TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acne

Monografias: Acne. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 5

Acne – Estudo de caso

1. Introdução

Este estudo tem por objetivo analisar o caso clínico de M.S.V., vinte anos do sexo masculino que em busca de tratamento, quer resolver seu problema de Acne. Após, relatar para a esteticista seus hábitos alimentares, histórico familiar e ao analisar as lesões graves, percebeu-se que o seu caso clínico de Acne é o é o resultado da obstrução e inflamação dos poros da pele.

Esses poros produzem sebo (substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas que lubrifica e umedece a pele) em excesso. A obstrução acontece em consequência de um desequilibro na descamação natural da pele que leva as células descamadas ao acúmulo e, consequentemente, à obstrução dos poros. Tudo isso gera inflamação que, por sua vez, produz um ambiente propício para o desenvolvimento da Propionibacterium acnes, uma bactéria que intensifica o problema.

As lesões da acne surgem, na maioria dos casos, no rosto. Surgem também, com menor frequência, nas costas, peito, ombros e braços. Sendo assim, são vários os fatores relacionados ao surgimento da acne, que vão desde a predisposição genética, hormônios, aumento da atividade das glândulas sebáceas, estresse e alimentação.

Outro ponto a ser discutido é justamente a discrição e ética para com o cliente, visto que, trata-se de um caso clínico que causa constrangimento e o principalmente meche com a autoestima do mesmo. Mesmo não havendo risco de vida, a acne pode ter graves consequências psicológicas e na qualidade de vida das pacientes. Em qualquer idade, pode causar distúrbios psicológicos, e, em estudo de pacientes do sexo feminino com acne grave, verificou-se que elas não só avaliavam negativamente sua imagem corporal, como também apresentavam autoestima diminuída, parâmetros que melhoraram após o tratamento.

Assim, identificado o problema cabe ao profissional observar até que ponto pode ajuda-lo com relação às orientações que deve seguir, assim como, ter em mente que nem sempre os casos clínicos podem ser resolvidos do dia para noite e que se pode necessitar de intervenção médica dependendo da gravidade.

2. DESENVOLVIMENTO

Acne como descrita na introdução possui vários fatores que a fazem eclodir e dentre eles o fator genético é algo a se observar, pois como foi relatado pelo paciente o seu pai também apresentou esse problema na adolescência.

Outro fator são os hormônios que influenciam e regulam a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Durante a adolescência, o desequilíbrio na produção dos hormônios sexuais e de sebo aumenta e ocasiona o aparecimento de acne. Também quando se refere ao aumento da atividade das glândulas sebáceas que

em geral, as pessoas com tendência à acne apresentam glândulas sebáceas mais ativas, que produzem mais sebo. Por isso, frequentemente possuem pele oleosa. O Estresse também afeta a produção de hormônios. O nervosismo, a ansiedade e desânimo não combinam com uma pele saudável.

O fator quase que principal que aliada aos outros, é a questão da alimentação que como foi descrita no caso analisado, a influência da alimentação saudável na incidência e evolução da acne é fundamental.

Contudo muitos problemas relacionados à pele respondem positivamente à vitamina A, que pode ter um efeito benéfico no crescimento e no amadurecimento celular. As melhores fontes de vitamina A são os alimentos ricos em betacaroteno, elemento que é convertido pelo organismo nessa vitamina. E é justamente o betacaroteno que protege a pele da ação dos radicais livres e ajuda a reduzir a produção de sebo.

Como se pode observar no caso a inflamação é uma das primeiras manifestações da acne, os ácidos graxos essenciais podem ajudar a diminuir o problema, ao inibir a produção de certos compostos inflamatórios no organismo, aliado também a vitamina E que também é útil na manutenção da saúde da pele quando se une ao selênio para formar uma enzima que ajuda na redução da inflamação.

O zinco, mineral que contribui para a manutenção da imunidade, ajuda na melhora da acne por seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com