente no individuo desde o seu nascimento e que é dividida em várias fases, são elas:

Fase Oral: quando o desejo e o prazer localizam-se primordialmente na boca e na ingestão de alimentos e o prazer na sucção: o seio materno, a chupeta, a mamadeira os dedos, etc.

Fase anal: quando o desejo e o prazer se localizam primordialmente nas fezes, brincar com massas e com tintas, amassar barro ou argila, comer coisas cremosas.

Fase Fálica: quando o desejo e o prazer se localizam primordialmente nos órgãos genitais e nas partes do corpo que excitam tais órgãos. Nessa fase, para os meninos, a mãe é o objeto de desejo e do prazer; para as meninas, o pai.

Fase da Latência: quando a criança está em processo de aquisição de habilidades, valores morais e papéis culturalmente aceitos, transferindo assim o impulso sexual, para um segundo plano, devido a prática de outras atividades a leitura, a escrita, atividades artísticas; enfim é o período escolar, onde o impulso sexual é impedido de se manifestar devido aos papéis morais impostos pela educação.

Fase Genital: é quando o indivíduo domina todas as suas pulsões parciais pela genitalidade, seja com fins orgásticos, seja com fins de procriação.

Na Educação essas teorias tiveram contribuição no campo científico, se tornaram alvo de estudos e principalmente, graças às conclusões freudianas, o entendimento do funcionamento biológico dos seres humanos ficou mais completo devido a não separação entre o corpo e a mente.

Com essas teorias descobre-se que o ser humano se constrói aos poucos, com sua relação com o mundo, com forma como cada um interage com as pessoas. Constrói-se um jeito de ser único em cada sujeito.

O professor deve estar atento ao aluno, buscar conhecer sua realidade, o meio onde vive e observar a maneira de “ser” de cada um. Com os resultados obtidos de suas observações buscando realizar atividades que despertem o interesse do mesmo, focando eliminar suas dificuldades em determinadas disciplinas. Conseguindo assim obter uma melhor aprendizagem.

Jean Piaget

Jean Piaget nasceu em Neuchântel na Suíça em 1896 e morreu em 1980 aos 84 anos. Formou-se em biologia aos 23 anos especializou-se em psicologia evolutiva e no estudo da epistemologia genética.

Piaget nos ensinou que o ser humano aprende de acordo com os estímulos do meio em que se vive criando esquemas mentais que vão se aprimorando de acordo com suas experiências de vida.

Seus estudos contribuíram muito na área da educação embora sua intenção não tenha sido formular uma teoria especifica de aprendizagem. Com suas observações do desenvolvimento humano mais propriamente o desenvolvimento das crianças, ao observa-las brincando e registrar todas as palavras, ações e processos de raciocínio das mesmas. Ao ser pai ele aprofundou-se ainda mais em suas teorias, e se baseou em estudos e observações de seus filhos, realizados junto com sua esposa Valentine.

Aspectos relevantes da teoria de Piaget para, se pensar a aplicação da psicologia na educação.

1º A relação de interdependência entre o homem e o objeto do conhecimento

Piaget procurou mostrar que o conhecimento não procede nem de experiência única dos objetos, nem de uma programação inata pré-formada no sujeito, mas, de construções sucessivas com elaborações constantes de estruturas novas, quer dizer que o ser humano tem origem biológica que é intensificada pelos incentivos que recebe do meio que se está inserido.

2º O processo de equilíbrio: a marcha do organismo em busca do pensamento lógico

Piaget se preocupou em desvendar os mecanismos processuais do pensamento do homem, desde o início da sua vida até a idade adulta. Nesse sentido, a compreensão dos mecanismos de constituição do conhecimento, em seu ponto de vista, equivale à compreensão dos mecanismos envolvidos na formação do pensamento lógico, matemático.

A lógica representa para ele a forma final do equilíbrio das ações. Ela é 'um sistema de operações, isto é, de ações que se tornaram reversíveis e passíveis de serem compostas entre si. A lógica matemática completa o enigma básico a ser desvendado.

3º Piaget identificou que a criança passa por quatro estágios de desenvolvimento mental:

* Estágio Sensório motor - desde o nascimento até os 2 anos adquiri a capacidade de administrar seus reflexos básicos para ação prazerosa, período de percepção pela boca.

* Estágio pré-operatório - dos 2 aos 7 anos dominação da linguagem e representação do mundo por meio de símbolos, continuando egocêntrica, não sendo capaz de colocar-se no lugar de outra pessoa.

* Estágio operatório concreto - dos 7 ao 11 anos desenvolve operação concreta discrimina objetos por meio de assimilação e diferença conceituando tempo e numero

* Estágio operatório formal - aos 12 anos estágio da operação formal, fase que marca a entrada na vida adulta passando a ter domínio do pensamento lógico e dedutivo.

As teorias de Jean Piaget contribuíram para a construção da Teoria Pedagógica fundada no estudo da evolução do pensamento até a adolescência, as mesmas teorias procuram entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo.

Ele afirma que todos os indivíduos passam por essas 4 fases na mesma sequência, porem o inicio e o término de cada uma delas pode variar de acordo com os estímulos e do ambiente em que se vive . Ao educador cabe identificar os aspectos e as fases e procurar desenvolver trabalhos que estimule a construção do conhecimento da criança e do adolescente.

Henri Wallon

Henri Paul Hyacinthe Wallon nasceu em Paris, na França em 1879, morreu em Paris em 1962 aos 83 anos. Graduou-se em medicina, psicologia e filosofia. Atuou como médico na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ajudando a cuidar de pessoas com distúrbios psiquiátricos. Em 1925, criou um laboratório de psicologia biológica da criança.

Wallon era apaixonado pela educação e também pela política, seu principal estudo foi no conhecimento da criança, sua infância e suas fases de desenvolvimento. Ele afirmava que a criança em sala de aula não usaria apenas o cérebro como uma ferramenta do aprender, mas também suas emoções e afetividade totalizando no processo de aprendizagem.

Wallon foi o primeiro a pensar dessa forma, a levar não só o corpo da criança, mas também suas emoções e sentimentos para a sala de aula, ele resume sua ideia em quatro elementos que segundo Wallon se comunicam dentro de um ciclo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa.

*Afetividade: São transformações de sentimentos, pensamentos e emoções, que pode alterar até a respiração e batimentos cardíacos da criança, são momentos que ajudam a conhecer melhor a si mesmo. A afetividade é muito importante no processo do desenvolvimento do ser humano, é um conjunto de sentimentos que terá importante função da criança com o meio.

*Movimento: São gestos, manifestações daquilo que pensa o individuo. Wallom acredita que a criança deve ter mais liberdade de se manifestar, considera isso muito importante, em estudos com crianças de 6 e 9 anos de idade,ele concluiu que o desenvolvimento da inteligência se contrói da realidade (cultura, sociedade) e aquilo que se pensa (sonhos,fantasia) dois mundos diferentes que se misturam ,e é ai que a inteligência ganha força ,nesses conflitos que a evolução acontece na criança ,essa misturas de ideias num mesmo plano,são muito comuns e fazem parte do desenvolvimento intelectual.

*O eu como pessoa: A construção do eu se da numa dependência do outro como referência, na fase de três anos de idade a criança começa a fazer descobertas sobre si mesmo, através de da negação do outro (pais, irmãos, professores). Nessa fase a criança tende a fazer chantagens, agressões, jogar objetos no chão e a imitar o outro, até conseguir aquilo que realmente quer.

Sua teoria é um desafio para pais, professores e escolas, ele diz que a escola deve propor uma formação intelectual, afetiva e social para a criança, ele afirma também que nunca se pode reprovar um aluno, pois para ele isso significa expulsar, negar o aluno do ensino.

Wallon teve grande presença e contribuiu bastante na educação, fez polêmica em sua época com suas teorias, sua preocupação não era em desenvolver um plano de ensino pedagógico, mas sim explicar os aspectos psicológicos do desenvolvimento da criança. Ao longo do tempo seus estudos foram sendo incorporado ao projeto da reforma de ensino langevin-wallon, com rápido efeito se transformou numa espécie de bíblia para estudiosos e professores.

Nessa reforma de ensino ele fala que a escola deve estar pronta para suprindo Necessidades que a criança passa em cada fase do desenvolvimento, o professor não pode se colocar como exclusivo e único por transmitir o saber, a educação deve atender a formação integral do aluno e a estruturação da sociedade, para prepara-lo para a vida social, ele diz ainda que para a preparação do indivíduo na sociedade é preciso ter um modelo novo da sociedade que exige uma posição política. Wallon teve uma vida produtiva, dedicada ao estudo da psicologia e novos métodos pedagógicos.

Lev Vygotsky

Lev Semenovitch Vygotsky nasceu em 1896 em Orsha, pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia e morreu em 1934 aos 38 anos. Seus pais eram de uma família judaica culta e com boas condições econômicas, o que permitiu a Vygotsky uma formação sólida. Foi um psicólogo bielo-russo, cujo seus estudos sobre o desenvolvimento do intelecto foi determinante para a pedagogia.

Em sua teoria socioconstrutivista, os pontos mais relevantes para a educação são: zona de desenvolvimento proximal, aprendizagem mediada e linguagem verbal.

A zona de desenvolvimento proximal é a relação do desenvolvimento real da criança tudo o que ela consegue realizar sem ajuda com o desenvolvimento potencial da mesma tudo o que ela consegue realizar com o auxílio de um adulto.

Como Vygotsky afirmava as atividades que a criança consegue realizar hoje com o auxílio, amanhã ela conseguirá fazê-la sozinha.

Na aprendizagem mediada, ele afirma que em tudo o que a criança aprende há sempre um elo que da a ligação à aprendizagem, ex: entre a criança e o conhecimento há o professor.

Ao formular o conceito da zona proximal, Vygotsky mostrou que o bom ensino é aquele que estimula a criança a atingir o nível de compreensão e habilidade que ainda não dominam completamente.

Nesse tipo de aprendizagem Vygotsky afirmava que havia dois tipos de elementos para auxiliar a criança na aprendizagem: os signos e os instrumentos.

Signos - são símbolos, números, recordação, linguagem (que é uma parte muito importante).

Instrumentos – é o que se usa para realizar determinada atividade como, por exemplo, o lápis, caneta, etc.

E por último, mas não menos importante e o pensamente verbal, que para ele se divide em duas partes: no nosso entendimento de determinada palavra e no sentimento em que ela nos inspira.

Suas teorias foram de grande importância para a educação, pois ela diz para o professor não deter pelo que o aluno consegue realizar, mas sim pelo que ele consegue realizar com a sua ajuda, adiantando assim um desenvolvimento real. Afirma também que o professor tem um papel importantíssimo como mediador no aprendizado de seus alunos.

.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Através da pesquisa para a realização dessa Atps sobre esses teóricos importantes acrescentou muito em nosso conhecimento. A obra de Freud, no início centrado na terapia de doenças emocionais, também contribui muito na área social e pedagógica, pois educar tem uma relação muito próxima com o desenvolvimento humano, em especial ao psíquico. Através de suas reflexões, entendemos como futuros educadores como se processa em nossos educandos o desenvolvimento emocional e mental, pois o ser humano se constrói de razão e emoção. A teoria de Henri Wallon ainda é um desafio para muitos pais, escolas e professores. Sua obra faz uma resistência aos métodos pedagógicos tradicionais. Numa época de crises, guerras, separações e individualismo como a nossa, não seria algo para se pensar em colocar em prática nas escolas ideias mais humanistas, que valorizem desde cedo à importância das emoções. Jean Piaget foi o fundador do construtivismo, fez a definição como a teoria do desenvolvimento através da interação com o meio. Ele procurou determinar as formas do conhecimento desde a forma mais simples até atingir níveis superiores, chegando à área científica. Lev Vygotsky nos aponta que temos uma zona de desenvolvimento real, composta por conceitos que já dominamos. Muitas vezes expressas em fase de maturação, de desenvolvimento, e teorias que descrevem mudanças de habilidades mentais (cognição), papeis sociais, morais, raciocínio e crença sobre a natureza do conhecimento. A Psicologia não pode ver o ser humano como um objeto, como um ser distante, na verdade o ser humano é um ser complexo, eles têm muitas formas de abordagem, ele é multideterminado, ele recebe influências externas, ele tem a sua própria constituição interna, ele tem os aspectos biológicos, físicos, hereditários, genéticos, enfim o ser humano não é simples de compreender.

REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS

• URL: <http://educacao.uol.com.br/biografias/sigmund-freud.jhtm>. Acesso em: 10 de Set. de 2013.

• URL:<http://www2.marilia.unesp.br/recistas/index.php/ric/article/viewFile/220/192>. Acesso em: 10 de Set. de 2013.

• URL:<http://geniosmundiais.blogospot.com.br/2006/01/biografia-de-sigmund-freud.html>. Acesso em 10 de Set. de 2013.

• URL:<http://educarparacrescer.abril.com.br/pensadores-da-educacao/>. Acesso em: 12 de Set. de 2013.

• URL:<http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=004>. Acesso em: 12 de Set. de 2013.

• URL:<http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm>. Acesso em: 12 de Set. de 2013.

• URL:<http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/henri-wallon-307886.shtml>. Acesso em: 14 de Set. de 2013.

• URL:<http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=009>. Acesso em: 14 de Set. de 2013.

• URL:<www.andep.org.br/reunioes/24/T2071149960279.doc>. Acesso em 14 de Set. de 2013.

• URL:<http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/lev-vygotsky-teorico-423354.shtml> Acesso em 17 de Set. de 2013.

• URL:<http://www.portaleeducacao.com.br/pedagogia/artigos/3820/desenvolvimento-psicologico-segundo-vygotsky-papel-da-educacao-1>. Acesso em 17 de Set. de 2013.

• URL:<http://www.vygotsky.net/>. Acesso em 17 de Set. de 2013.

...

Baixar como  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »