TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acne E Nutrição

Projeto de pesquisa: Acne E Nutrição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  217 Visualizações

O QUE É ACNE?

A acne é muito comum, principalmente em adolescentes e adultos. Com a obstrução do poro pelo cravo, ocorre o acumulo de sebo dentro do folículo pilossebáceo, pois os pelos e o sebo saem por esse mesmo “furo”, chamado de poro. As bactérias superficiais da pele, acabam entrando e se “alimentando” desse sebo e a partir daí ocorre a reação inflamatória. E consequentemente a espinha (Costa, 2010).

Acne e sua relação com a Nutrição

A alimentação vem sendo apontada como fator importante na prevenção e tratamento para a acne. Estudos relatam que alimentos com alto índice glicêmico podem aumentar o desenvolvimento desta (Comin, 2011).

Índice glicêmico é a quantificação de como os alimentos, fontes de carboidrato, influenciam na glicose plasmática (Silva, 2009).

A maior quantidade de insulina no sangue desregula a síntese de alguns hormônios (tipo andrógenos) aumentando sua quantidade, e consequentemente estes estimulam a produção de mais sebo (Comin, 2011).

Portanto, alimentos que possuem um alto índice glicêmico devem ser evitados.

QUAIS ALIMENTOS INFLUENCIAM?

Para a prevenção e durante o treinamento recomenda-se reduzir alimentos feitos com farinha branca, como pão francês e macarrão. Alimentos que podem aumentar a resposta inflamatória, como ricos em gorduras e leite com seus derivados.

“A relação entre o desenvolvimento de acne e a alimentação ainda não é clara, mas os alimentos mais incriminados são chocolate, nozes, produtos lácteos, alimentos gordurosos, preparações condimentadas e carboidratos com alto índice glicêmico.” – Alessandra Furlan Comin, 2011

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com