TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.912 Palavras (8 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

ETAPA 2        2

ETAPA 3        3

ETAPA 4        4

ÉTICA NAS NEGOCIAÇÕES        4

Desfecho da negociação        7

ETAPA 2

As variáveis básicas da negociação são Tempo, Poder e Informação, sabendo usar os três rapidamente teremos uma boa negociação. A variável PODER é uma arma que poucos sabem usar, porém quem tem o poder em uma negociação, normalmente controla o processo. O poder em uma negociação não pode ser visto como uma força ou vantagem, pois é algo momentâneo ou não. A próxima variável é o TEMPO, se ela estiver ao nosso lado é muito provável que tenhamos uma grande vantagem, ou seja, quem tem o TEMPO ao seu lado automaticamente tem o PODER. Nesse caso podemos ver o porquê do PODER ser algo momentâneo. A forma mais eficaz para sabermos se temos TEMPO hábil, é perceber se a pressão que está sobre nós para negociarmos nos causa ansiedade ou não, esta avaliação é bem-vinda em negociações profissionais e pessoais. A terceira variável é a INFORMAÇÃO, a mesma é um aspecto muito importante na negociação, quanto mais clara ela for e quanto mais dela nós tivermos sobre a outra parte, mais preparados estaremos para a negociação, também podemos dizer que ter INFORMAÇÃO é de certa forma ter PODER sobre a negociação. Saber usar essas três variáveis básicas da negociação.

COMUNICAÇÃO

Aspectos da comunicação

Importância

Flexibilidade

Lidar com diferentes opiniões

Falar claramente

Deixar claro as ideias apresentadas, para que não haja desentendimentos

Estimular opiniões

Fazer com que as pessoas expandam os pensamentos, dando suas opiniões

Saber ouvir

Não basta deixar claro suas ideias, também é preciso saber ouvir

Baseando-se nas três variáveis básicas de uma negociação que são: Poder, tempo e informação. A primeira decisão que deveríamos tomar seria marcar uma reunião onde estaria todos os cem funcionários, um representante do sindicato (que seria escolhido pelos próprios funcionários). Sendo o próprio funcionário do representante do sindicato que decidiria a data e o horário da reunião, mostrando que estamos abertos para uma conversar sincera e clara, mostrando também que temos grande interesse em resolver essas questões. Isso mostraria credibilidade e seriedade. Na reunião seriam abordados todos os pontos positivos e negativos de ambos os lados. Na pauta, aceitaríamos e colocaríamos em prática a reivindicação e agilidades dessas reivindicações seriam concretizadas a partir do momento que eles aceitassem manter a jornada de trabalho e não fizessem greve.

Se eles aceitassem a nossa proposta poderíamos pensar também em uma divisão nas porcentagens de lucro que a empresa ganharia caso o prazo fosse cumprido, um acerto futuro, lógico tudo isso colocado em contrato onde se um dos lados descumprisse com qualquer parte do acordo, teriam uma multa, ou seja, vendo os benefícios tanto de agora como futuro, eles com certeza aceitariam.

ETAPA 3

Poderes dos funcionários e da empresa

Discutindo entre o grupo, destacamos que um dos poderes dos funcionários sobre a empresa é parar de cumprir com as obrigações, pois a empresa precisa que eles cumpram com os deveres para que a obra seja entregue no prazo combinado. E por outro lado a empresa pode querer não pagar os dias de trabalho enquanto os funcionários estiverem em greve ou mudar o quadro de funcionário deles, dispensando os antigos e contratando novos profissionais.

Negociação da empresa para com os funcionários

Já que a empresa terá que arcar com multas, caso as obras não sejam entregues nos prazos combinados, um acordo para que nenhuma das partes saia perdendo, é aceitar os benefícios dos convênios, tanto médico como odontológico, e também disponibilizar uma porcentagem na participação de lucros em dinheiro à vista, não sendo necessário assim o aumento salarial.

Negociação da empresa para com o Sindicato

A empresa deixaria claro para o sindicato que paga o salário conforme o piso salarial estipulado, e que fará o aumento normal no mês de dissídio. E que com a ajuda nas participações de lucro, e os benefícios cedidos acredita que não seja necessário o aumento salarial dos funcionários.

Negociação da empresa para com os Clientes

A empresa não iria expor os problemas com os funcionários, e garantiria a entrega das obrar nos prazos estipulados.

ETAPA 4

ÉTICA NAS NEGOCIAÇÕES

O que significa ter ética?

Significa tudo aquilo que está relacionado com o comportamento moral do ser humano e sua postura no meio social. Usar a ética para negociar significa fazer bons negócios e de longo prazo, alguns negociadores tiram vantagens enquanto negociam o que pode resultar em insatisfação ao fechar um negócio e perda de cliente futuramente, algumas pessoas têm dificuldades para confiar em alguém, mas são supersensíveis quando o assunto é perder a confiança. Da mesma forma que falhar no assunto ético deixa qualquer empresa mal vista, falhar nas negociações nos deixam mal vistos.

O uso dos tipos psicológicos na solução de conflitos, facilita a outra parte a reconhecer o perfil de alguém na hora da negociação, a diversidade de jeitos na hora de uma negociação mostra o perfil de psicológico de cada pessoa. Carl Jung, psiquiatra suíço e um dos maiores estudiosos do comportamento humano e seu modelo de tipologia usado na teoria sobre as diversas personalidades, as pessoas podem ser divididas em 2 grupos segundo suas atitudes comportamentais: Extrovertidos: o fluir da libido de dentro para fora.”Jung (1967:48), é o indivíduo voltado para o mundo exterior, ou seja, tem facilidade para se expressar perante as pessoas, o indivíduo extrovertido vai confiante de encontro ao objeto. Esse aspecto favorece sua adaptação às condições externas, normalmente de forma, mas fácil do que para o indivíduo introvertido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (275.4 Kb)   docx (181.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com