TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidentes de Trabalho e Suas Soluções

Por:   •  16/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 4

CASO 1º:

Trabalhador morre prensado em máquina de impressão de embalagens. O supervisor de embalagens Rosivaldo Pereira, de 42 anos, morreu em acidente de trabalho na manhã desta segunda-feira (1º), em Dourados, a 214 quilômetros de Campo Grande. Ele trabalhava em uma máquina de impressão de embalagens quando foi prensado pelo equipamento. O Corpo de Bombeiros foi chamado, mas quando os militares chegaram o operário já estava morto. Tudo aconteceu poucos minutos antes da troca de turno. Rosivaldo já iria sair do serviço. Trabalhadores da indústria ficaram comovidos. Placa na entrada da empresa indicava que o local estava sem acidentes de trabalho havia 592 dias. O acidente aconteceu no primeiro dia do mês dedicado à prevenção a acidentes de trabalho. É o Abril Verde.

  • Condição insegura de trabalho pois a máquina estava sem proteção e provavelmente sem sinalização, estas foram as possíveis causas do acidente.
  • O uso de algum EPC poderia ter evitado o acidente, juntamente com orientações de um técnico de segurança do trabalho.

CASO 2º:

Em Distrito de Culturama, no Mato Grosso do Sul, um trabalhador morreu após sofrer queimaduras devido à alta temperatura da massa usada no recapeamento, no fim da manhã de sexta-feira, 18. O trabalhador terceirizado caiu do caminhão em que estava, dentro da máquina que fica acoplada ao veículo, utilizada para soltar a massa asfáltica na pista. Funcionários da própria empresa perceberam e retiraram o trabalhador de dentro da máquina e aguardaram a chegada do Corpo de Bombeiros ao local. O trabalhador foi levado ao Pronto Socorro do Hospital da SIAS de Fátima do Sul ainda com vida, porém não resistiu aos ferimentos.

  • O acidente ocorreu devido ao ato inseguro, condição insegura de trabalho, por não utilizar os equipamentos de segurança e a máquina não ter proteção.
  • O acidente poderia ter sido evitado com a instalação de EPCs, e proteções na máquina.

CASO 3º:

Morre no hospital trabalhador que caiu de altura de 10 metros em obra. O trabalhador caiu de uma altura de 10 metros, quando fazia o conserto de uma janela, em seu primeiro dia de trabalho, na cidade de Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, acabou morrendo no hospital na noite de terça-feira (21). Com a queda, ele teve traumatismo craniano, um braço quebrado e possível fratura na coluna cervical. Informações são de que a vítima, Irapuã Mendonça da Silva, de 54 anos, não usava equipamentos de segurança. Ele foi socorrido e levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo na noite de terça (21), segundo o site JP News.

  • O acidente ocorreu devido ao ato inseguro, descumprimento das normas de segurança, excesso de confiança e falta de utilização de equipamentos de segurança.
  • A queda poderia ter sido evitada com a utilização do cinto de segurança e também o uso e alguns EPIs para trabalho em altura e treinamentos.

CASO 4º:

O Sr. Aroldo é designado para fazer a limpeza do arroz depositado no telhado do armazém. Aroldo solicita a ajuda ao colega Bola. É a primeira vez que o Bola faz este serviço. Os dois empregados alcançam o telhado para iniciar o serviço determinado, subindo por duas escadas fixas. As escadas não possuem guarda-corpo para proteção, e os degraus de ferro estão quebrados ou enferrujados. Os dois empregados calçam tênis e não utilizam EPI ou EPC. Após coletar a maior parte dos grãos, Aroldo sofre queda de uma altura aproximadamente de 10m, ao lado de uma mureta existente na moega. A queda é provocada pela quebra de uma tabua e de uma telha de fibrocimento. A morte é constatada logo a seguir, em consequência de traumatismo crânio-encefálico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com