TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa de pesquisa Quintessência

Projeto de pesquisa: Empresa de pesquisa Quintessência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.637 Palavras (7 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste trabalho é realizar um estudo dos fundamentos teóricos adquiridos nas disciplinas do sexto semestre por meio de estudo de caso da empresa “Quintessência” construindo uma ligação entre os assuntos estudados e as possíveis soluções do estudo de caso.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES

Um dos aspectos mais importantes e que mais orienta para o exercício da liderança compartilhada é o estabelecimento de missão, visão e valores da sua empresa. Esse conjunto representa a identidade organizacional e todos devem saber claramente a razão da existência da organização.

Missão: é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes.

A empresa Quintessência tem interligados diversos interesses quando se trata da missão. Trata-se de cuidar da saúde dos seus clientes através da produção de bons produtos aliados ao bom atendimento e transparência entre colaboradores e clientes visando além da satisfação os lucros monetários para garantir a existência da empresa.

Visão: é a descrição do futuro desejado pela empresa, reflete o alvo a ser procurado pelos esforços individuais, da equipe e pela alocação de recursos.

Fica claro que na visão que os sócios definiram para a empresa Quintessência existe além de uma visão para o futuro um desejo de que todos os estudos e esforços os levem para o grande sucesso, que os produtos sejam bem aceitos e que os clientes tornem-se fiéis por serem bem atendidos e por estarem levando para casa um produto que esteja de acordo com as suas necessidades.

Valores: os valores definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes dos colaboradores. São regras para que, executando a missão, se alcance a visão.

Os valores estabelecidos pelos sócios são primordiais para a transformação de uma empresa, sendo que em pouco tempo conseguiram abrir outras duas filiais com a mesma qualidade no atendimento e serviços prestados.

2.2 GESTÃO DE PESSOAS E GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

A gestão de pessoas é uma associação de habilidades e métodos, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. Ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa e a área tem a função de humanizar as empresas.

Os sócios da empresa Quintessência começaram trabalhando sozinhos, dividindo as tarefas entre eles para assim minimizar os custos no início da sociedade. Com o passar do tempo e conforme as necessidades foram contratando mais funcionários para suprir a demanda que havia aumentado.

A Gestão por Competências é definida como um processo fundamentado em três pilares básicos: atração, manutenção e aperfeiçoamento constante dos profissionais, influenciando os resultados da empresa de forma positiva. A ideia é mapear as competências necessárias para implantar a estratégia da empresa e, a partir daí, selecionar ou capacitar os profissionais sob esse enfoque.

A Gestão por Competências da empresa Quintessência foi realizada por meio de mapeamento e da identificação dos cargos-chave. A empresa fez o levantamento dos dados através de entrevistas e análises documentais com auxilio dos diretores e a gerente de treinamentos da empresa, e do mapeamento de do capital humano foi feito através da identificação dos processos, identificação das pessoas chave, identificação das competências, identificação dos pontos fortes e pontos fracos, elaboração do plano de ação.

2.3 DESCRIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS

A seleção por competências vem ganhando espaço nas organizações. Isso por que através dela se diminui as chances da seleção dar errada, sendo capaz de medir as habilidades dos indivíduos para um bom desempenho no cargo.

Entre as vantagens desse tipo de seleção estão a maior objetividade, maior facilidade na avaliação de desempenho, maior garantia de uma contratação de sucesso diminuindo assim a rotatividade de colaboradores, maior adequação do profissional à empresa.

A definição das competências está diretamente ligada ao planejamento estratégico da empresa. Independente do estágio de desenvolvimento de uma organização, as empresas passam a emprega, para resolver os seus problemas técnico-econômicos, o planejamento estratégico, que compreende a análise das oportunidades oferecidas pelo meio, dos pontos fortes e fracos das empresas e da escolha de um modo de compatibilizar a estratégia entre dois extremos, para que se possa satisfazer do melhor modo possível os objetivos da empresa.

Numa empresa, o planejamento estratégico define o percurso dos negócios da organização, esclarece as necessidades e o tipo de pessoas necessárias para cada tipo de atividade ligando aos interesses econômicos da empresa. Define ainda, os negócios com os quais a empresa terá que lidar e competir preferencialmente na direção que focalize os recursos para conduzir competências distintas nas vantagens competitivas.

2.4 MÉTODO DE RECRUTAR E SELECIONAR PESSOAS PARA GERÊNCIA

Mais do que em qualquer outro momento da história, as pessoas e suas competências estão no centro das atenções. É a competência dos empregados a condição essencial para a competitividade e sobrevivência das empresas. Saber escolher os colaboradores adequados é prover os meios para ganhar as etapas e se distanciar dos concorrentes.

O recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrais candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de formação que é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da organização. As fontes do recrutamento podem vir de dentro da empresa ou de fora. Exemplos de recrutamento: indicação, anúncios em jornais ou revistas, sites corporativos ou de empregos, Escolas e Universidades, headhunters, consultorias, banco de dados das empresas.

A seleção destaca mudanças na forma de se buscar profissionais no mercado de trabalho. Reflete o investimento feito por algumas organizações para aperfeiçoar seus procedimentos. O processo de seleção é um processo onde a empresa escolhe e é escolhida.

Um dos maiores desafios dos profissionais de recursos humanos é selecionar os profissionais que somam as melhores características para exercerem o cargo de gerência. Em grandes empresas após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com