TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administracao de Recursos Humanos Etapas 1 e 2

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.665 Palavras (11 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 11

Etapa 1

Passo 3

Quando falamos em Gestão de Pessoas, creio que a denominação seja autoexplicativa, ou seja, significa no sentido literal, gerir pessoas, administrar relacionamentos e conflitos, intermediar os interesses das partes envolvidas, de modo que o objetivo final da organização seja atingido com a eficácia esperada, sem perda de tempo ou desgastes desnecessários. O termo Gestão de Pessoas, em um contexto atual, é entendido como a administração das pessoas que colaboram para o atingimento das metas, significa, em resumo, gerir o relacionamento entre empregador e empregado, ou melhor dizendo, empregador e colaborador.

No contexto histórico, nem sempre foi assim. No período da Revolução Industrial, onde o capitalismo atingia o seu auge e as fábricas buscavam dia após dia a automatização dos processos, a fim de, entre outras coisas, aumentar a produtividade, reduzir custo, atender a demanda e superar a concorrência, o modelo da gestão de pessoas não era nem de longe prioridade. Com a crise de 1929, o desemprego atingiu índices nunca antes presenciados e a economia despencou, o que girava num ciclo vicioso, pois uma vez que as pessoas não tinham emprego, não havia mercado consumidor e sem haver consumo, não haveria geração de empregos. Para escapar da crise, em 1932, um novo plano denominado New Deal mudou os cursos da economia. A prioridade do plano era combater o desemprego e as principais medidas adotadas foram estabelecer um controle sobre a produção, redução da semana de trabalho e realização de inúmeras obras publicas, que absorviam a mão-de-obra ociosa. Durante todo esse período o movimento operário crescia consideravelmente e em 6 anos (de 1934 a 1940), estiveram em greve mais de 8 milhões de trabalhadores. Pressionado pela mobilização operária, o Congresso aprovou uma lei que reconhecia o direito de associação dos trabalhadores e de celebração de contratos coletivos de trabalho com os empresários. Em resumo, no modelo anterior a Gestão de Pessoas visava puramente os interesses dos empresários, enquanto a classe operária era submetida a grande carga de trabalho, sem muitos direitos, benefícios, méritos e outros. Eram vistos como ferramentas de produção.

Voltando aos tempos atuais, sabemos que muito tem mudado o conceito sobre o assunto. Enquanto que no modelo anterior o cliente era visado como o responsável numero 1 pelo sucesso ou  fracasso do negócio, no modelo atual, não menos importante é o cliente, no entanto, já vemos o funcionário não só como mão-de-obra, mas como colaborador na busca pelos objetivos e como bem imprescindível para o sucesso da organização. A visão atual sobre a gestão das pessoas é justamente a seleção, valorização, retenção, motivação dos talentos. Não só o funcionário ganha com isso (benefícios, motivação, qualidade de vida, etc), mas também a organização, sendo na redução de custo com treinamento ou desligamento, na qualidade dos produtos/serviços, na competitividade, na imagem perante o mercado, etc.

Fazendo um comparativo entre a Moderna Gestão de Pessoas e a Gestão de Fabrica, podemos ver com clareza quais e quantos são os benefícios de quando se consegue uma gestão eficaz do capital humano de uma organização. Pessoas motivadas produzem mais e melhor, o capital humano é mais do que parte do processo produtivo, são contribuintes importantes do todo. De acordo com esse contexto moderno, quando deixamos de visar unicamente a obtenção dos resultados e começamos a nos preocupar com os responsáveis pelo processo é que alcançamos a plenitude. Tendo isso em mente, tendo pessoas motivadas, treinadas, capacitadas, bem recompensadas e valorizadas, o sucesso e a qualidade são naturalmente alcançados.

Etapa 2

Passo 3

        

TÉCNICA DE APRESENTAÇÃO



Ajuda a apresentar-se uns aos outros, possibilitando descobrir: quem sou, de onde venho, o que faço, como e onde vivo, o que gosto, sonho, sinto e penso. Sem máscaras e subterfúgios, mas com autenticidade e sem violentar a vontade das pessoas.
Exige diálogo verdadeiro, onde partilho o que posso e quero ao novo grupo. São as primeiras informações da minha pessoa. Precisa ser desenvolvida num clima de confiança e descontração. O momento para a apresentação, motivação e integração. É aconselhável que sejam utilizadas dinâmicas rápidas, de curta duração.

TÉCNICA DE INTEGRAÇÃO



Permite analisar o comportamento pessoal e de grupo, a partir de exercícios bem específicos, que possibilitam partilhar aspectos mais profundos das relações interpessoais do grupo. Trabalhar a interação, comunicação, encontros e desencontros do grupo. Ajuda a sermos vistos pelos outros na interação de grupo e como nos vemos. O diálogo profundo no lugar da indiferença, discriminação, desprezo, vividos pelos participantes em suas relações. Os exercícios interpelam as pessoas a pensar suas atitudes e seu ser em relação.



TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO E RELAXAMENTO



Tem como objetivo eliminar as tensões, soltar o corpo, voltar-se para si e dar-se conta da situação em que se encontra, focalizando cansaço, ansiedade, fadigas etc. Elaborando tudo isso para um encontro mais ativo e produtivo. Estas técnicas facilitam um encontro entre pessoas que se conhecem pouco e quando o clima de grupo é muito frio e impessoal. Devem ser usadas quando necessitam romper o ambiente frio e impessoal ou quando se está cansado e necessita retomar uma atividade. 

 

 

Depois o candidato selecionado vai para entrevista final com o supervisor da área, aonde a pessoa fala da sua experência profissional, pontos aonde ela se destaca, como ela pode ajudar a empresa com o seu conhecimento, e o que ela pensa da área aonde ela esta querendo atuar, assim finalizando o processo seletivo.


 

FICHA INDIVIDUAL DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

ADMINISTRAÇÃO

( ) 1º TRIMESTRE

( ) 2º TRIMESTRE

( ) 3º TRIMESTRE

( ) 4º TRIMESTRE

FUNCIONÁRIO

ADMISSÃO

CARGO

DEPTO

 

PONTUALIDADE/ASSIDUIDADE

 

Disposição do empregado em cumprir integralmente sua jornada de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (149.7 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com