TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Afetividade Na Aprendizagem

Dissertações: Afetividade Na Aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  3.445 Palavras (14 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 14

TEMA

A influência da afetividade na aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

PROBLEMA

Qual o papel da afetividade na visão dos educadores e da família?

HIPÓTESE

Na atualidade pode-se perceber a ausência da afetividade em sala de aula e até mesmo no âmbito familiar, devido a essa preocupação a pesquisa tem também por finalidade levar ao conhecimento dos profissionais da educação as consequências que essa ausência causa na criança em fase de desenvolvimento e como é prejudicada a construção do conhecimento, levando o aluno a ter bloqueios de aprendizagem, a ser inseguro e, muitas vezes contribuindo para a evasão escolar. Para melhor compreensão, esta pesquisa está fundamentada em autores da área da educação, nos quais pode-se destacar Vygotsky, Wallon e Jean Piaget, dentre os demais que não menos importantes contribuíram de forma significante na construção da mesma.

É de grande relevância o professor conhecer seu aluno sabendo o contexto em que ele está inserido, conhecendo assim suas dificuldades e seus problemas para que saiba trabalhar em sala de aula de forma que faça a diferença na vida da criança, dando a ela prazer pela escola, vontade de aprender, transmitindo segurança, confiança e oferecendo amor, pois muitas crianças mostram-se carentes em sala de aula e sem nenhuma vontade de estar ali, e cabe à escola e ao educador despertar esse interesse no aluno, não deixando a família de fora dessa responsabilidade que também é incumbida.

OBJETIVOS

-GERAL:

Analisar de que forma a afetividade e o bom relacionamento entre professor e aluno influenciam na construção do conhecimento.

-ESPECÍFICOS:

1- Verificar a importancia da afetividade no contexto escolar.

2- Identificar como professor e familiares percebem a afetividade na vida das crianças.

3- Descrever a importância da afetividade familiar no processo de ensino apredizagem da criança.

JUSTIFICATIVA

A escolha deste tema se deu pela identificação com a área de atuação, no qual despertou o interesse e a paixão, e devido a isso foi grande a vontade de tentar transmitir para os demais educadores a necessidade e a importância que tem o afeto na vida de uma criança, podendo assim fazer com que tenham esse mesmo interesse.

Outro fator que influenciou a escolha deste tema se deu pelo interesse em contribuir para a compreensão e mudança do contexto educacional, como pela necessidade de mostrar e conscientizar os educadores e pais sobre a importância que a afetividade tem na vida das crianças, pois o afeto é fundamental no desenvolvimento e na formação de caráter. Pois pode-se perceber que ultimamente a afetividade não está presente em sala de aula e até em algumas famílias, prejudicando assim o desenvolvimento e construção de conhecimento da criança, uma vez que a ausência da afetividade pode ser umas das causas que faz com que o aluno tenha bloqueios de aprendizagem, tornando-o inseguro.

REFERENCIAL TEÓRICO

1. Definição de Afetividade

Na realidade educacional na qual hoje presenciamos, é perceptível a falta do afeto nas salas de aula. A educação não se faz apenas com conhecimentos prontos e acabados, onde as fórmulas predominam, ela é um processo gradual e que só se completa e se torna eficaz com a presença do amor, pois não havendo afeto, ela acaba se tornando um ritual massacrante e feito por obrigação, dificultando assim a aprendizagem dos alunos.

Entender o ser humano, considerando os aspectos afetivos e cognitivos na construção do conhecimento fará com que se alcance o êxito no processo ensino-aprendizagem, mudando a realidade educacional. Porém antes, é necessário diferenciar afetividade, emoção, sentimento e paixão.

Para a psicanálise, afetividade é o conjunto de fenômenos psíquicos manifestados sob a forma de emoções ou sentimentos e acompanhados da impressão de prazer ou dor, satisfação ou insatisfação, agrado ou desagrado, alegria ou tristeza; e afeto, o termo que a psicanálise foi buscar na terminologia psicológica alemã, exprime qualquer estado afetivo, penoso ou desagradável, vago ou qualificado, quer se apresente sob a forma de uma descarga maciça, quer como tonalidade geral.

Freud conceitua afeto e pulsão estando ligados um ao outro. A pulsão é uma produção teórica de Freud, segundo afirma que:

Se agora dedicarmos a considerar a vida mental de um ponto de vista biológico, uma pulsão nos parecerá como sendo um conceito situado na fronteira entre o mental e o somático, como o representante psíquico dos estímulos que se originam dentro do organismo e alcançam a mente, como uma medida de exigência feita à mente no sentido de trabalhar em consequência de sua ligação com o corpo. (FREUD, 1974, p.142).

Desse modo, defende uma categoria diferenciada para os estímulos, sendo ela a pulsão, que é gerada no organismo e alcança a mente humana fazendo com que ela trabalhe respondendo às consequências de ligação com o corpo.

Antunes (2006) conceitua afetividade da seguinte forma:

Um conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sob a forma de emoções que provocam sentimentos. A afetividade se encontra “escrita” na história genética da pessoa humana e deve-se a evolução biológica da espécie. Como o ser humano nasce extremamente imaturo, sua sobrevivência requer a necessidade do outro, e essa necessidade se traduz em amor. (ANTUNES, 2006, p.5).

Sendo assim, para o autor a afetividade se manifesta através da emoção que dela nasce o sentimento e é para o ser humano essencial uma vez que ele depende do outro.

Almeida & Mahoney (2007) afirmam que afetividade é a capacidade, a disposição do ser humano de ser afetado, seja ela através de sensações agradáveis ou desagradáveis no qual ele é submetido, ou seja, de acordo com a maneira que a pessoa é afetada ela reage com atividades internas e/ou externas positivas ou negativas que a situação desperta, pois os afetos interferem no nosso comportamento.

Henri Wallon (1998)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com