TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  1.035 Visualizações

Página 1 de 4

IDENTIFICAÇÃO

Nome: Franklene França da Silva

RU: 954441

1. TEMA

AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM

  1. DELIMITAÇÕES DO TEMA

Contribuição de Afetividade na Prática Docente nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

2. PROBLEMATIZAÇÃO

Qual a importância da afetividade nas séries iniciais e os reflexos dessa na aprendizagem?

3. JUSTIFICATIVA

A escolha do tema – Contribuição da afetividade na prática docente nas séries iniciais se deu a partir de fatos vivenciados em ambiente escolar, os quais são merecedores de reflexões visando maiores qualificações dos educadores. Atualmente enfrentamos problemas no cotidiano da sala de aula como: indisciplina, agressão não só física como verbal, muitas das vezes sendo interpretado como conceito relacionado á falta de afeto do professor. Inquestionavelmente o desenvolvimento humano está relacionado a diversos setores como social, intelectual, corporal e sentimental. Esse projeto visa uma contribuição para maior discussão e interesses dos pedagogos que acreditam no sucesso escolar e na relação intrínseca entre professor e aluno.

4. OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Compreender e analisar a importância do afeto nas séries iniciais do ensino fundamental, abordando as bases legais e apresentando metodologias que enfatizam a aprendizagem do aluno mediada pelo afeto.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar a importância do vínculo emocional para o processo de ensino e aprendizagem;
  • Abordar a importância da afetividade nas séries iniciais do Ensino Fundamental;

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        No sentido amplo, a afetividade pode ser compreendida com um conjunto de emoções, sentimento e sensações presente na vida do ser humano. Para essa compreensão é necessário entender a perspectiva de afetividade e a teoria de desenvolvimento cognitivo de acordo com Jean Piaget. Segundo Piaget (1976, p. 16) o afeto é essencial para o funcionamento de Inteligência.

(...) Vida afetiva e vida cognitiva são inseparáveis, embora distintas. E são inseparáveis porque todo intercambio com meio pressupõem ao mesmo tempo estruturação e valorização. Assim é que não si poderia raciocinar, inclusive em matemática, sem vivenciar certos sentimentos, e que, por outro lado, não existem afeições sem o mínimo de compreensões.

Percebe-se que os alunos encontram desestimulados, não sentem prazer em aprender e tão poucos estão aptos a questionar. A afetividade e a inteligência têm que andar juntos. Se uma criança tem problemas afetivos, seja em qualquer área (familiar, escolar) com os colegas ou até mesmo consigo isso refletirá no seu aprendizado.  O afeto é o estimulante da ação e o pensamento é o fruto da ação.

Educar não é apenas transmitir conhecimento, mas dá oportunidade para o aluno aprender e poder buscar suas próprias “verdades”.  Pra isso devemos utilizar de vários meios, como afeto, para que o aluno tenha prazer em estudar. Cunha (2008 p. 51) diz que:

Em qualquer circunstância, o primeiro caminho para conquista da atenção do aprendiz é o afeto. Ele é o um meio de facilitador para a educação. E rompi em lugares que muitas vezes, estão fechadas as possibilidades acadêmicas. Considerando o nível de dispersão, conflitos familiares e pessoais e ate comportamentos agressivos na escolar hoje em dia séria difícil encontrar algum outro mecanismo de auxílio ao professor mais eficaz.

        O afeto sendo desenvolvido em sala de aulas tem o poder de alcançar a atenção dos alunos e estimulá-lo a participar mais ativamente do amplo processo de ensino – aprendizagem derrubando muralhas emocionais, rompendo bloqueios psicológicos.

        A escola juntamente com os professores deve propiciar um ambiente agradável e confiante para melhor desenvolvimento da aprendizagem do educando.

        Segundo Cunha (2008 p. 80) os professores são guardiões de seus ambientes, são protagonistas de uma cena que é vivida pelo os alunos na sua rotina escolar, a qual demonstra ser o professor o centro das atenções de seus alunos, a postura, o andar, o estilo, a personalidade é atentamente observada, isso pode provocar uma reação positiva ou negativa por parte do aluno, dificultando ou facilitando seu aprendizado. E certo que a conduta é um traço marcante na vida do professor, e para relação com alunado e assim, deve o profissional, primar por uma que ele seja favorável no exercício da sua profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com