TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acne

Exames: Acne. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

Pigmentação da pele - Determina o grau de pigmentação da pele, podendo ser mais pigmentada, com tendência a ter maior produção de melanina, ou não pigmentada, com tendência a ter menor produção de melanina.

Foto tipos - A pele pigmentada é aquela mais propensa a ter manchas escuras como melasmas, lentigo solar (as manchas senis) e efélides (as famosas sardas).

PARTICULARIDADES DA PELE NEGRA

Epiderme: A quantidade de melanina na epiderme é maior nos indivíduos negros, sem diferenças no número de melanócitos.

O extrato córneo na pele negra contém mais camadas de células do que na pele branca, porém a espessura é igual em ambas, mostrando que é mais compacto na negra, provavelmente por maior coesão intercelular.

Pele Negra - A pele negra é mais espessa e seus corneócitos possuem mais desmossomas, sendo mais resistente e elástica do que a pele branca.

Derme: Não há diferença na espessura da derme entre negros e brancos, mas parece haver em alguns aspectos celulares. Os fibroblastos da pele negra são maiores, bi ou multinucleados, em maior número e hiperativos (elasticidade e sustentabilidade)

Os feixes de fibras colágenas são menores e dispostos mais paralelamente à epiderme, notando-se muitas fibrilas colágenas e fragmentos de glicoproteínas no interstício dérmico.

A pele negra produz mais melanina, fator de proteção natural, o que faz dela mais resistente.

Por outro lado a pele do corpo tende a ser mais ressecada, o que requer cuidados especiais quanto á sua hidratação e ao uso do filtro solar diariamente.

É mais resistente ao envelhecimento, esse fato deve-se à atividade continua e rápida dos fibroblastos, elementos responsáveis pela produção de colágeno.

Por isso apresenta menor incidência de rugas e alta concentração de colágeno

Foto envelhecimento - O conteúdo de melanina e o padrão de dispersão dos melanossomas ocasionam envelhecimento cutâneo mais tardio em indivíduos negros que costumam ter pele mais firme e mais lisa do que a de indivíduos brancos da mesma idade.

Os sinais de foto dano na pele mais pigmentada são a hiperpigmentação, a despigmentação, os lentigos e as queratoses seborréicas, sendo o enrugamento aspecto tardio

Pele Negra - Possui um número maior de glândulas sebáceas, ocorrendo excesso de oleosidade que traz acnes, espinhas e manchas.

A secreção de ácidos graxos, o que pode transformá-la em uma pele lipídica, acima dos padrões da normalidade

A pele negra é caracterizada pelo aumento no calibre dos vasos sanguíneos e linfáticos.

Pode ser sensível a alergias

Sofre maior perda de água transepidérmica após processos de irritação e apresenta maior sensibilidade a agentes irritantes.

A pele negra tem tendência a apresentar manchas, por isso, os produtos necessitam de ativos específicos.

Tratamentos - Nem todos os tratamentos podem ser aplicados em peles claras e escuras da mesma forma.

Ex. Limpezas de pele agressivas pode aumentar as chances de ocorrerem marcas permanentes.

Não indicados - Peelings profundos, Tratamentos com laser ablativo (remove a superfície da pele), “Resurfacing” (peeling a laser), Cremes com ácidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com