TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - RECURSOS HUMANOS

Dissertações: ATPS - RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 5

Como Fazer um PIM- Projeto Integrado Multidisciplinar

Na Universidade Paulista- UNIP os alunos dos Cursos Superiores de Tecnologia tais como Processos Gerenciais, Gestão Financeira, Tecnologia da Informação, Gestão de Recursos Humanos, etc, além do TCC ao final do curso precisam entregar trabalhos periódicos de acordo com o as normas da ABNT.

Cada Universidade dá um nome diferente a este projeto que engloba as matérias do semestre ou bimestre dependendo do curso. Na Universidade Paulista o Projeto Integrado Multidisciplinar é chamado de PIM e para os alunos que precisarão passar por essa experiência para obterem seus diplomas, deixo algumas dicas para fazer o PIM- Projeto Integrado Multidisciplinar.

1º Passo: Encontrar um Grupo Comprometido

É extremamente difícil encontrar em sua turma pessoas que estejam comprometidas com o curso superior, principalmente no 1º período onde a maioria dos calouros acha que faculdade é festa e bagunça. Caso não encontre outros graduandos comprometidos, faça o trabalho sozinho. Vai ser mais complexo, mas antes só do que mal acompanhado.

2º Passo: Estudar as matérias que serão intercaladas no PIM

O PIM- Projeto Integrado Multidisciplinar que será apresentado como exemplo, obteve nota máxima no Curso Superior de Gestão em Recursos Humanos e abrange as disciplinas: Gerenciamento de Pessoas, Suprimento de Mão de Obra e Dinâmica das Relações Interpessoais. É apenas um exemplo para auxiliar. O PIM que será apresentado contém apenas os itens obrigatórios pela ABNT na formatação do Projeto. A cópia pode ocasionar em plágio e consequentemente reprova no PIM se o seu professor conhecer esse artigo na internet. No meu caso, eu organizava os textos dos meus PIMs de acordo com o que eu anotava enquanto o professor explicava na aula. #ficaadica

3º Passo: Conhecer a Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT e saber aplicá-la ao Word

Para esse passo especificamente consulte o Blog do Emmanuel Cassio Oliveira de Souza, que explica direitinho como aplicar as Normas da ABNT no seu trabalho. Eu aprendi com ele que também se formou em Administração/Gestão.

4º Passo: Capa

Na capa identifique conforme solicitado pela ABNT a Universidade, localização, tipo do trabalho acadêmico, bem como nome da empresa analisada. Nos PIMs o aluno precisará realizar juntamente com seu grupo uma visita técnica à certa empresa para conhecer os pontos desenvolvidos no Projeto Integrado Multidisciplinar. (Capa – nome(s) do(s) autor(es), título e subtítulo, local e ano de depósito).

5º Passo: Contra Capa ou Folha de Rosto

É semelhante a capa, mas acrescenta identificação do grupo, Curso, Registro Acadêmico

(RA) dos alunos do grupo, ano e Campus Universitário.

6º Passo: Resumo do trabalho e Resumo em idioma estrangeiro

O Resumo deve conter as principais características do seu Projeto Integrado Multidisciplinar e ser formatado em parágrafo único. Além da página do Resumo em português o grupo deve dedicar mais uma página (posterior) com o mesmo Resumo traduzido em inglês ou espanhol. Para isso utilize um consultor fluente no idioma selecionado ou consiga auxílio com o Google Tradutor. No caso do Google Tradutor o aluno terá que ir traduzindo frase a frase, pois se copiar e colar o texto todo, o Tradutor pode se desvencilhar do sentido. No final dos dois resumos devem ser mencionadas três palavras- chaves.

7º Passo: Sumário

O Sumário deve conter todo os títulos e subtítulos do trabalho e as respectivas páginas a serem encontradas. O Word consegue posicionar todos os capítulos e demais destaques do trabalho sozinho, mas isso renderá algumas horas de atenção (vídeo aula sobre como formatar um sumário automático no Word). Se quiser verificar como fazer sumário com link direto no Word consulte o Blog do Emmanuel Cassio Oliveira de Souza. Caso deseje realizar um sumário dentro das normas da ABNT, porém mais simples, utilize o meu exemplo abaixo.

8º Introdução

Elabore

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com