TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AFETIVIDADE E A APRENDIZAGEM

Por:   •  14/9/2015  •  Artigo  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 3

A AFETIVIDADE E A APRENDIZAGEM

 no final dos anos iniciais do ensino fundamental,as crianças começa Discutido as suas necessidade de uma aproximação com o adulto. No meio dessa perspectiva, o educador se  torna fundamental para o desempenho desse alunos, sendo a afetividade um dos aspectos que influencia esse processo. A afetividade, de acordo com Antunes (2006, p.5) é:

Um elemento de fenômenos psíquicos que se manifestam sob a forma de carinhos que provocam sentimentos. A afetividade se encontra “escrita” na história

genética da pessoa humana e deve-se a evolução biológica da espécie.

 quando o seres humano nasce extremamente imaturo, sua vivência requer a necessidade do outro, e essa  que traduz um amor.

Par esse momento o autor, a aprendizagem é uma mudança com comportamento que mostra novas das experiência, é, portanto, uma forma de sim adapta  ao ambiente.

Do mesmo modo que Antunes reflete sobre a necessidade do amor,

Maldonado (1994, p.39) falar o medo e a desconfiança como fato que Dificulta o relação interpessoal, mostrando  que o amor pode estar atrás sob camadas de mágoa, medo, tristeza, ressentimento, decepção,vergonha e raiva. Em que:

Atitudes , grosseiras e agressivas expressam, com freqüência, a necessidade de formar uma carapuça protetora contra o medo de ser rejeitado, com um  sentimentos de inadequação (“já que sou mesmo inconsciente  pra realizar coisas, por aí eu me destaco”) e contra a dor do dessa amor (“ninguém gosta de mim mesmo, quero mais é explodir o mundo”)

(MALDONADO, 1994, p.39)

O professor tem que mostra estar alento  às reações de seus alunos, pois as situações assinaladas anteriormente podem acontecer nas relações interpessoais em sala de aula. Normalidade das atitudes inadequadas como gritos, grosserias, palavrões, empurrões, podem apresenta  problemas com a auto-estima.

Assim, se o professor não for responsável  para  perceber esse problema e a disposição para ajudar esse aluno ser encontra problemas, ele pode sentir-se não merecedor de estima e de consideração.

Para Maldonado (1994, p.42), o professor pode ver quando um processo de construção do conhecimento está sendo efetivo, quando o mesmo se permite sentir o processo. Assim como sente quando está havendo aprendizagem, se o clima em sala de aula é desagradável ou rico e construtivo.

Nesse sentido, Woolfolk (2000, p.46) apresenta  que o fato do professor ser, muitas vezes, incapaz de conhecer a dinâmica do comportamento humano, faz com que tenha interpretações equivocadas quanto a seus alunos.

O comportamento  mostra as (emoções, sentimentos, valores, pensamentos) e de movimento acabam sendo observados e confundidos como disciplina. Essas problema provocam nos alunos as emoções de medo, de tristeza, de mágoa, de raiva e de insegurança. Desse modo:

Os professores são a melhor fonte de ajuda para os alunos que enfrentam problemas emocionais ou interpessoais. Quando os alunos têm uma vida dificuldade familiar e imprevisível, eles precisam de uma estrutura firme e atenta na escola. Eles precisam de professores que apresente limites claros, sejam consistentes, apliquem os métodos  firme, mas não punitivamente, respeitem os alunos e mostrem uma preocupação  com o seu bem estar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (31.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com