TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetizar Brincando

Monografias: Alfabetizar Brincando. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  4.152 Palavras (17 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 17

UNICID – UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

ENSINO LÚDICO :

ALFABETIZAR BRINCANDO, BRINCAR ALFABETIZANDO

VALINHOS

2014

RESUMO

O presente trabalho mostra de forma clara e objetiva que o ensino-aprendizagem pode acontecer de várias formas e uma delas, aqui mostrada é através das brincadeiras, a pesquisa foi realizado a partir do trabalho que realizei em sala de aula com meus alunos, este objetiva apresentar alguns pressupostos teóricos sobre a importância da brincadeira no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Sabemos que a brincadeira infantil constitui um espaço privilegiado onde acontece à interação social da criança com a cultura e com o conhecimento e este faz parte da história da humanidade desde a Antiguidade, marcando não somente épocas, mas também a concepção que a sociedade tem de criança, de educação e de brincadeira. O modo como a brincadeira é tratada depende da concepção que muitas instituições possuem e esta oscila de brincadeira, ora como recreação, ora como distração, ora como recurso para favorecer o ensino dos conteúdos a serem ensinados nas escolas, mas estes devem ser ajustados às necessidades infantis, sendo levada em conta a seriedade da atividade e que esta é voltada como centro da educação da criança e que neste espaço sociocultural aconteça à interação, o uso da imaginação, da criação, da aprendizagem e do desenvolvimento infantil. Ao longo do trabalho foi possível constatar a seriedade e riqueza desse espaço sociocultural de interação infantil e de constituição do sujeito-criança como sujeito aprendente, produto e produtor de sua história e de cultura, que é a brincadeira infantil

Palavras-chave: brincadeiras, ensino-aprendizagem, escola

Tema

Alfabetizar através de brincadeiras, como fazer?

Problematização / Situação-problema

Como se sabe, crianças com dificuldades de aprendizagem geralmente se apresentam desmotivadas para a realização de tarefas simples e através do uso de brincadeiras estas, são estimuladas a participarem de atividades que antes eram vistas como um incômodo, mostrando que possuem capacidade de interagir e aprender.

Brincar e jogar constituem-se como duas importantes fontes que desenvolvem a aprendizagem na criança, e possibilita a apropriação do conhecimento e habilidades no campo da linguagem, da cognição, de valores e da sociabilidade.

Ao jogar, a criança cria estratégias de resolução, de organização, de trabalho em grupo e ainda elabora regras, sem perceber cria sua própria autonomia nas decisões em seu convívio social, organiza seus pensamentos, desenvolvendo ainda o pensamento abstrato.

Outro fator importante dos jogos e brincadeiras, é que estes são considerados instrumentos pedagógicos determinantes para o desenvolvimento da criança, assim desenvolve-se também habilidades necessárias para o processo de alfabetização e letramento.

O professor tem seu papel importante enquanto mediador, estimulando e propiciando às crianças o seu desenvolvimento integral, evidenciando que as brincadeiras são significativas, no desenvolvimento afetivo e social.

O brincar revela a estrutura do mundo da criança, como se organiza o seu pensamento, às questões que ela se coloca como vê o mundo a sua volta. Na brincadeira, a criança explora as formas de interação humana, aprende a lidar com a espera, a antecipar ações, a tomar decisões, a participar de uma ação coletiva. (BRASIL, 2007, P.9)

As crianças jogam com a linguagem desde cedo. A interação entre pais e filhos, quando são pequenos, é comumente caracterizada por brincadeiras nas quais as crianças exercitam o jogo verbal com ruídos e sons e ao longo do seu crescimento, estas são atraídas pelos jogos com a linguagem, os ritmos, as canções e o nonsense (palavras sem sentido), assim o enriquecimento das experiências acontece por meio de recursos lúdicos, potencializando o aprendizado da língua.

Justificativa

Os jogos, em épocas passadas, eram utilizados na escola somente como recreação e fora dela, como lazer.

Com as mudanças acontecendo na educação, o ensino-aprendizagem no decorrer dos anos sofreu alterações em sua metodologia de ensino, buscando formas que facilitassem o trabalho do professor no processo de aprendizagem. Estas mudanças também se referem aos recursos didáticos, voltados ao pedagógico, com a inclusão dos jogos, a aprendizagem deixa de ser mecânica e passa a ser mais significativa e prazerosa ao aluno. Pois, quando mecanizado, funcionando num sistema tradicional de ensino, limita as ações da criança, inibindo o lado criativo, causando muitas vezes o prejuízo na aprendizagem, não esquecendo de que uma boa aprendizagem se dá através de motivação, dando prazer em aprender.

Sabemos que além de nos proporcionar prazer e alegria, os jogos também exercem papel importantíssimo para o desenvolvimento intelectual do aluno, desde que aplicado adequadamente. Quando se dá a oportunidade à criança de que ela possa experimentar o concreto, através da utilização dos jogos e de maneira pedagógica, este faz com que todas as experiências acumuladas proporcionem a formação de conceitos tais como: semelhanças e diferenças, classificação, seriação e, a partir destes conceitos, tem condições de descrever, comparar e representar graficamente.

Segundo o Referencial Curricular Nacional (1998), para a Educação Infantil, o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico. Ela precisa brincar, ter prazer e alegria para crescer, precisa do jogo como forma de equilíbrio entre ela e o mundo, portanto, a atividade escolar deverá ser uma forma de lazer e de trabalho, fazendo com que a criança tenha um desenvolvimento completo.

Para Piaget (1994), os jogos tornam-se mais significativos a medida em que a criança se desenvolve, pois a partir da livre manipulação de matérias variadas, ela passa a reconstruir objetos, reinventar as coisas que já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com