TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao Da Producao

Pesquisas Acadêmicas: Administracao Da Producao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 3

1. Qual o impacto do cimento nas sociedades antigas e atuais sob a perspectiva do desenvolvimento da humanidade?

O processo produtivo do cimento tem sido apontado como gerador de impactos tanto ambientais, como sociais. Impactos relacionados com as comunidades no entorno das fábricas eram corriqueiros e alguns deles causavam conflitos com seus habitantes, tanto por gerarem problemas no meio natural como por questões relacionadas à saúde humana, tais como: contaminações no ar, na água ou no solo. Atualmente, nem todas as fábricas de cimento são problemáticas, já que parte delas vem cada vez mais se comportando de forma a atender legislações, buscando uma maior responsabilidade socioambiental. Entretanto, ainda há casos de impactos a populações que vivem nas proximidades de algumas plantas industriais e, mais recentemente, com a questão do aquecimento global e das mudanças climáticas em foco, o setor passou a ser visado por emitir gases de efeito-estufa, causando impactos em escala mundial.

A indústria do cimento é responsável por aproximadamente 3% das emissões mundiais de gases de efeito estufa e por aproximadamente 5% das emissões de CO2. Nas emissões específicas da indústria do cimento, aproximadamente 50% referem-se ao processo produtivo, cerca de 5% ao transporte, 5% ao uso da eletricidade e os outros 40% ao processo de clinquerização.

Como visto, ao longo de sua história, a indústria de cimento sofreu influência direta das políticas de governo para os combustíveis, induzindo mudanças tecnológicas ou simples mudança nos tipos de combustível empregados. A isto se soma o comportamento geral da empresa industrial capitalista na incessante busca por combustíveis de custo reduzido em relação àqueles tradicionalmente disponibilizados no mercado, o que, por vezes, motivou a compra de

carvão vegetal e fino deste carvão – resíduo da indústria siderúrgica – outras vezes se voltou para o carvão mineral, e que, ultimamente, vem empregando mais o coque de petróleo – um resíduo do processamento de petróleo – e "outros energéticos", categoria indefinida, na qual, no nosso entendimento, estão incluídos os demais resíduos industriais.

2. Descreva os passos e as etapas do processo de fabricação do cimento a partir da extração da matéria‐prima na natureza.

A produção de cimento depende principalmente dos produtos minerais calcários, argila e gipso, e da disponibilidade de combustíveis, óleo ou carvão e energia elétrica. O calcário é o carbonato de cálcio que se apresenta na natureza com impurezas, sendo a matéria-prima básica para a mistura crua, que após queima, dará origem ao cimento. A argila para fabricação de cimento, é basicamente um silicato de alumínio hidratado com impurezas, como ferro e outros minerais. O gipso é adicionado em cerca de 2% a 3% no final do processo de fabricação do cimento, como regulador do tempo de pega e é encontrado em estado natural como gipsita, sendo também subproduto de indústrias químicas.

O processo de fabricação do cimento pode ser resumido nas seguintes operações:

-Mineração e britagem do calcário;

-Preparo e dosagem da mistura crua;

-Homogeneização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com