TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Planejamento e Controle de Produção

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.630 Palavras (19 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

ATPS: Planejamento e Controle de Produção

Etapas 1, 2, 3,4

Fabio Soares Pontes                                                         RA: 8075851144

Juliana Aparecida                                                                 RA: 8489215782

Leonardo                                                                         RA: 8091901350

Luciano                                                                         RA: 8407132166

Rafael A. Cardoso                                                                 RA: 8409159615

Solange                                                                         RA: 9902000641

Lucas Braz                                                                        RA: 8414996159

Sorocaba, junho de 2015

[pic 2]

ATPS: Programação e Controle de Produção

Trabalho para a disciplina de Técnicas de Negociações apresentado ao curso de Tecnologia em Logística na Faculdade Anhanguera Educacional.

Professor: Carlos Roberto Campos

Sorocaba, junho de 2015

Sumário

  1. CapaPag. 1,2
  2. Sumariopag. 3
  3. IntroduçãoPag. 4
  4. ResumoPag. 4
  5. Planejamento e Controle de ProduçãoPag. 4, 5,6  
  6. Programação da ProduçãoPag. 7,8  
  7. Controle da ProduçãoPag. 8, 9, 10,11
  8. Controle de EstoquesPag. 11, 12, 13, 14, 15,16
  9. Considerações FinaisPag. 16,17
  10. ConclusãoPag. 17
  11. Referências BibliográficasPag. 17

  1. Introdução

Vivemos em um ambiente de grande competição, com a globalização obrigando as organizações a serem cada vez mais ágeis nas tomadas de decisões em seu ramo de atuação. 
Esta agilidade só será possível se a organização possuir um sistema interligado de informações interdependentes de seus diversos departamentos, para que o resultado final almejando seja alçando.

Dentre as diversas áreas da organização, a Logística merece um tratamento diferenciado, considerando a posição estratégica da mesma e sua ampla relacionamento com demais setores. Faria e Costa (2005), destacam que “é de extrema importância mensurar os fatores logísticos de sucesso que estão vinculados ao plano estratégico da organização, pois o desempenho econômico-financeiro da Logística que está além do nível de custo afeta positivamente o negócio”.

  1. Resumo

No cenário econômico atual, marcado pela globalização e pela alta competitividade em que vivemos, toda área de uma determinada organização tem a sua importância, pois não pode haver nenhum desperdício ou perda financeira. Há, porém uma área que, devido ao seu amplo campo de atuação, tanto interno quanto externo à organização, destaca-se por sua relevância. Esta área ou departamento é a Logística, que será o foco deste artigo, tendo em vista sua vasta área de abrangência, desde o momento da busca de um determinado componente para a produção até a entrega do produto final acabado, passando pelo controle físico destes insumos ou produtos acabados.

  1. Planejamento e Controle da Produção (PCP)

Para começamos de falar de Planejamento e Controle de Produção, devemos primeiramente entender o seu significando geral.

O planejamento e o momento que se deve analisar o que fazer qual o produto desejado, como fazer quais são as matérias-primas e matérias necessárias, quem vai fazer definir os profissionais e sua responsabilidade, as maquinas e equipamentos, onde fazer, qual local apropriado e dentro das normas. Também monitora e controla o desempenho da produção em relação ao que foi planejado, corrigindo eventuais desvios ou erros que possam surgir. Atuando antes, durante e depois do processo de produção, assegurando a obtenção da máxima eficiência e eficácia do processo e produção da empresa verificando a capacidade de produção e MP (Matéria - prima).

O PCP traça passos bem definidos em todo o processo produtivo resultando o nível de satisfatório. Com todas as análises feitas no planejamento e possível produzir a quantidades necessárias, eliminando estoques desnecessários e entrega.

As funções do PCP de maneira geral são:

  • Definição das quantidades a serem produzidas;
  • Gestão de estoques de matéria-prima e insumos;
  • Emissão das ordens de fabricação
  • Programação e controle de fabricação de produção;
  • Movimentação das ordens de fabricação da produção;
  • Controle e acompanhamento da produção;

Planejar é entender como a consideração conjunta da situação presente e da visão do futuro influencia as decisões tomadas no presente para que se atinjam determinados objetivos no futuro. Assim sendo, para que se tenha um bom processo de planejamento, deve-se ter uma visão adequada do futuro, de acordo com a eficácia dos estudos relacionados às simulações dos processos de fabricação. 
Para que, em casos de imprevistos, as decisões possam ser tomadas de maneiras rápidas e corretas, é de fundamental importância que se tenha um bom processo de planejamento em funcionamento, o qual possa informar com a máxima clareza os objetivos que se pretendam atingir.

Segundo o Chiavenato (2004) o PCP se baseia em princípios fundamentais e não em leis, os princípios que regem o planejamento são;

  • Princípio da definição do objetivo: os objetivos devem ser definidos de forma clara e coerente, para que o planejamento seja adequado alcançando o objetivo.
  • Princípio da flexibilidade do planejamento: o planejamento dever ser flexível e elástico a fim de poder se adaptar a situações imprevistas.

[pic 3]

Figura 1 – Cadeia de Suprimento

[pic 4]

Figura 2

  1. Programação da Produção.

A programação da produção é a segunda etapa do PPCP e aborda o planejamento de curto prazo, pois a primeira etapa do PPCP o planejamento demanda muito tempo, portanto a programação da produção vai por em prática a execução do plano, detalhando o que deve ser feito no dia-a-dia da organização

Os principais objetivos da programação da produção são: comandar e interagir com todas as áreas envolvidas no processo produtivo da organização, garantir a entrega dos produtos prontos aos clientes nos prazos previstos, garantir que não faltem matérias-primas pelas unidades envolvidas no processo produtivo, distribuir as tarefas de trabalho proporcionalmente entre as unidades produtivas para que não comprometa a eficiência e eficácia da produção e estabelecer por meio de ordens de produção, padrões de controle para que o desempenho seja continuamente monitorado, avaliado e melhorado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (297.4 Kb)   docx (115.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com