TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acne

Projeto de pesquisa: Acne. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUCÃO

A acne é uma doença da pele que atinge aproximadamente 80% dos adolescentes nesta época da vida, afetando unidades formadas por pelos e glândulas sebáceas: os folículos pilossebáceos.

O excesso de produção de queratina na pele, causando a obstrução do orifício folicular; hiperatividade das glândulas sebáceas, produzindo sebo em excesso; e a proliferação de bactérias, como a Propionybacterium acnes e a Staphylococcus epidermides, causando inflamações; são as principais causas desta doença, propiciadas geralmente por fatores hormonais, emocionais e genéticos.

DESENVOLVIMENTO

O mecanismo do surgimento da acne acontece no folículo pilossebáceo. É nos folículos pilosos do tipo “sebáceo” que se desenvolve a acne. Acredita-se que a causa da acne é multifatorial e se desenvolve por obstrução do folículo piloso, hipersecreção sebácea e presença de microorganismos. O acúmulo de queratina na camada córnea, que é uma proteína responsável pela proteção do epitélio, formada a partir da maturação de células chamadas queratinócitos, obstrui o orifício folicular, isso ocorre devido à dificuldade da queratina descamar, dificultando a saída do sebo produzido pelas glândulas sebáceas.

O aumento contínuo dessa queratina leva à formação dos comedões abertos (“cravos”) ou “ponto negro” devido à melanina acumulada. O acúmulo dessa queratina é chamado de hiperqueratinização. Associada à oclusão do canal folicular, a hipersecreção sebácea é um fator fundamental da formação da acne, as glândulas sebáceas estão diretamente sob influência dos hormônios. Na puberdade, a ação principalmente dos andrógenos, produzidos pelos ovários, testículos e adrenais, influenciam uma maior produção de sebo que é composto de colesterol, cera, ésteres, esteróides, esqualeno e triglicérides que aprisionados pela hiperqueratinização da camada córnea, ocasionam a formação dos comedões fechados. O fluxo de sebo, abundante, dilata o canal pilossebáceo e forma um tampão fechado ou “ponto branco”.

Ele é constituído por células córneas, coladas no sebo onde pululam bactérias. A presença dos microorganismos é determinante para a formação da acne. Essas bactérias, apesar de fazerem parte da flora bacteriana normal, proliferam-se com facilidade em presença de material oleoso, triglicerídeos, hidrolisando e liberando ácidos graxos livres comedogênicos e irritantes. Essa irritação leva à inflamação e ao extravasamento para derme causando eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e pus (“espinha”).

O profissional esteticista deve estar capacitado a fazer a avaliação correta dos quadros de acne onde o reconhecimento e classificação exata fará toda a diferença em relação ao tratamento a ser empregado. É importante uma análise criteriosa da ficha de atendimento ao cliente (anamnese).

É indiscutível a necessidade do profissional de estética estudar e se familiarizar com as diferentes patologias estéticas. O diagnóstico é fácil, pelas lesões típicas observadas em certo nível de idade. Mas deve ser feito o diagnóstico diferencial com outras doenças dermatológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com